TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FLUXO DE CAIXA PROJETADO OU ORÇAMENTO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA NAS EMPRESAS

Por:   •  28/4/2016  •  Artigo  •  4.937 Palavras (20 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 20

O FLUXO DE CAIXA PROJETADO OU ORÇAMENTO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA NAS EMPRESAS

Gilberto de Almeida Mattos

Resumo: O atual cenário competitivo trouxe à tona a necessidade das empresas mudarem seus métodos de gestão, principalmente, no tocante aos recursos financeiros. Nesse contexto, o fluxo de caixa é o principal instrumento para detectar a capacidade de pagamento do empreendimento, ou melhor, a capacidade da empresa gerar receitas suficientes para honrar seus compromissos e responsabilidades em um determinado tempo. A objetividade e a eficácia do controle do fluxo de caixa propõem beneficiar a empresa em suas atividades operacionais, e a análise das evoluções das mesmas. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar a importância do fluxo de caixa projetado ou orçamento de caixa como ferramenta de gestão financeira para as empresas. Ao final do estudo concluiu-se que o fluxo de caixa se apresenta como um importante instrumento gerencial para a aferição e interpretação das variações dos saldos da empresa. É um instrumento que evidencia tanto o passado como o futuro, permitindo projetar, dia-a-dia, a evolução do disponível, de forma que se possam tomar com a devida antecedência, as medidas cabíveis para enfrentar a escassez ou o excesso de recursos.

Palavras-chave: Orçamento de Caixa. Gestão Financeira. Empresas.

Introdução

Com a nova conjuntura econômica mundial, se exige que o administrador financeiro esteja preparado para os novos desafios. Hoje, é preciso gerenciar com competência todos os recursos financeiros disponível na empresa. Nesse cenário, surge a necessidade de aumentar eficácia e eficiência das empresas e buscar melhor desempenho de suas atividades, com vistas a diminuir custos e proporcionar melhor qualidade e menor preço ao mercado consumidor.

Porém só será possível, se for realizado com a participação e integração de todos os responsáveis pela empresa, para assegurar o total controle de seus recursos financeiros, o que pode ser feito através do planejamento de fluxo de caixa. Nesse contexto, um dos instrumentos que se mostra bastante eficiente é o fluxo de caixa, pois permite que as empresas visualizem seu equilíbrio financeiro, através de projeções das entradas e saídas de recursos em tempo futuro.

O fluxo de caixa está diretamente ligado à gestão financeira dos recursos das empresas, e visa buscar o equilíbrio entre os pagamentos e recebimentos, constituindo-se, desta forma, em um instrumento gerencial fundamental ao processo de tomada de decisões financeiras. Trata-se, portanto de um instrumento de gestão financeira que possibilita que a empresa demonstre sua verdadeira situação econômica, através de informações sobre suas obrigações e investimentos de curto e longo prazo.

Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do fluxo de caixa projetado ou orçamento de caixa como ferramenta de gestão financeira para as empresas. O fluxo de caixa pode ser definido como um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros, proporcionando à empresa uma visão clara da administração de seu capital e de sua liquidez, ou seja, sua capacidade de saldar dívidas. Por esse motivo, o tema foi escolhido para este trabalho e será destacado como uma ferramenta muito útil para que as empresas tenham lucratividade, rentabilidade e maior controle financeiro de suas receitas e despesas.

O fluxo de caixa constitui-se em instrumento essencial para que a empresa possa ter agilidade e segurança em suas atividades financeiras. Logo, o fluxo de caixa deverá refletir com precisão a situação econômica da empresa, em termos financeiros de futuro. Em seu processo de elaboração deverão ser utilizadas técnicas gerenciais para se projetar as vendas e os custos da empresa, de forma que não existam desperdícios para o seu caixa.

1 Administração Financeira e o Capital de Giro

Para uma empresa se manter num mercado cada vez mais competitivo torna-se necessário que o gestor financeiro tome suas decisões apoiadas em informações precisas e atualizadas. Para gerenciar com eficiência a área financeira de qualquer empresa torna-se necessário implantar alguns relatórios gerenciais, como alguns indicadores de desempenho para que se faça o acompanhamento periódico da sua performance. Um dos principais relatórios gerenciais da área financeira é o Fluxo de Caixa, palavra-chave deste trabalho, no qual foca-se todo o desenvolvimento do trabalho.

Braga (1989, p. 23) afirma que:

Função financeira compreende um conjunto de atividades relacionadas com a gestão dos fundos movimentados por todas as áreas da empresa. Essa função é responsável pela obtenção dos recursos necessários e pela formulação de uma estratégia voltada para a otimização do uso desses fundos. Encontrada em qualquer tipo de empresa, a função financeira tem um papel muito importante no desenvolvimento de todas as atividades operacionais, contribuindo significativamente para o sucesso do empreendimento.

Portanto, a gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos, envolvendo o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa, visando maximizar os resultados econômico-financeiros decorrentes de suas atividades operacionais.

Todas as atividades das empresas estão envolvidas com captação e utilização de recursos, portanto o papel da administração financeira é de fundamental importância para o bom desempenho da Administração Geral, uma vez que a Gestão Financeira atua na distribuição de recursos na empresa.

Para Gitman (2001, p. 4) “a administração financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa”. Os administradores financeiros gerenciam ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não-financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimento e captação de recursos.

Segundo Gitman (2001, p. 5), a administração financeira lida com as obrigações do administrador da empresa os administradores financeiros gerenciam ativamente as questões financeiras de muitos tipos de negócios-financeiros e não financeiros, com ou sem fim lucrativo. Eles trabalham em tarefas financeiras tão variadas como planejamento, concessão de crédito para clientes, avaliação investimento, assim como meios de obter recursos para financiar as operações empresas.

Gitman (2001, p. 5) diz que “em anos recentes, as mudanças nos ambientes econômicos aumentaram a importância e a complexidade das tarefas do administrador financeiro”. Como resultado, altos executivos do setor privado e governo são provenientes da área financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (193.6 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com