TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Manual de consultoria empresaria Djalma

Por:   •  4/4/2016  •  Resenha  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO

SAIONARA SILVA DA FONSECA ALMEIDA

MANUAL DE CONSULTORIA EMPRESARIAL: Conceitos, Metodologia e Práticas (Fichamento)

Feira de Santana / Ba

Abril - 2016


[pic 2]

Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana

Graduação Administração – 7º Semestre

Discente: Saionara Silva a Fonseca Almeida
Disciplina: Consultoria / Professor: Arthur Jorge

Manual de Consultoria Empresarial – Conceitos, Metodologia e Práticas.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Manual de Consultoria Empresarial – Conceitos, Metodologia e Práticas. 6ª edição. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2016.

CAP. 01

CONCEITOS BÁSICOS

“Consultoria empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, que assume a responsabilidade de auxiliar as pessoas nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação”.

O conceito de consultoria empresaria pode ser definida e explicada em diversas partes: Processo Interativo, Agente de mudanças externo, Responsabilidade de auxiliar as pessoas, Tomada de decisões, Não tem controle direto da situação.

  • Processo Interativo: “É o conjunto estruturado de atividades sequenciais que desenvolvem ação recíproca, lógica e evolutiva, visando atender as necessidades do cliente”.
  • Agente de mudanças externo: “É aquele que não só está fora do sistema considerado, mas também da empresa como um todo”.
  • Responsabilidade de auxiliar as pessoas: “O consultor deve atuar auxiliando os executivos e profissionais das empresas. Proporcionando metodologias, técnicas e processos para tomada de decisões”.
  • Tomada de decisões: “É a escolha entre vários caminhos alternativos que levam a determinado resultado”.

Antes da tomada de decisão temos o dado, o tratamento, as informações e as alternativas, depois que a decisão é tomada temos os recursos, os resultados e o controle do desempenho das ações aplicadas.

  • Não tem controle direto da situação: A partir do momento que o consultor passa a ter controle direto da situação da empresa ele deixa de ser consultor e passa a ser um executivo da empresa.

Nos últimos tempos a consultoria empresarial tem sido o segmento de prestação de serviço que mais tem crescido no mundo.

Há um aumento da demanda de consultoria e suas principais tendências são: Busca de novos conhecimentos e de inovação; Consolidação das Vantagens competitivas; Consequências dos processos de terceirização; Necessidade de questionamento visando melhoria contínua sustentada; Fusões entre empresas de consultoria; Internacionalização dos serviços de consultoria; Aumento do número de professores e universidades que realizam serviços de consultoria.

Não há dúvidas de que o mercado de consultoria esteja crescendo de forma significativa, mas existem dois problemas com este mercado: geralmente os consultores ou as empresas de consultora não divulgam seus números e  quando o fazem não são confiáveis e a partir disso a uma grande dificuldade de diferenciar o que é consultoria e o que representa outros tipos de prestação de serviço.

Enfim a consultoria empresarial é para os profissionais que possui um conhecimento elevado baseado em técnicas administrativas.

        


Manual de Consultoria Empresarial – Conceitos, Metodologia e Práticas.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Manual de Consultoria Empresarial – Conceitos, Metodologia e Práticas. 6ª edição. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2016.

CAP. 02

CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR

Para que o consultor seja consolidado profissionalmente ele precisa ter vocação e conhecimento específico na área de consultoria, para ajudar os executivos em suas tomadas de decisões.

“Nenhum profissional se mantém no setor de consultoria apenas com a força de trabalho. Esta é a diferença entre ser consultor e estar consultor”.

O consultor empresarial necessita definir o produto ou serviço que irá oferecer ao mercado para consolidar o seu negócio, os que não definem o produto ou serviço oferecidos são conhecidos como falsos consultores.

Os produtos e serviços oferecidos pelos consultores devem contemplar três componentes: a especialidade que esta sendo oferecida, a competência e  o nível de conhecimento e amplitude e estilo de atuação.

Com base nestes três componentes o consultor poderá assim definir a sua vantagem competitiva, que deve ser real, sustentada, efetiva, reconhecida pelo mercado e que se desenvolva ao longo do tempo; o consultor deve ter personalidade, deve ser otimista e considerar as oportunidades de serviço que podem ocorrer em situações de crescimento ou de declínio da economia.

O consultor precisa estabelecer um estilo de atuação, resultado de suas características comportamentais, de habilidades e de conhecimento, o estilo de atuação é muito pessoal o consultor pode desenvolver projetos de curta e longa duração, realizar trabalhos para todo e qualquer segmento em regiões ou em locais distantes, envolver-se com toda a empresa ou apenas com determinados níveis ou áreas funcionais da empresa, e trabalhar na residência ou escritório específico.

O Plano de carreira deve ser algo a ser considerado com muita importância pelo consultor. O plano de carreira é baseado em três segmentos: sustentação conceitual, experiência com foco de atuação e publicações com apresentações.

A sustentação conceitual - deve ser efetivada com um curso de graduação e pós-graduação.

A experiência com foco de atuação – o consultor precisa ter um produto especifico para oferecer ao mercado.

Publicações com apresentações – publicar artigos, pareceres e livros, e apresentar seminários, palestras e treinamentos em geral.

Os serviços de consultoria devem ser comprados pelas empresas e não vendidos pelos consultores, mas para o consultor vender seus produtos e serviços ele precisa usar algumas técnicas como distribuir folhetos explicativos dos serviços com uma abordagem institucional; fazer palestras e conferências relacionadas a seu produto de consultoria; fazer publicação por meio de artigos em jornais, livros e em revistas; aulas em faculdades e etc.

Outro aspecto importante para o consultor é a criação do seu plano de marketing que o ajudará a divulgar seus serviços como consultor.

Segundo Lovelock (1984), o consultor deve lembrar que a divulgação de seus serviços tem algumas características básicas:

  • Intangibilidade – o serviço de consultoria não pode ser visto ou analisado antes de ser comprado pela empresa.
  • Inseparatibilidade – deverá existir um limite físico de tempo para atender a cada empresa.
  • Variabilidade – Os serviços variam de acordo com o momento de seu desenvolvimento e operacionalização.
  • Pericibilidade – Os serviços de consultoria não podem ser armazenados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com