TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enfoque de Relações Humanas

Por:   •  25/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

O presente trabalho investigativo analisou a teoria das relações humanas, com base num estudo teórico, no sentido de se compreender a importância que estas relações humanas apresentam no trabalho. Para tanto, um programa de relações humanas tem por objecto fomentar a cooperação entre todos os membros de uma comunidade de trabalho, assim consegue-se, não só, uma maior satisfação das necessidades espirituais e materiais do homem, como um substancial aumento da produtividade. E é no trabalho que se reúne um certo número de pessoas carentes de ajustamentos, de compreensão, de orientação e de estímulo actuando em áreas, níveis e actividades heterogéneas. A presente pesquisa conta também com um estudo teórico sobre o papel e funções das organizações, estudo este que elucida o papel em que as organizações devem colaborar para a solução das questões sociais, não só apenas por terem contribuído para seu surgimento mas também porque dispõe de talento gerencial, especializações técnicas e disponibilidade de recursos e de materiais que poderão ser extremamente úteis no melhor equacionamento de tais problemas.

Palavras-chave: Relações Humanas. Trabalho. Homem. Funções das Organização.

ABSTRACT

The present research work analyzed the theory of human relations, based on a theoretical study, in order to understand the importance that these human relations present in the work. To that end, a program of human relations aims to foster cooperation among all members of a community of work, thus achieving not only a greater satisfaction of the spiritual and material needs of man, but a substantial increase in productivity. And it is in the work that meets a certain number of people without adjustments, of understanding, of orientation and of stimulus acting in heterogenous areas, levels and activities. The present research also has a theoretical study on the role and functions of organizations, a study that elucidates the role in which organizations must collaborate in solving social issues, not only because they have contributed to its emergence but also because it has managerial talents, technical specializations, and the availability of resources and materials that may be extremely useful in better addressing such problems.

Keywords: Human Relations. Work. Men. Functions of the Organization.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho investigativo subordinado ao tema “Enfoque de relações humanas” pretende ser uma análise breve sobre a importância e o papel das relações humanas para um bom funcionamento das organizações.

Para uma organização tornar-se competitiva e de qualidade, não basta investir em tecnologia e em equipamentos de última geração. O processo de definição de estratégias de mudanças passa, necessariamente, pelo factor informação e investimentos na qualificação de recursos humanos como elementos essenciais ao desenvolvimento e crescimento organizacional.

Entre as novas formas inovadoras de gestão organizacional, gerir as relações humanas utilizando-se de estratégias mais participativa, enriquece o trabalho em equipe e novas tendências que geram transformações individuais e colectivas, tão necessárias para auxiliar as pessoas que compõem a organização, a ampliarem suas visões, potencialidades empreendedoras.    

Falar em potencialidades, remete-se a habilidades, capacidades e competências, imprescindíveis a produção de conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento de organizações inteligentes.

A ênfase na gestão de relações humanas, como um dos factores críticos no desenvolvimento de organizações que aprendem e desenvolvem conhecimentos, não quer dizer que se está negando outros elementos da estrutura organizacional, igualmente fundamentais a sua excelência.

Objectivo geral

  • Analisar a importância das relações humanas no trabalho.

Objectivos específicos

  • Compreender o papel das organizações;
  • Compreender as funções das organizações.
  1. ENFOQUE DE RELAÇÕES HUMANAS

Essa escola foi basicamente um movimento de oposição à desumanização do trabalho decorrente dos rígidos métodos científicos da teoria clássica. O indivíduo deixa de ser visto como uma peça da máquina e passa a ser considerado como um todo, como ser humano.

A escola começou a enfatizar a importância da satisfação humana para a produtividade Transferência da ênfase na tarefa e na estrutura para a ênfase nas pessoas Visão da organização informal.

As relações humanas são as acções e atitudes desenvolvidas pelos contactos entre pessoas e grupos, cada indivíduo é uma personalidade diferenciada que influi no comportamento e atitudes uns dos outros com quem mantém contactos. Os indivíduos dentro da organização participam de grupos sociais e mantêm-se uma constante interacção social, e é exactamente a compreensão da natureza dessas relações humanas que permite ao administrador melhores resultados de seus subordinados.

1.1 Origens da Teoria das Relações Humanas

  1. A necessidade de se humanizar e democratizar a gestão, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da teoria clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano;
  2. O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia, bem como a sua crescente influência intelectual e suas primeiras tentativas de aplicação à organização industrial. Realmente, as ciências humanas, gradativamente, vieram demonstrar a inadequação dos princípios da teoria clássica;
  3. As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na gestão. Elton Mayo é considerado o fundador da escola. Dewey, indirectamente, e Lewin, mais directamente, também contribuíram enormemente para a sua concepção;
  4. As conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, pondo em xeque os principais postulados da teoria clássica da gestão.

1.2 Direcções da Abordagem Humanística

  1. Trata a organização como grupos de pessoas;
  2. Enfatiza as pessoas;
  3. Inspirada em sistemas de psicologia;
  4. Delegação de autoridade;
  5. Autonomia do empregado;
  6. Confiança e abertura;
  7. Ênfase nas relações entre as pessoas;
  8. Dinâmica grupal e interpessoal.

1.3 Experiência de Hawthorne

O objectivo era detectar de que modo os factores ambientais influenciavam a produtividade dos trabalhadores.

Começou em 1927 na fábrica da Western Eletric em Hawthorne na cidade de Chicago nos Estados Unidos da América, sob coordenação de Elton Mayo. E o objectivo foi analisar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção e estendeu-se à fadiga, aos acidentes do trabalho e à rotatividade de pessoal (turnover) e ao efeito das condições do trabalho sobre a produtividade do pessoal. Onde os pesquisadores descobriram nesta pesquisa que a natureza psicológica sobrepõe o fisiológico o que fez a experiência se prolongar até 1932.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (571.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com