TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício da Liderança e a Motivação dos funcionários nas empresas

Por:   •  16/4/2015  •  Artigo  •  5.006 Palavras (21 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 21

O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA E A MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NAS EMPRESAS

RESUMO

As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de empresas. Na atualidade, tópicos como qualidade de vida, satisfação pessoal, motivação, transparência nas relações interpessoais, conhecimento, desafios e competências são fatores que todo profissional procura para sua satisfação de trabalho. Assim sendo, as empresas têm que estar preparadas para oferecerem aos funcionários um excelente local para trabalhar, desenvolver e crescer potencialmente, além de possibilitar aquisição de novos conhecimentos e desafios constantes. As pessoas que ocupam cargos de liderança precisam reconhecer as qualidades necessárias como líderes que constroem e desenvolvem a convivência democrática, tanto na formação de equipes de trabalho como nas tomadas de decisões que o processo organizacional exige. Propor medidas para criar e incentivar equipes no trabalho de construção e desenvolvimento da convivência democrática e gestão participativa, torna-se um grande desafio aos líderes com vontade de inovar e motivar os funcionários de uma empresa.

Palavras-Chave: Gestão Participativa. Liderança. Motivação.

1 INTRODUÇÃO

O trabalho tem por tema “O exercício da liderança e a motivação dos funcionários nas empresas”. A vida das pessoas constitui diversas interações com outras pessoas e com organizações. Dentro das organizações, o jeito de atuar como líder deve ser influenciado pela seriedade, responsabilidade, disposição para mudança, dedicação, espíritos de equipe, pontualidade, humildade, criatividade, participação e flexibilidade.

A gestão de funcionários talentosos, ou seja, a função de designar as pessoas certas para os cargos de uma empresa, será sempre um desafio, afinal, o ser humano é complexo. Além disso, em tempos de mudanças contínuas, as próprias demandas de qualquer cargo estão sempre em transformação. É preciso que as pessoas entendam como são importantes para o negócio e como as atividades que exercem têm papel fundamental no dia a dia corporativo.

O princípio da organização do trabalho consiste em transformar os comportamentos gradualmente, fazendo com que os funcionários se sintam conduzidos a desenvolver atitudes pró-ativas com relação às atividades executadas na organização e a eles próprios. Assim, se torna indispensável o comprometimento de cada trabalhador, constituindo um importante elemento de uma organização eficaz. As empresas precisam estar atentas às profundas mudanças, conservando a eficácia da organização, aspecto no qual está inclusa a qualidade de vida no trabalho, pois essas transformações afetam o papel gerencial dos executivos e dirigentes da empresa, bem como o envolvimento dos trabalhadores, e seu comprometimento com a organização.

Desta forma, a importância do estudo da relação homem-trabalho, tem como base investigar o grau de qualidade na união entre os dois, juntamente com a relação trabalho-prazer e sofrimento do trabalhador, fatores que influenciam diretamente nas condições de produtividade dos indivíduos e conseqüente competitividade organizacional.

Os aspectos pertinentes à liderança visando propor a motivação no trabalho vem sendo considerados de suma importância à competitividade e à produtividade; elementos estes que são primordiais à sobrevivência de todas as organizações. Desta forma, entende-se que a sua análise e a verificação de sua influência sobre o trabalho dos colaboradores é uma questão chave para o sucesso da organização.

Sendo assim, pode-se entender que o líder exerce uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores, bem como da satisfação e produtividade destes. Ter conhecimento sobre o trabalhador é um desafio importante para os administradores, tendo em vista as múltiplas transformações que vem atingindo as organizações. O trabalho tem como foco a motivação do funcionário em ambiente empresarial. Diante disso, pergunta-se: “Como a liderança eficaz pode ajudar a melhorar a qualidade de vida e a motivação do funcionário em seu ambiente dentro da empresa?”

De acordo com Roesch (1999, p. 95-97), “os objetivos do trabalho implicam em fixar um padrão pelo qual o trabalho será avaliado e fazer com que o autor perceba as etapas contidas nele, orientando a revisão de literatura e a metodologia a ser utilizada.” Os objetivos deste trabalho foram estabelecidos de acordo com a problemática definida anteriormente. Assim, o objetivo geral visa conhecer elementos da liderança que proporcionem a motivação aos funcionários nas empresas.

De modo geral, as organizações visam a produtividade, muitas vezes deixando para trás a satisfação dos trabalhadores e qualquer outro fator que tenha relação com os aspectos motivacionais, no entanto, é indispensável salientar que os trabalhadores possuem expectativas, desejos e ambições dentro das organizações, motivo pelo qual considera-se que ao estudar a liderança e motivação no trabalho, pode-se encontrar respostas para entender as dificuldades interpessoais e identificar o nível de satisfação dos trabalhadores.

2 A LIDERANÇA E A MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Este capítulo envolve a metodologia utilizada para elaboração do artigo, onde foi feita uma pesquisa bibliográfica, trazendo conceitos sobre os assuntos que envolvem o tema do trabalho. Busca-se como linha de pesquisa e estudos diversos autores que discorrem sobre administração de recursos humanos, gestão participativa, clima organizacional, liderança nas organizações e motivação no trabalho, dentre outros.

2.1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

A administração de Recursos Humanos é uma área especializada da ciência da administração, que desenvolve ações para que o trabalhador se relacione com o meio organizacional, visando o aumento de sua produtividade.

Entende-se por administração de RH a atividade constante e sistemática, realizada ou não por um órgão específico e especializado. Tem como objetivos suprir e manter a organização com pessoas em quantidade e qualidade necessárias, bem como mantê-las dispostas a realizar objetivos a que a organização se propõe (BERGAMINI, 1994, p. 23).

Para Leal e Schmitt (2002, p. 17), a gestão de Recursos Humanos pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com