TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Consultoria e Assessoria

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 3

   Fichamento – Assessoria, consultoria, auditoria, supervisão técnica

1 - O conceito de assessoria e consultoria se dá pela ação desenvolvida por profissionais com conhecimentos na área que toma a realidade como objeto de estudo e que tem a função de propor caminhos e estratégias ao profissional ou a equipe que assessora, que tem a autonomia de fazer a adesão ou não. É um profissional atualizado, criativo, que consegue ter uma leitura crítica da realidade e da conjuntura e capacidades de apresentar claramente suas posições.

2 – As reflexões sobre consultoria e assessoria no Serviço Social são marcadas por uma imprecisão sobre o tema e pela ausência de referência teórica devido à importância relativamente recente dada a essa área. O conhecimento atual dessa área que se tem vem de outras áreas do conhecimento como a administração de empresas que visa a maximização de lucros.

3 – A assessoria pode ser vista como uma forma de acompanhamento e monitoramento de uma determinada demanda, junto a um grupo ou vários grupos que a executam, em que o assessor normalmente não tem vínculo permanente com o local da prestação e realização do serviço. Normalmente são solicitadas pela equipe institucional, que atua diretamente na organização ou como em alguns casos pelos representantes da gestão.

4 – A consultoria expressa um espaço qualificado de reflexão e intervenção do Serviço Social, permitindo a interlocução entre os profissionais acerca de seus problemas e aflições cotidianas em busca de encaminhamentos alternativos, e exige daquele que se propõe a ser consultor um profundo conhecimento técnico e institucional.

5 – Assessoria não é sinônimo de precarização, perca de tempo ou m ilitância política, seria uma maneira de expandir um leque de possibilidades para auxiliar o assistente social em suas atribuições em diversas áreas que vai desde a universidade, que é o espaço privilegiado baseando-se numa base teórica concreta.

6 - O trabalho do assistente social enquadra-se no setor de serviços. Embora seja um profissional liberal, inserindo-se no conceito de profissões regulamentadas, são trabalhadores, que na grande maioria não dispõem dos meios próprios e instrumentos de trabalho. Podem exercer seu trabalho na qualidade de empregado ou prestador de serviço de forma autônoma.

7 – As principais frentes de assessoria são a assessoria dos assistentes sociais aos profissionais da mesma profissão, que visa qu alificar o profissional e se compromete com a Universidade com a qualificação profissional continuada. A assessoria à gestão das políticas sociais, por exemplo, voltadas aos gestores públicos, privados e filantrópicos; aos conselhos tutelares, conselhos de direitos e de políticas; aos movimentos sociais, entre outros. E a terceira frente é a assessoria a organização política dos usuários, que está ligada as atividades dos profissionais de Serviço Social em seus locais de trabalho.

8 - Diferentemente do termo aplicado nos anos 70, o termo hoje vai além de supervisão, ele amplia a liberdade do assessorado em aceitar ou recusar as indicações colocadas pelo profissional.

9 - Nas entrevistas, os atendimentos prestados fazem parte das atividades específicas e especializadas do assistente social, visando aos objetivos empresariais tanto das consultorias quanto das empresas clientes, de melhoria da qualidade de vida e trabalho dos empregados e do clima organizacional, voltados para a produtividade e a lucratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com