TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA)

Por:   •  9/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul[pic 1][pic 2]

Campus Virtual

[pic 3]

Nome do(a) aluno(a):Larissa Berger        

Disciplina: Gestão Estratégica        

Professor: Janete Zanchin

Data: 07/06/2014

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Pesquise e apresente aqui uma empresa que utiliza para competir no mercado a estratégia genérica de competição “Liderança por Custo Total”, definida por Porter (1999).

A sua resposta deve conter: identificação da empresa e descrição da estratégia. Na sequência, faça uma análise da estratégia escolhida pela empresa e o ramo/negócio em que atua. (10 a 12 linhas) (3,0 pontos)

Resposta: A empresa escolhida foi a rede de fast-food Habib’s, esta organização adotou a estratégia de Liderança por Custo Total. Trata-se de uma estratégia em que a organização adota o custo baixo com qualidade. Esta estratégia trouxe grande crescimento no mercado, pois todos os clientes querem um custo baixo e muita qualidade. Obtendo um custo baixo a rede conseguiu lançar alguns de seus produtos com valor abaixo dos oferecidos por seus concorrentes diretos, desta forma a rede conquistou muitos clientes e vem crescendo muito. Esta estratégia adotada pela organização tem sido muito usada nos dias atuais e tem grande resultado quando é implantada com sabedoria e sempre visando o bem estar do cliente.

2. Considerando a mesma empresa pesquisada para a questão anterior, identifique qual a estrutura organizacional que ela utiliza. Apresente o organograma e formule um argumento que justifique a escolha da empresa por esse tipo de estrutura. Sua resposta deverá estar fundamentado nos conteúdos estudados na disciplina. (8 a 10 linhas) ( 2,0 pontos)

[pic 4]

A rede de fast-food Habib’s utiliza uma estrutura organizacional funcional por se tratar de uma organização em que os cargos e as atividades são agrupados com base na função. A rede possui várias franquias e os franqueados lideram seus atendentes e funcionários e são liderados assessores que se dividem em áreas e são liderados pelo presidente do grupo.

3. Considere as empresas relacionadas a seguir e pesquise sobre a internacionalização de cada uma. A sua pesquisa deve responder às seguintes questões:

a) Quando decidiu se internacionalizar, qual foi a estratégia de inserção de cada uma das empresas? Justificar a resposta. (2,0 pontos)

- Natura: Quando decidiu partir para o exterior a organização iniciou com a estratégia cooperativa, ou seja, disponibilizou seu produto para distribuidores locais.

- Havaianas: Quando decidiu partir para o exterior a organização iniciou com a estratégia cooperativa, ou seja, disponibilizou seu produto para distribuidores locais. Utilizando o conhecimento de mercado de seus parceiros para distribuir seus produtos e promover a sua marca.

- Embraco: No inicio a Embraco se internacionalizou de forma direta possuindo representantes nos países onde iniciou.

b) Na atualidade, a estratégia de inserção em outros mercados é a mesma? Sim, não por quê? Justificar a resposta. (1,5 pontos)

- Natura: Hoje a Natura modificou sua estratégia de inserção sendo que está atuando com exportação direta, onde formou consultoras e criou centros de distribuição próprios e até loja.

- Havaianas: Nos dias atuais a Havaianas modificou sua estratégia e começou a distribuição própria a está com exportação direta inaugurando subsidiárias em grandes países.

- Embraco: mudou seu processo de internacionalização implantando a entrada por investimento, sendo que a organização fez um investimento direto em subsidiarias no exterior e depois com o crescimento se expandiu quando passa a operar com unidades fabris.

c) Identificar em cada um dos casos, a estratégia de posicionamento da marca ou dos produtos da empresa nos mercados internacionais em que estão inseridas. Justificar cada uma das respostas.  (1,5 pontos)

-Natura- A organização pretende ser reconhecida em outros países e com isso ganhar força com a marca também no Brasil. Para conquistar o mercado fora do país a marca tem investido em produtos diferenciados para ganhar da concorrência que no exterior é muito maior. O mercado externo ainda é baixo tendo em vista o mercado interno porem o mercado externo valoriza o produto sendo assim aumenta o consumo interno.

- Havaianas- A marca já é reconhecida internacionalmente e esta inserida e muitos países. Seu posicionamento no mercado internacional é de sucesso pois a marca investiu na estratégia de marketing e transformou seu produto e estendeu sua linha de produtos para atender a seus novos clientes e se tornou visível no mercado internacional.

- Embraco- A organização hoje possui mais de 70% de seus produtos sendo exportados, sendo que a empresa está sempre investindo para aperfeiçoar seus produtos e criar novos produtos para inserir no mercado mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (352 Kb)   docx (84.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com