TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Custo

Por:   •  6/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL – REUNIÃO ONLINE

Matriz de análise

Disciplina:  Gerenciamento de Custo

Turma: T1

Nome do Aluno: André Luiz Rohrs Correa

Introdução

Nas condições econômicas atuais, o custo é cada vez mais um recurso “apertado” na execução de um projeto. A cada dia que passa, temos a redução do custo e o melhor gerenciamento dele como uma grande obrigação. “Projeto é um esforço transitório único realizado para alcançar um resultado desejado”. Definição expressada no Guia de referência de projetos da APM (2012, Fundamento de gerenciamento de projetos, 2019):  

De posse dessa definição, temos que em relação à custo, o esforço citado será representado pela disponibilização de recursos que a organização fará, a fim de atingir o seu objetivo final. Por fazer parte da tríade de restrições de um projeto, em conjunto com cronograma e escopo, o custo deve ser bem administrado para que seja bem aproveitado e atenda as espectativas necessárias para entrega de determinado projeto.

O gerencimanto do custo é de suma importância para o sucesso do projeto. Se levarmos em conta que o recurso é de disponibilidade limitada (orçamento disponibilizado), a definição orçamentária das atividades a serem realizadas deve ser realizada de maneira eficaz, levando em consideração os recursos existentes, definindo os tetos orçamentários de cada uma, os responsáveis, as políticas das empresas envolvidas e considerando os pacotes de trabalhos definidos na EAP do projeto.

A estruturação orçamentária das atividades, serão de maneira direta o start do nosso gerenciamento de custo. Onde não queremos fazer o micro gerenciamento, porém não podemos apenas considerar o custo total do projeto como base, é necessário fazer a estruturação dentro dos pacotes para que possamos definir onde teríamos problemas caso seja necessário. O gerenciamento do custo será a atividade responsável por acompanhar o desenvolvimento dos custos ao longo do projeto, sua extrapolação ou suas folgas diante do orçamento.

Na confecção do Plano de Gerenciamento do Custo (PGC) devem ser utilizadas entradas, como o TAP onde encontraremos as premissas, restrições, prazos, informações referentes ao escopo e suas limitações e justificativa do projeto. Os fatores ambientais da empresa onde teremos as estratégias de cada empresa envolvida no projeto. Ativos de processos organizacionais, onde temos a base de conhecimento corporativo como principal influenciador. É preciso considerar lições aprendidas, histórico de informações acumuladas ao longo de realizações de projetos dentro da empresa.

Utilizando das ferramentas, técnicas, opiniões especializadas, reuniões de planejamento, conseguiremos confeccionar o Plano de Gerenciamento do Custo. O PGC será o responsável por fornecer as orientações de como o custo será gerido ao longo do projeto.

O PGC deverá possuir alguns pontos chaves listados abaixo:

  • A unidade de medida – custo por unidade de tempo, custo por unidades de distância, custo por unidade de peso, etc – a serem utilizadas como forma de referência;

  • Vinculos com processos organizacionais;
  • Descriminação dos itens “fora do escopo”;
  • Nível de exatidão dentro de faixa aceitável;
  • Regras para definição do desempenho;
  • Data de referência para custos, moeda, taxa de câmbio, etc;
  • Referências das considerações assumidas relacionadas a custos;
  • Descrição das restrições relacionadas a custos;
  • Limites para desvios dos custos, baseados na classificação ABC;
  • Formatos de relatórios;
  • Detalhamento do orçamento e reservas de riscos;
  • Classificação ABC por item de serviço ou recurso;

Considerações finais

Realizar o Plano de Gerenciamento de Custo é orientar e instruir a equipe de que maneira o custo será gerido ao longo de todo o projeto, sendo importante o conhecimento do documento por parte de todos os stakeholders, não só para ter o conhecimento, mas também para contribuir no acompanhamento dos custos, conhecimento das metologias e regras de gestão. O Plano será de suma importância, para o entendimento das prioridades do projeto, e atendimento das demandas definidas pela organização e stakeholders. Confeccionar o PGC é definir as regras e orientações necessárias para que o custo seja gerido da maneira mais eficaz, entendimento das limitações, com maior aproveitamento do orçamento para atendimento das necessidades do projeto e a execução do mesmo respeitando um dos pilares da tríade de limitações de um projeto, o custo.  

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (199.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com