TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Financiamento Estudantil

Por:   •  20/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.875 Palavras (16 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 16

FATEF FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Arielly Mota

Leonardo Fonseca

Taiani Silva

Thayane Normando

Vitória Isabelle Silva Mendes

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

FIES E PROUNI

São Vicente - SP

2016


FATEF FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

FIES E PROUNI

[pic 1]

São Vicente - SP

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DELIMITAÇÃO DO OBJETO        3

3.        OBJETIVO GERAL        5

4.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

5.        JUSTIFICATIVA        6

6.        METODOLOGIA        6

7.        DESENVOLVIMENTO        6

7.1        PROUNI        6

7.2        FIES        8

A.FASE DE UTILIZAÇÃO        10

B.FASE DE CARÊNCIA        10

C.FASE DE AMORTIZAÇÃO        10

8.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

9.        CRONOGRAMA        11

10.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        12

11.        APÊNDICE        13


  1. INTRODUÇÃO

A educação superior no Brasil éuma das maiores preocupações nos últimos anos, pois há uma grande parte da população que não continua os estudos após o ensino médio, principalmente aluno de rede pública, o que nesse caso pode ser causado por diversos fatores, tanto como questões de acesso, preparação, questões econômicas-financeiras etc.

A grande diferença e desigualdade entre os jovens que concluíram o ensino médio em rede privada que já ingressaram no ensino superior,em relação aos que concluíram em rede publica é visível.  Ainda existe essa dificuldade ao acesso a escolarização dos jovens de baixa renda.

Esse trabalho tem como objetivoo Programa Universidade para Todos (Prouni), elefoi criado pela Medida Provisória No 213/2004 e institucionalizado pela Lei No 11.096, de 18 de janeiro de 2005.E o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que tem por objetivo financiar o curso superior, esses dois programas são do Governo Federal.

Por meio do Prouni, os estudantes podem obter bolsas parciais (50%) ou integrais (100%) em faculdades particulares. Já o Fies concede o financiamento estudantil a juros baixos, de 3,4% ao ano, para pagar as mensalidades da faculdade privada.

  1. DELIMITAÇÃO DO OBJETO

A decisão de cursar o ensino superior e a escolha do curso, é um momento de extrema importância para os estudantes. Eles precisam analisar seus desejos, ambições e possibilidades. Em tempos de globalização, é clara a percepção da necessidade de capacitação/qualificação de mão-de-obra e do aumento de conhecimento na população.

Algumas pessoas dizem que a renda familiar ou a condição financeira, principalmente com pessoas de baixa renda, é um dos principais fatores que levam a não ingressarem ou desistirem de um curso superior.

Partindo desta explanação, este trabalho levanta o seguinte problema: A situação econômica financeira é um fator determinante dificultando o aluno a ingressar no ensino superior?

Um dos caminhos para realizar o sonho de um curso superior para os interessados com dificuldades financeirase que não conseguiram ingressar em uma universade publica, são os programas do Governo federal FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e o PROUNI (Programa Universidades para todos), onde o estudante pode ingressar em universidade privada. No caso do Prouni, o aluno pode conseguir bolsa integral ou bolsa parcial de 50% para o curso desejado, depende de alguns requitos que o programa exige, e o Fies onde os alunos com um desempenho positivo no ENEM e que têm avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação podem recorrer.Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.

Em uma pesquisa feita pela Carta Capital, com uma universitária que obteve o beneficiodo programa Prouni, a universitária Jualiana Vicente de 20 anos, ela cursou Psicologia, diz como se sente em relação a oportunidade de estudo.

“ ...Juliana é bolsista integral do Prouni, programa do governo federal que concede bolsas em instituições privadas para alunos de baixa renda. “Minha família tem muito orgulho e a faculdade mudou meu jeito de ver o mundo”, conta. ”. (CARTA CAPITAL, TORY OLIVEIRA 20/04/2013)

Muitos alunos conseguem realizar o sonho de ter um ensino superior graças a esses programas. Como o caso da Aline Azevedo de 17 anos que também enfrentava dificuldades financeiras para ingressar no ensino superior.

“... O Prouni possibilitou a minha formação e a busca por um emprego melhor”.(CARTA CAPITAL, TORY OLIVEIRA 20/04/2013)

Assim como o Prouni o Fies também beneficiou e continua beneficiando muitos universitários, como o caso do Lucas Modesto da Bahia, pesquisa feita pelo Instituto Lula.

“Obrigado a essa gestão que tem realizado muitos sonhos dos brasileiros".(O BRASIL QUE CONQUISTAMOS, INSTITUTO LULA 04/09/2014.)

Graças a esses programas do Governo Federal houve uma diminuição, considerável, no numero de pessoas que não tinham condições de ingressar em universidades privadas e fazer um curso superior, porém há pessoas que ainda desconhecem esses programas. Neste trabalho vamos levantar dados que nos mostrem quantos alunos pretendem fazer uma graduação e se eles possuem o conhecimento desses programas estudantis.  

  1. OBJETIVO GERAL

Esse trabalho tem como objetivo orientar os alunos do terceiro ano do ensino médio,os demais que já terminaram e não optaram por fazer uma faculdade, e aqueles que desconhecem os meios de se entrar em uma universidade com os programas que o próprio governo brasileiro tem a disposição, explicar duas formas para entrar em uma universidade, o Prounie o FIES, na cidade de São Vicente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (662.2 Kb)   docx (346 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com