TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LEVANTAMENTO E ANALISE DAS PRATICAS DO EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SEUS PRINCÍPIOS

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.239 Palavras (25 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 25

LEVANTAMENTO E ANALISE DAS PRATICAS DO EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SEUS PRINCÍPIOS.

Flavia Moreira Leite da Silva Morais

RESUMO

Esta e uma pesquisa documental e foi desenvolvida com base na discussão dos autores da revisão bibliográfica documental, embasados pelas análises dos documentos da organização obtidos através do portal da empresa pesquisada. O estudo busca fazer um levantamento e analise das praticas da empresa A. F. Souza, verificando se ela atende todos aos princípios básicos do empreendedorismo sustentável. A pesquisa aponta que a empresa possui praticas de empreendedorismo sustentável e que ela adotou esse modelo de gestão por ser rentável, ao mesmo tempo em que e socialmente e ambientalmente corretas, trazendo longevidade para a mesma.

PALAVRAS CHAVE: Valores e governança corporativa; empreendedorismo sustentável; responsabilidade ambiental.

                           

INTRODUÇÃO

O tema central do presente artigo tem a finalidade de analisar se a empresa pesquisada pratica o empreendedorismo sustentável e se tem práticas que são economicamente viáveis socialmente justas e ambientalmente corretas.

Nesse sentido apresentam-se um uma pesquisa e um estudo de caso documental, realizada na empresa A. F. Souza que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto, corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, e infantil localizada em Cajamar no estado de São Paulo. Esse procedimento de pesquisa permite que seja respondida a seguinte pergunta relacionada ao tema central: A empresa pesquisada pratica o empreendedorismo sustentável e tem práticas que são economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas?

Com base na pergunta central foram definidos os objetivos desse trabalho, sendo o objetivo geral, definir o nível de incorporação da sustentabilidade empresarial na empresa pesquisada, demonstrando se a mesma tem práticas empreendedoras sustentáveis e o quanto à mesma está preocupada com os princípios básicos da sustentabilidade.

Para que sejam demonstradas as etapas a serem cumpridas e, a fim de que o objetivo geral seja cumprido, o objetivo específico delimita-se em verificar se há comprometimento da empresa pesquisada com os aspectos econômicos, sociais e ambientais da sustentabilidade empresarial; verificar, entre as dimensões financeiras, social e ambiental da sustentabilidade, qual predomina como preocupação emergente da empresa pesquisada; apresentar de forma indireta a prosperidade que se pode alcançar tendo um empreendimento sustentavelmente correto.

A análise dos dados coletados no estudo de caso é elaborada com base nos seguintes conceitos: Valores e Governança Corporativa; Stakeholders; Empreendedorismo Sustentável; Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental.

 De acordo com a pesquisa, pode-se verificar que a empresa “A. F. Souza” é uma grande organização e possui muita experiência, pois já atua no mercado desde 1969 que no setor de produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumariacabelosproteção solar, e infantil. Para manter-se firme e forte no mercado, adotou o modelo de governança corporativa o que deu, mas transparecia e crescimento e longevidade para a empresa, em 1999 iniciou projetos com as comunidades para fornecimento da matéria prima de seus produtos buscando um diferencial das demais empresas que já atuava no mercado adotando um modelo de empreendedorismo sustentável que foi lapidado ate os dias de hoje.

 O tema escolhido tem a finalidade de analisar as pratica sustentáveis dentro das organizações, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do mesmo foi o estudo de caso documental este método busca e investiga documentos relevantes para esta pesquisa fazendo o levantamento dos dados através da coleta de informações necessária.

Este estudo tem grande importância para o desenvolvimento da empresa, pois o mesmo poderá contribuir para o seu crescimento ajudando na melhoria da sua imagem, crescimento e longevidade etc... A empresa terá essas melhorias se adotar sugestões e continuar adotando as suas praticas e se tornando cada vez, mas sustentáveis, tomando cuidado durante decisões que possam causar impacto negativo na sociedade ou no meio ambiente sem foca apenas no valor econômico da empresa.

O artigo se estrutura em quatro capítulos, a saber: capítulo 1 – Revisão bibliográfica, quando são apresentados os conceitos que embasam a pesquisa; capítulo 2 – Metodologia, onde é apresentado o procedimento metodológico, caracterizado o objeto de estudo e apresentada a forma de análise dos dados coletados. No capítulo 3 – Resultados e discussão são apresentados e discutidos os aspectos levantados no estudo sobre Valores e Governança da Empresa e; Práticas de Empreendedorismo Sustentável: Responsabilidade Social e Ambiental da Empresa com uma análise feita à luz dos conceitos apresentados no referencial teórico. Finalmente, o capítulo 4 – Conclusão, no qual é retomada e respondida à questão de pesquisa e, também são indicadas limitações do estudo, além de sugerir caminhos futuros para outras pesquisas.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Considerando o tema do estudo de caso foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os seguintes temas: Valores e Governança Corporativa; Stakeholders; Empreendedorismo Sustentável; Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental.

Essa pesquisa embasou a construção de um quadro teórico que possibilita a análise da realidade da organização pesquisada. Dessa forma, foi realizada uma busca nos bancos de dados em sites idôneos como Instituto Brasileiro De Governança Corporativa (IBGC) Scientific Electronic Library Online (Scielo) em livros da biblioteca virtual da Universidade Metodista e em Revistas eletrônicas, Nessas fontes, foram procurados artigos relacionados aos temas acima apresentados, publicados a partir de 2002, chegando-se assim à revisão bibliográfica apresentada a seguir.

1.1 Valores e Governança Corporativa

1.2 Stakeholders

1.3 Empreendedorismo Sustentável

1.4 Responsabilidade Social

1.5 Responsabilidade Ambiental

  1. Valores e Governança Corporativa

Para ter um bom nível de governança corporativa dentro das organizações se faz necessário que as empresas tenham um conjunto de valores e princípios, cada empresa deve constituir seu próprio conjunto, mas para que esse passo seja dado e necessário que a missão e visão estejam bem claras para que não reste duvidas para os colaboradores e nem para os clientes todos esses princípios devem esta pautado em princípios éticos Junior (2015, p. 29) diz que “A ética normalmente tem relação direta com padrões estabelecidos que distingue o que e certo ou errado”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (231.6 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com