TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento e implementação de uma metodologia para cálculo do custo de uma pequena empresa para extração e industrialização de recursos minerais na produção de soluções refratárias

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento e implementação de uma metodologia para cálculo do custo de uma pequena empresa para extração e industrialização de recursos minerais na produção de soluções refratárias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 7

METODOLOGIA DE APURAÇÃO DE CUSTOS, VOLTADA PARA A TOMADA DE DECISÃO, EM UMA EMPRESA DE EXTRAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS

Fabricio Molica de Mendonça (UFSJ) Tiago Ribeiro Ferreira (UFSJ) Mateus Teixeira Correa (UFSJ) Carlos Eduardo Durange de Carvalho Infante (UFRJ)

Resumo O presente artigo busca desenvolver e implementar, por meio de um estudo de caso, uma metodologia para a apuração de custos em uma pequena empresa de extração e industrialização de recursos minerais, na produção de argamassas para não refraatários localizada na cidade de São João del-Rei-MG, capaz de fornecer informações relevantes de custos e formação de preços, de modo a auxiliar no processo de tomada de decisão. A partir do mapeamento do processo de produção, foram elaboradas planilhas de registro e cálculo de material direto, mão de obra, gastos indiretos de fabricação e despesas. Foi desenvolvida uma metodologia para apuração do preço de vendas de controle, de modo a permitir comparações com o preço praticado. Para condensar as informações e obter um instrumento de auxílio à tomada de decisão, foi desenvolvido um modelo de demonstração de resultado com base no custeamento marginal. Dentre as informações relevantes, atualmente obtidas, ressalta-se a importância da análise dos custos, dos volumes, das despesas e a análise da margem de contribuição unitária e total de cada produto. Tais informações auxiliam o desenvolvimento de estratégias de competitividade e sobrevivência da empresa no mercado.

Palavras-chaves: Metodologia de custeio; informação; formação de preço, custos de produção

8 e 9 de junho de 2012

ISSN 1984-9354

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO

8 e 9 de junho de 2012

- 2 -

1 – INTRODUÇÃO

Grande parte da competitividade das empresas está ligada à sua capacidade de colocação no mercado de produtos que atendam às necessidades dos consumidores, garantam um padrão de qualidade e, ainda, sejam oferecidos por um preço que o consumidor esteja disposto a pagar, levando em consideração o poder aquisitivo, o valor do dinheiro, as alternativas de escolha e as práticas de mercado.

O preço, então, é dado pelo mercado e o lucro é obtido pela diferença entre o preço estipulado pelo mercado menos custos e despesas. Isso gera a necessidade de maior controle nos elementos custos e despesas, para que se possa auferir maior margem de lucro. A falta desse conhecimento acaba provocando decisões arbitrárias que pode comprometer a sobrevivência de uma empresa.

Essa é a realidade de empresas do setor de extração e industrialização de produtos minerais, como por exemplo, os produtores de argamassas para não refratários, que, nos últimos anos, em virtude do aumento de concorrentes, tanto nacionais quanto estrangeiros, estão apresentando dificuldades na análise da formação de preço, com base no preço do concorrente, em virtude da falta de instrumentos capazes de coletar e produzir informações relevantes de custos e despesas.

Baseado neste raciocínio percebe-se que a adoção de estratégia de sobrevivência e competitividade exige da empresa: a) conhecer seus custos e despesas minuciosamente; b) conhecer os fatores que realmente causam suas variações; c) desenvolver relatórios que contenham informações relevantes para a tomada de decisões.

Assim sendo, para uma administração eficiente da empresa, acredita-se que, além de outros fatores externos, torna-se necessário o desenvolvimento de um sistema de custos capaz de gerar informações que reflita o valor econômico dos resultados e que possa subsidiar a tomada de decisões. Essas informações devem ser simultaneamente confiáveis; fornecidas em tempo hábil; e, ainda, relevantes.

Dessa forma, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma metodologia de apuração de custos, capaz de fornecer informações úteis para a tomada de decisão em uma pequena empresa de extração e industrialização de recursos minerais, produtora de argamassa para não refratário, localizada na cidade de São João del-Rei, no Estado de Minas Gerais.

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO

8 e 9 de junho de 2012

- 3 -

Mais especificamente este estudo pretendeu a) Mapear o processo de produção dos diferentes tipos de produtos, bem como o fluxo de informações de custos; b) Estruturar planilhas de apuração e controle de material direto, de mão de obra direta, de gastos indiretos de fabricação e de despesas; c) Desenvolver uma metodologia para formação de preço dos produtos, com base em custos, de modo a criar indicadores de comparação com os preços praticados no mercado; d) Elaborar uma metodologia de apresentação da Demonstração do Resultado que gere informação necessária para a tomada de decisão, tais como: a margem de contribuição de cada produto, impacto dos preços formados e praticados nos resultados da empresa, ponto de equilíbrio e outros.

2 - REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 – A contabilidade de custos como ferramenta para tomada de decisões

A contabilidade é um dos instrumentos do controle utilizados para a tomada de decisões, pois, é por meio dela que as atividades de produção e não produtivas podem ser diariamente acompanhadas, registradas todas as ocorrências da empresa. O processo de contabilização ocorre mediante o registro de todas as operações que envolvem os setores de produção e administração (CREPALDI, 2011).

Dentro da contabilidade, ressalta-se a importância da contabilidade de custos em que, segundo Leone (2010), é o ramo da função financeira que tem por finalidade acumular, organizar, analisar e interpretar os custos dos produtos, dos inventários, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição com o propósito de determinar o lucro, controlar as operações e auxiliar no processo de decisão.

Nesse sentido, Martins (2010) afirma que a Contabilidade de Custos tem duas funções relevantes: controle e auxílio à tomada de decisão. Como controle, sua missão é fornecer dados para o estabelecimento de padrões e orçamentos, de modo a servir de comparação com o realizado ao longo do tempo, visto que o controle significa conhecer a realidade, compará-la como o que se esperava ser, localizar divergências e tomar medidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com