TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exame de Qualificação – PROFNIT

Por:   •  24/5/2019  •  Artigo  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 Exame de Qualificação – PROFNIT

Título do Trabalho: APIT (Aferir Potencial Inovação Tecnológica), ferramenta digital para aferir potencial de inovação tecnológica de projetos e pesquisas para proteção intelectual e transferência de tecnologia.

Discente: Rodrigo Pereira Barata

Matrícula: 20171018050101

Orientador: Dra. Tecia Vieira Carvalho

Co-Orientador: Dr. Mauro André Damasceno de Melo

Tipo de Produto: Desenvolvimento de aplicativos e materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas;

1. Introdução.

O conjunto de leis que amparam a inovação e propriedade intelectual no Brasil vêm se aperfeiçoando ao longo dos anos, é notório que uma legislação segura e clara aumenta os investimentos gerando riquezas aos atores envolvidos. Um dos principais atores no processo de inovação no País são as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT’s), as quais têm em seu núcleo características de promoverem ambientes de inovação em consonância com as leis em vigor.

No que se refere à inovação, proteção intelectual e transferência de tecnologia, os Institutos Federais e Universidades encontram dificuldades em mensurar o que tem potencialidade para se transformar em produtos e serviços inovadores considerando suas pesquisas e produções científicas. Constantemente essa dificuldade recorre em perda de tecnologias ou não trazem benefícios à instituição e seus inventores com a proteção intelectual.

Com base em estudos é proposta uma ferramenta que pode aprimorar e subsidiar o fluxo e contribuir para o aperfeiçoamento do processo de inovação, proteção intelectual e transferência de tecnologia no âmbito dos Institutos e universidades.

2. Objetivos

Desenvolver uma ferramenta de gestão que possa diagnosticar de forma rápida e objetiva o potencial de inovação e transferência de tecnologia para o mercado. Diminuindo a possibilidade de a tecnologia cair em domínio público, antes de uma avaliação mais criteriosa. Protegendo tais tecnologias de forma a trazer benefícios às instituições de ciência e tecnologia, empresas, pesquisadores discentes e docentes, gerando conhecimento, emprego e renda a sociedade.

3. Justificativa

Vários fatores contribuem para baixo número de tecnologias consideradas de sucesso protegidas no Brasil em especial a cultura que ainda prevalece nas academias brasileiras, sobre a não proteção e obtenção de benefícios intelectuais, financeiros e sociais. Isso ocorre por que historicamente os pesquisadores adotam a pesquisa básica e a publicações como principais elementos agregadores em detrimento a pesquisa aplicada, inovação, proteção intelectual e transferência de tecnologia. O Brasil tem adotado uma postura mais contemporânea em relação ao fomento e surgimento de novas tecnologias, com a criação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável por aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

Outra medida importante são as leis que respaldam juridicamente os benefícios de exploração das criações intelectuais. A interiorização e aumento do número de universidades, institutos de educação, ciência e tecnologia, polos e parques tecnológicos, editais de financiamento para pesquisas e inovação pelo país, também é fator primordial para desenvolvimento tecnológico. Porém observa-se principalmente nas universidades e institutos de educação ciência e tecnologia que a produção científica acadêmica é muito maior que o desenvolvimento de produtos potencialmente inovadores que possam efetivamente beneficiar a sociedade. Vários fatores são determinantes para a perca de tecnologia durante o processo de pesquisa como; motivos ideológicos, a praxe de publicar artigos antes da proteção intelectual, desconhecimento dos pesquisadores sobre os critérios de inovação e obrigatoriedade por documentos institucionais em tornar público objeto da pesquisa. Assim observando tais dificuldades de mensurar, se a tecnologia do objeto de pesquisa tem potencial inovador, propõem se uma ferramenta para subsidiar em primeira instancia o pesquisador e gestor de inovação. Denominada APIT (Aferir Potencial Inovação Tecnológica), essa ferramenta digital de forma rápida e visual é capaz de em algumas perguntas objetivas nortearem o pesquisador se sua tecnologia tem potencial de inovação, proteção intelectual e transferência de tecnologia, gerando relatórios. Vários benefícios podemos obter com o APIT (Aferir Potencial Inovação Tecnológica), evitando a publicação e apresentação de trabalhos de pesquisa sem a devida proteção e avaliação posterior por exemplo, do núcleo de inovação Tecnológica da instituição ou gestor habilitado e nomeado pela ICT (Instituição de Ciência e Tecnologia).  

4. Materiais e Métodos

Inicialmente foi utilizada uma pesquisa sobre a dificuldade dos institutos e universidades em identificar e mensurar projetos e pesquisas com características inovadoras no Brasil. Apos identificar tais dificuldades será construído um questionário a ser usado como plataforma de avaliação na ferramenta.  

A ferramenta foi idealizada para o funcionamento em dispositivos móveis visando ser um aplicativo nativo. Posteriormente, seria ampliado para funcionar no ambiente online nos sites das instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (346.9 Kb)   docx (249.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com