TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO DAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE SILAGEM NA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO/PR

Por:   •  2/5/2016  •  Artigo  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 9

LEVANTAMENTO DAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE SILAGEM NA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO/PR[pic 1]

Mayara Stheffany Rodrigues¹

¹ Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Integrado de Campo Mourão – PR. E-mail: mayarastheffany@gmail.com.

Resumo: A silagem é o produto final da fermentação, feita por bactérias, em forrageiras que são cortadas e armazenadas. Todo processo que as forrageiras passam quando bem preparadas e bem armazenas contem o valor nutritivo semelhante às forrageiras verdes e denomina-se ensilagem. A ensilagem de alta qualidade depende do manejo adequado e boas práticas, antes e depois do processo. Todos os processos e fatores de manejo adequados estão sobre controle dos produtores, o manejo da lavoura, a escolha do híbrido, passando pela ensilagem, o teor de matéria seca, tamanho de partículas, densidade, tipo de silo, uso de aditivos, vedação, até a forma de retirada, formulação da dieta e manejo de cocho, são fundamentais. A silagem é utilizada principalmente na alimentação de bovinos, podendo substituir o pasto durante o período de seca; e em confinamento é muito usada junto com os grãos e farelos. Os benefícios proporcionados pela produção de silagem incluí um maior número de animais por unidade de terra e uma maximização da produção em épocas de seca, além de ofertar animais bem nutridos e garantir uma armazenagem de grande volume de alimento em pouco espaço. O presente trabalho teve como objetivo fazer o levantamento das práticas de silagem na região de campo mourão, onde foram submetidos a pesquisas a campo dez produtores voltados para a produção de leite, o qual todos possuem a pratica do emprego da silagem em parte ou totalidade na nutrição dos seus animais.  

Palavras-Chave: conhecimento, ensilagem, forrageiras, técnicas.

INTRODUÇÃO

O Brasil é o maior produtor de carne bovina do mundo e possui o maior rebanho comercial, correspondendo a cerca de 15% do total mundial. O Brasil também aparece como o quinto maior produtor de leite do mundo, com um crescimento anual de 4% (JÚNIOR; SANTOS, 2013).

O principal fator responsável pela alta produtividade e constante crescimento de produção no Brasil é a alimentação dos animais. A alimentação dos rebanhos brasileiros é baseada em forragens, cujo qual, a mais utilizada é a silagem de milho. (CRUZ et al, 2001)

A silagem é a forragem verde armazenada na ausência de ar e conservada mediante fermentação em depósitos próprios, chamados silos. Várias forrageiras, sozinhas ou combinadas podem ser ensiladas. O valor nutritivo da silagem vai depender principalmente da forrageira utilizada. (CRUZ et al, 2001)

A silagem de milho é a mais adotada entre os produtores de forragem e contém grandes vantagens por ter alta qualidade nutricional, alta produção por área, possibilidade de armazenagem por longo período de tempo e baixo custo por quilo de matéria seca. (CRUZ et al, 2001)

Além disso, a silagem proporciona um baixo custo de produção e contém uma boa aceitação por parte dos animais. (CRUZ et al, 2001)

A produção de silagem, principalmente de milho, tem suas desvantagens em função da sazonalidade. A sazonalidade é o período onde o produto tem maior produção, além de influenciar na produção, a sazonalidade conta com fatores como o clima e a conjuntura econômica nos custos e qualidade do alimento. (CRUZ et al, 2001)

As forragens mais comuns têm aproximadamente 80% do seu rendimento durante os seis meses mais úmidos do ano, acarretando, anualmente, uma safra e uma entressafra na produção pecuária baseada em pastagens, com reflexos econômicos negativos na exploração da atividade. (NOVAES, 2004)

Atualmente, as técnicas de produção de silagem estão bastante evoluídas e devido aos seus crescentes resultados o interesse de países importadores faz com que o número de suas exportações cresça. Por isso, o estudo e a utilização correta de silagem são fundamentais, pois não compreendem apenas a fase de campo, mas também é necessário que a forragem seja colhida, ensilada e armazenada para que tenha maior conservação dos nutrientes. (NOVAES, 2004)

O presente trabalho tem por finalidade a coleta de dados á campo com produtores de leite ou de corte que utilizam silagem como parte da alimentação/nutrição dos animais, além de expor e identificar os principais problemas e erros cometidos pelos produtores na elaboração da silagem e levar ao produtor melhor orientação sobre os pontos abordados, fazendo com que eles tenham conhecimento da boa prática na produção de silagem.

METODOLOGIA

         Foi realizada uma pesquisa de campo no qual foram abordados ao todo de 10 produtores sendo estes pecuaristas, voltados para a produção de leite, o qual todos possuem a pratica do emprego da silagem em parte ou totalidade na nutrição dos seus animais. Esta pesquisa foi realizada no mês de agosto, os dados coletados foram de produtores das cidades de Campina da Lagoa, Alto Palmital e Boa Esperança.  

Os pontos abordados foram o custo total estimado da produção de silagem por Hectare; Custo fixo na elaboração da silagem; Custo variável para a produção; se o produtor realizava a comercialização da silagem; se era utilizada outra espécie forrageira diferente do milho para silagem; se a sua produção era em área própria e se o produtor contabilizava o uso da terra no valor da silagem; o maquinário utilizado era próprio ou oriundo de arrendamentos ou através de empréstimos de maquinários; qual o custo-benefício comparando a silagem com outros alimentos volumosos; como o produtor decida a época certa para realização do corte da cultura a ser ensilada; qual a quantidade de massa em toneladas de produção por hectare; se é feita algum tipo de analise na silagem como analise bromatológica para determinar a qualidade do alimento; se a projeção do silo foi corretamente feita para que de acordo com a ingestão diária por animal; qual o tempo gasto desde o corte da cultura até o fechamento e vedação do silo; qual o período de tempo que a silagem é fornecida aos animais; quantos animais o produtor possui na propriedade; e do total quantos recebem silagem na alimentação diária; quanto a utilização de inoculantes ou produtos semelhantes no preparo da silagem; quais as estimativas de perdas; qual o tamanho das partículas na hora do corte e se são uniformes; qual tipo de lona é utilizada para o fechamento e vedação do silo e qual a fatia diária em cm o produtor fornece aos animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (197 Kb)   docx (79.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com