TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Consultoria

Por:   •  17/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso: Amazon, Apple, Facebook e Google.

REFERÊNCIA: Deigmton, John; Leora Kornfeld. Harward Bussiness School, 514 – P04, 2013.

No caso relatado no artigo de Harvard inicialmente vemos que a internet apesar de não ter sido projetada para ser uma plataforma de marketing e sim um projeto de estratégia de defesa, acabou se tornando não apenas um sistema global como também a maior e mais ampla central de marketing utilizada.

As empresas Amazon, Apple, Facebook e Google eram as administradoras desse setor na intentert inicialmente, no entanto não havia uma divisão ordenada de mercado entre as elas.

Porém essas quatro empresas alcançaram um crescimento tão rápido e espantoso que foram consideradas pela revista The Economist em Dezembro de 2012 como “criaturas extraordinárias”.

A empresa Amazon que era inicialmente uma empresa de venda de livros, concluiu que poderia criar um cookie rastreador que através da analise do perfil de busca de seus clientes poderia oferecer produtos similares que seriam de seu interesse atravésde uma rede de propagandas, ou seja, mesmo que o cliente entrasse em outro site lhe seriam expostas propagandas com produtos tais produtos e a chance de comprá-lo.

O site da Google começou seu negócio sendo apenas um site de pesquisas, no entanto isso era uma estratégia para mostrar aos investidores que devido a grande base de dados que possuía atingia muitos acessos se mostrando assim viável para outros sites e conseguindo taxas de licenciamento para ser utilizado pelos mesmos como mecanismo de busca. Após isso começou a vender propagandas de textos para anunciantes atingirem os consumidores que pesquisavam por palavras-chave específicas.

Além dessas estratégias o Google também conseguiu inserir propagandas por sites em toda a internet, lançou seu serviço gratuito de e-mail com o mesmo intuito e com o passar do tempo os serviços oferecidos foram aumentando, como: livros indexados, tradutores, mapas, entre outros.

A compra do site Youtube alavancou sua renda e criou concorrência com a TV a cabo devido a exibição de conteúdo Premium. Não bastassem todos esses investimentos ainda houve a compra do sistema operacional Android para telefones móveis e da Motorola Mobility fabricante de aparelhos de telefone movel, toda essa inovação foi alcançada em menos de uma década.

A empresa Apple no período de 04 anos teve um evolução no valor de seu capital em 8 vezes. Ainda não se sabe ao certo a que isso se deve, no entanto a Apple é conhecida por seus aparelhos elegantes e seu sistema operacional que não exige emenda da integração de seus aparelhos com a internet, com seu sistema IOS a Apple liderava o mercado do e-commerce sobre o Google em 60% .

Já o Facebook cresceu como rede social como se fosse epidemia entre seus usuários, ocupando um quarto do tempo que os usuários ficam logados entre todas as outras redes sociais. Se mostrando assim também um ótimo ambiente para marketing onde as pessoas encontravam paginas de anunciantes de produtos que lhe agradavam e poderiam curtir e acompanhar os fornecedores.

Com toda essa atenção atraída para as mídias online comparando com as mídias offline os anunciantes aumentaram seus gastos com propagandas online que antes era apenas 20%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com