TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DAS CAMPANHAS SOCIAIS COMO INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DAS MARCAS PELOS CONSUMIDORES FREQUENTES DO MONTES CLAROS SHOPPING CENTER.

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.815 Palavras (24 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 24

O IMPACTO DAS CAMPANHAS SOCIAIS COMO INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DAS MARCAS PELOS CONSUMIDORES FREQUENTES DO MONTES CLAROS SHOPPING CENTER.

Mailla Gabriela Dias Braga [1]

Marília Neves dos S. Ferreira1

Sebastião Marcelo do Amaral Borges1

Vinicius Rodrigues de Oliveira Lima1

Prof. Me. Caius Marcellus Reis Silveira2

Resumo: O presente artigo tem como tema “o impacto das campanhas sociais como influencia na escolha das marcas pelo consumidor do Montes Claros Shopping Center em Montes Claros-MG, com o objetivo de debater a influencia do Marketing Social nas decisões de compra dos consumidores por uma determinada marca. Sendo assim, as empresas tem se posicionado cada vez mais nesse assunto buscando focar suas estratégias na inovação de campanhas sociais com direcionamento ao mercado consumidor. Por meio de pesquisa, foi traçado perfil do consumidor, mostrando suas preferências e tendência a utilizar os serviços e produtos de lojas vinculadas ao uso do marketing social. Os resultados serão apresentados ao longo do artigo.

Abstract:

This article focuses on "the impact of social campaigns and influence in the choice of the consumer brands of Montes Claros Shopping Center in Montes Claros, Minas Gerais, in order to discuss the influence of Social Marketing in the purchasing decisions of consumers for a given mark. Therefore, companies have increasingly positioned itself in this matter seeking to focus their strategies on innovation with social campaigns targeting the consumer market. Through research, was traced consumer profile, showing their preferences and tendency to use the services and products of shops linked to the use of social marketing. The results will be presented throughout the article.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo tem o objetivo de discutir as implicações do Marketing Social nas decisões de compra dos consumidores do Montes Claros Shopping Center.

 É realidade que o que as empresas dependem do lucro para sua sobrevivência e o mesmo serve também de medição do sucesso que tiveram em atender a necessidades de bens e serviços dos seus clientes.

Muitos aspectos da vida da empresa fogem às simples considerações contábeis. Os resultados demonstrados no balanço econômico podem parecer brilhantes e promissores e, contudo, os verdadeiros objetivos da empresa talvez não tenham sido atingidos. Faz-se assim a busca de estratégias a fim de se impor no mercado e construir uma imagem positiva frente à sociedade.

Atualmente é perceptível o desejo das pessoas por uma mudança social, seja em seus estilos de vida, na economia e em seus sistemas sociais e em suas crenças e valores. Isto se deve ao fato de que as coisas estão se desenvolvendo de uma maneira tão rápida que as pessoas notam uma constante revolução de expectativas crescentes. No cenário atual, percebe-se que as mudanças com mais aceitação são aquelas planejadas e voluntárias. Essas mudanças sociais, políticas e econômicas, não poderiam passar despercebidas pelo marketing e, em particular, pelo marketing social.

O presente artigo faz uma discussão teórica, retomando aspectos essências do marketing, como os conceitos de marketing e campanhas publicitárias. Apresenta importância do administrador dentro do marketing social, no sentido de responsabilizar-se pela implementação das ações de marketing, acompanhando e avaliando os resultados obtidos, e procedendo às mudanças ou correções necessárias para o êxito do empreendimento social desenvolvido pela organização.

Em seguida, por meio de pesquisas envolvendo a aplicação de questionários aos consumidores do shopping, o artigo traça perfil do consumidor, mostrando suas preferências e tendência a utilizar os serviços e produtos de lojas vinculadas ao uso do marketing social.

Finalmente, o trabalho mostra as implicações das campanhas sociais na decisão do consumidor, analisando como o marketing social - embora outros aspectos também se imponham como o preço - se faz importante como estratégia para consolidar uma imagem positiva frente à sociedade.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

2.1 Marketing

A palavra Marketing refere-se às relações comerciais existentes entre a empresa e seus clientes. De acordo com Las Casas:

“Marketing é a área de conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem- estar da sociedade”. (Las Casas, 2000, p.26).

Segundo Kotler (1998, p.27), ‘’Marketing é o processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. ’’

Com o passar dos anos o conceito de marketing foi aperfeiçoando cada vez mais com o aprofundamento de novos estudos e com a evolução de novas tecnologias, sendo assim o conceito de Marketing se modernizou e foi passando pela seguinte evolução citada por Kotler (1998, p.35): ‘’orientação para produção; orientação para o produto; orientação para as vendas; orientação para o marketing; orientação para o marketing societal’’.

A orientação voltada para o consumidor constitui através de identificar e satisfazer os desejos e necessidades de seus clientes, mas satisfazê-lo de forma a adequar um preço pelo qual o consumidor aceite pagar para adquirir um bem ou serviço.

O marketing passa a ser norteado através de três pontos básicos: 1 - Os bens e serviços devem ser produzidos de forma orientada para o consumidor; 2 - Deve haver uma integração das mais diversas partes da empresa para atender as finalidades definidas; 3- O principal objetivo das empresas é a obtenção de aperfeiçoar o lucro a longo prazo.

Para obter maiores resultados, o marketing atenta-se não somente para os fatos vinculados a mercadoria, mas também aos valores oriundos da mesma, sendo assim, ele poderia ser visto como a engenharia que integra fatos e valores com o objetivo de alcançar lucro máximo para a organização. Neste caso, o marketing deve agrupar  o todo da organização envolvendo todas as partes nela existentes, desde a entrada do insumo na produção até a saída do produto acabado.

O conceito e os limites da ação do marketing são complexos e polêmicos. O Dicionário de Termos de Marketing de Moreira, Pasquale e Dubner (1996), explora quatro exemplos/definições para a palavra marketing, onde se classifica como ‘’conjunto de atividades``, ou  ‘’técnicas`` ou até mesmo como ‘’processos``.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (341 Kb)   docx (164.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com