TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empresarial

Por:   •  9/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.585 Palavras (15 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 15

1. Introdução

Objeto de Estudo: TAM LINHAS ÁREAS S.A.

CNPJ: 02.012.862/0009-17.

Localização: Rodovia SP-318, Km 249,5. CEP: 13578-190 – Água Vermelha, São Carlos – SP.

O presente trabalho tem como objetivo traçar o perfil de atuação da empresa TAM e seu ambiente empresarial. Procuramos abordar de maneira concreta os temas e subtemas tratados na matéria e trazer de forma objetiva as informações necessárias para o mais claro entendimento do sistema empresarial, os objetivos e o principal propósito da empresa

A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter bibliográfico onde através de pesquisas realizadas na internet o grupo buscou as informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho.

A TAM é um grupo empresarial muito bem conceituado e de grande prestigio onde defende sua missão em ser a companhia aérea preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade, devido a estes fatos, discorreremos maiores informações e curiosidades sobre tal empresa no decorrer do projeto.

2. Desenvolvimento

2.1. Denominação

Razão Social: TAM Linhas Aéreas S/A CNPJ: 02.012.862/0001-60

Sócios: Orlando Ometto e Rolim Amaro Endereço Rua Verbo Divino nº 2001, andares 3º ao 6º Chácara Santo Antônio, São Paulo – SP CEP: 04719-002

2.2. Formas de Constituição

Empresa Multinacional Site: https://www.latam.com/pt_br/

Área de atuação: Companhia aérea

.Histórico e ordem cronológica da empresa

Tudo começou na década de 60, na época ainda era a empresa levava o nome de Táxi Aéreo Marília, fundada por apenas dez pilotos eles faziam transportes de cargas e passageiros pelos estados do Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Passado seis anos o empresário Orlando Ometto adquiriu a empresa e logo à transferiu para São Paulo.

Já passados alguns anos em 1971 o comandante Rolim Amaro é convidado por Orlando Ometto para ser sócio minoritário da empresa com 33% das ações, em 1972 o comandante adquire mais 17% e assume a direção da empresa. Em 1976 o comandante Rollim adquiriu mais 17% e passou a ter 67% de ações da empresa no total , mesmo ano que a empresa passou a ser chamada de TAM (Transportes Aéreos Regionais).

Na década de 80 a empresa começa a expandir com a chegada do Fokker-27, (aeronave de médio porte com capacidade de transportar até 40 passageiros em viagens de curta e media distancia.) onde substitui as aeronaves de modelos inferiores utilizadas nos anos anteriores, o sucesso foi tão grande que já no ano seguinte a empresa estaria comemorando a marca de um milhão de passageiros transportados.

O grande salto da empresa vem em 1986, com a aquisição da companhia aérea Votec, a TAM passou a atender também as regiões Centro-Oeste e Norte do país.

Em 1989 a TAM cria um diferencial no atendimento aos passageiros onde o próprio comandante passa a recepcionar os passageiros na porta de embarque em um tapete vermelho.

Na década de 2000 a TAM é marcada por trágicos acontecimentos, em 2001 o comandante Rolim morre tragicamente no dia 8 de julho em um acidente de helicóptero. Dois meses depois, a aviação internacional sofre um sério abalo e entra em um ciclo de retração em decorrência dos atentados de 11 de setembro. Acidente este que abalou a economia nacional e também em outras partes do mundo, no entanto mesmo assim a TAM obteve um crescimento de 31% elevando o faturamento para praticamente R$ 3 bilhões no ano. São criados os vôos noturnos, com tarifas reduzidas, conhecidos como "corujões". Nesse período foi também foi registrados momentos históricos para a TAM realizando a união com a empresa Star Alliance, a maior aliança mundial de companhias aéreas. Após reposicionar sua marca a TAM começa a se expandir internacionalmente.

Na década de 2010 a TAM juntamente com a empresa LAN (empresa aérea chilena que transporta passageiros para Argentina, EUA, Equador e também para Europa.) anunciam a intenção de união com dois holdings em uma única entidade controladora, passando a razão social para agora para LATAM Airlines Group. Neste período a LATAM faz aliança com a oneworld® (é uma das maiores alianças entre empresas aéreas atualmente. Entre elas estão varias empresas internacionais como American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, LATAM Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines, SriLankan Airlines, além de 21 outras afiliadas.) expandindo ainda mais seus serviços pelo mundo. Já em 2016 é É lançada, oficialmente, a nova marca LATAM, com novas cores e um novo logo.

2.3. Porte da Empresa

Antes de nos unirmos para formar a maior companhia aérea da América Latina, tivemos uma história cheia de pioneirismo, de desafios e de conquistas que nos trouxeram até aqui. Com operações em mais de 115 destinos em 23 países, a TAM Linhas Aéreas é a maior companhia do Brasil.

2.4. Relação das filiais

A empresa não possui filial, possui um Centro Tecnológico na região de São Carlos – SP. O atendimento na prestação dos serviços aos clientes é realizado nos aeroportos, para duvidas e esclarecimentos existe um canal via telefone.

2.5. Número de funcionários

O número oficial de empregados não foi divulgado pela empresa.

2.6. Principais Produtos e Serviços

Conheça a frota de aeronaves TAM

A TAM oferece a seus passageiros e colaboradores algumas das aeronaves mais modernas e seguras do mercado.

Ao todo, a companhia conta hoje com 134 aeronaves, sendo 127 modelos da Airbus (23 A319, 81 A320, 5 A321, 16 A330 e 2 A340), 4 B777-300ER e 3 B767-300. Atualmente, a idade média da frota da TAM é de 5,9 anos.

2.7. Nossas Vantagens Competitivas

Nossas principais vantagens competitivas são:

• Serviços diferenciados a preços competitivos.

• ampla malha aérea doméstica.

• conveniência de horários com alta pontualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com