TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estratégico Aplicado Nos Micros E Pequenos Empreendedores

Por:   •  16/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.705 Palavras (11 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 11

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO NOS MICROS E PEQUENOS EMPREENDEDORES:                                                                                                          A LINHA QUE NORTEIA O SUCESSO APLICADA NA BASE ECONÔMICA DO BRASIL

STRATEGIC PLANNING APPLIED TO MICROS AND SMALL ENTREPRENEURS: THE LINE THAT GUIDES THE SUCCESS APPLIED IN THE ECONOMIC BASE OF BRAZIL

Davi Maciel Mantovaneli ¹

Resumo: Após o entendimento da extrema importância de um planejamento estratégico sólido na base de qualquer organização, sabemos que muitas vezes ele não é aplicado ou levado a sério pela maioria. Também analisando a força dos micros e pequenos empreendedores brasileiros, que movimentam cerca de 1/3 do PIB da nação, esse estudo desenvolve que a aplicação do planejamento estratégico na base empreendedora poderia alavancar os valores sociais e econômicos dos que empreendem, gerando inúmeros benefícios para a população.

Palavras-chave: Planejamento. Estratégia. Empreendedorismo. Brasil.

Abstract: After understanding the extreme importance of solid strategic planning at the base of any organization, we know that many times it is not applied or taken seriously by the majority. Also analyzing the strength of Brazilian micro and small entrepreneurs, which move about 1/3 of the country's GDP, this study develops that the application of strategic planning in the entrepreneurial base could leverage the social and economic values of those who undertake, generating numerous benefits for the population.

Keywords: Planning. Strategy. Entrepreneurship. Brazil.

  1. INTRODUÇÃO

Segundo os dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), as micros e pequenas empresas são responsáveis por 27% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, e também são responsáveis por 52% dos

¹ Autor; Técnico em Recursos Humanos (CRA-ES 28.682); Graduando em Administração, pela faculdade FUCAPE; e CST em Empreendedorismo, pela UniCSul; E-mail para contato: davimantovaneli@live.com

empregos formais do Brasil. Mesmo com toda essa força, o pequeno empreendedor enfrenta inúmeras dificuldades para conseguir obter lucro de seus negócios.

O planejamento estratégico tem sido uma grande ferramenta nas médias e grandes empresas, pois ele ajuda a traçar novas perspectivas de mercado e assim fortalece os alicerces da organização, dando novos e melhores horizontes. O intuito principal é o estimulo do planejamento estratégico nas pequenas empresas, que já possuem uma grande fatia do mercado e assim, poderão faturar ainda mais, gerando novos postos de emprego e aumentando o faturamento da empresa, podendo gerar o tão esperado lucro.

  1. CONTEXTO DA ANÁLISE

  1. A REALIDADE DO EMPREENDEDOR BRASILEIRO

        Hoje, um dos grandes problemas do empreendedor brasileiro pode estar ligado a falta de instrução básica, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em 2016 foi levantado um estudo que mostrou que apenas 51% da população brasileira tem educação fundamental completa, 26,3% possui educação média completa e, apenas 15,3% possui ensino superior completo.

        O SEBRAE tem estimado que 98% dos estabelecimentos comerciais no Brasil são pequenos empreendimentos. Então podemos associar que muitos empreendedores não possuem instrução fundamental, mas movimentam quase 1/3 do PIB do Brasil. Muitas vezes podemos associar ao sucesso dessas pessoas a força de sobrevivência, que espera do seu trabalho o sustento dos seus familiares e a realização de seus sonhos. Esses empreendedores desenvolvem técnicas e aprendem diante das dificuldades, e isso os tornam pessoas capazes de desenvolver projetos e ideias excepcionais que lhes trariam maior retorno financeiro e o aumento da força de seus negócios.

  1. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  1. DESCOBRINDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

        A estratégia é uma ferramenta que é utilizada desde os primórdios das civilizações, mas há aproximadamente 3000 anos recebeu este nome pelo grande estrategista de guerra, o chinês Sun Tsuo, o qual afirmava que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”.

        Uma palavra com muitos significados ao longo da história, como “a arte do geral” ou até mesmo “habilidades gerenciais” na Grécia Antiga. Mesmo com novas formas de falar, a estratégia manteve o mesmo rumo: Levar o homem ao seu objetivo.

        Inicialmente era muito utilizada e discutida nos bastidores das grandes guerras da história, mas ao passar dos anos, ela foi sendo aplicada de forma informal nos comércios e atividades do cotidiano. Observamos que seu passado objetivou o seu futuro, e sabemos que ainda tem muito a se fazer com a ajuda dela.

        Alguns autores que participaram da construção da administração conceituaram estratégia de diversas formas, mas sempre lembrando da importância da estratégia para o vida da organização. Para LODI (1969:6), “estratégia é a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito nacional ou internacional visando atingir objetivos em longo prazo (...) seu objetivo é permitir maior flexibilidade de resposta às contingências imprevisíveis”.

Então, o planejamento estratégico é a linha traçada pela organização com base na sua atual situação, objetivando a realização de suas metas em um futuro próximo, que também deve possuir os meios de base para se conseguir alcançar as determinadas metas.

  1. UMA VISÃO ESTRATÉGICA

        A saúde de uma organização é principalmente determinada pelos seus dados e relatórios financeiros, mas isso também é equivocado. Se pararmos para pensar somente no ganho de capital, e não pensarmos numa maior estabilidade e controle das atividades extrínsecas da organização, ela consequentemente perderá força e, logo perderá a sua capacidade de gerar retorno financeiro, podendo ficar ultrapassada e até mesmo falir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com