TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Ambiental da Sociedade Industrializada

Por:   •  21/9/2016  •  Artigo  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 4

SOCIEDADE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

ATIVIDADE AVALIATIVA – UA 06

Aluno: _Felipe Augusto Godoy de Souza        ___________________Pólo: Bragança Paulista

Turma: _EAD Gestão Empresarial                                                                 

Esta tarefa tem por objetivo de falar sobre ambientalismo versus evolução tecnológica.

Trata-se de uma atividade avaliativa. Você receberá uma nota pela atividade realizada e também um feedback do seu mediador online.

Avaliação:

A atividade será avaliada de acordo com os seguintes critérios:

  • Coerência do texto;
  • Aderência do texto ao tema que foi solicitado;
  • Cuidado com a redação e uso da forma culta da língua portuguesa (escrita, concordância);
  • Respeito às normas ABNT para escrita científica;
  • Autenticidade do texto enviado pelo aluno (é necessário pesquisar e resumir e escrever suas reflexões e considerações);
  • Uso de referências utilizadas no texto (citação).

Enunciado da atividade.

Relacione a degradação do meio ambiente com as atitudes do ser humano, principalmente a partir da revolução industrial.

Qual seria, em sua opinião, a atitude mais racional a ser seguida?

Faça um texto entre 500 e 700 palavras.


O IMPACTO AMBIENTAL DA SOCIEDADE INDUSTRIALIZADA

        Muitos acreditam que o que é dito sobre o impacto ambiental da sociedade de hoje em dia não passa de um 'enchimento de saco de grupos ecológicos', ou 'eco-chatos', por assim dizer, pela razão de que até agora parece não haver efeitos visíveis ou graves na condição ambiental da região, mas o problema é que há um verniz de lógica e razão nisso, iniciado desde a febre desvairada que foi a Revolução Industrial iniciada no século XVIII.

        Enquanto não se deve negar o crédito devido da Revolução Industrial em avançar a sociedade para um nível social, político e econômico mais complexo, também não se deve ignorar que a forma desvairada e irresponsável na busca e processamento de recursos causou danos ao ambiente.  Citando Marciano Almeida Melo, em sua dissertação referente ao mesmo assunto no curso bacharelado de Direito pela Faculdade Cenecista de Osório, 'O surgimento de uma ideologia consumista nas linhas de produção capitalistas, deu origem ás primeiras reflexões quanto a atuação danosa do homem sobre a Natureza.  Para alimentar o consumismo emergente as conseqüências recaíam  na degradação do meio ambiente, naquela época, alienatária e sem nenhuma previsão sobre reposição daquilo que se estava subtraindo da Natureza'.

        A adição de duas Guerras Mundiais, o crescimento proporcional da população, o avanço tecnológico e até mesmo as demandas diárias para sustentar a economia globalizada atual nos levaram á um ponto no qual o debate em relação aos recursos naturais não-renováveis, o efeito estufa gerado de séculos de produção industrial contínua e a idéia do desenvolvimento sustentável para minimizar os danos da sociedade industrial globalizada se tornou um assunto real.  Grandes esforços tem sido tomados para tal, visto o Protocolo de Kyoto assinado em 1997, visando um acordo internacional para a redução da emissão de gases, e a recente introdução do debate á respeito do uso de técnologias limpas, aquelas que, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), "Produzem pouco ou nenhum resíduo e/ou impacto ambiental".  Começamos á ver um advento disso, não apenas na idéia da tecnologia eólica ou solar para geração de energia, mas também com a introdução dos carros elétricos e até esforços das companhias de tele-comunicação, para que o descarte de telefones celulares, computadores e seus componentes causem o menor impacto ambiental possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (221.9 Kb)   docx (746.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com