TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gesso Como é Produzido?

Por:   •  24/3/2021  •  Resenha  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

Gesso

Como é produzido?

A produção do gesso (material branco e fino) se dá pela mineração e calcinação da gipsita, mineral natural produzido pela evaporação de mares. Essa gipsita passa por diversos processos até chegar a nosso produto final que é o gesso.

Realidade no estado de Pernambuco

Atualmente Pernambuco é o maior produtor de gesso do Brasil, responsável por mais de 90% da produção nacional, na qual 80% é destinado para a região sudeste e 20% para outras regiões. Para se ter uma noção chega a empregar mais de 9 mil pessoas diretamente e mais de 51 mil indiretos. Numa tentativa de ajudar a reduzir a informalidade o Estado de Pernambuco simplificou a cobrança de ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços) da cadeia produtiva de gipsita, gesso e derivados no Estado.

Nas empresas é possível observar grandes irregularidades tanto do espaço, quanto da situação de empregados. É comum acontecer acidentes entre os gesseiros relacionado ao uso inadequado de máquinas, inexistência de EPI’s ou jornada de trabalho não regulamentada. A maioria dos trabalhadores não têm vínculo empregatício, as vezes trabalham como autônomos ou com vínculo de trabalho precários, não se é estranho também jovens menores de idade que ainda não terminaram a escola se submeterem a carregar sacos de 50kg na cabeça durante o dia por uma pequena quantia de dinheiro.

Além das medidas adotas pelo governo como reduzir a fiscalização, é importante que se exija que o comprador final adquira um produto de origem legal, evitando que o seu nome seja ligado a um produto que tem origem baseada na violação de direitos humanos.

Algumas desvantagens e soluções para o setor

Atualmente o eucalipto reflorestado é usado como matriz energética pela própria indústria, o que já representa uma melhoria no processo em relação a lenha. Para tal substituição é viável se pensar no biogás, principalmente para tornar útil os aterros sanitários que vão transformar o lixo orgânico em energia limpa. Porém, para o futuro podem existir outras alternativas como o da produção de hidrogênio gasoso, ainda em fase de estudos pela necessidade de um catalisador altamente estável, chega a ser considerado por muitos países o combustível do futuro, por ter um alto poder calorífico e baixo impacto ambiental.

Quando se trata de agregar valor a um produto, é importante deixar ele com algumas características específicas, que no caso do gesso se trata dos pré moldados, como placas, blocos e painéis. Outra tentativa poderia ser produção do gesso alfa, de maior resistência que é bastante utilizado na fabricação de próteses dentária.

Um grande problema para o polo se trata do transporte de produtos, há anos se fala da Transnordestina a famosa ferrovia que se encontra abandonada. Com a ferrovia funcionando a todo vapor, o frete seria reduzido, e com isso, ampliaria a empregabilidade e a competitividade das empresas pernambucanas no mercado. A logística de transporte beneficiaria todo o estado e região, com efeito positivo até para o Meio Ambiente.

Público alvo

Temos como público alvo a construção civil, agricultura e na área da saúde na produção de próteses dentárias ou para imobilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com