TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MANUAL DEVOLUÇÃO DE DESCARTE

Por:   •  5/11/2020  •  Monografia  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 7

MANUAL – DEVOLUÇÃO DE DESCARTE[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Devolução de Descarte

        

DEVOLUÇÃO DE DESCARTE

A devolução de Descarte é para produtos que foram trocados em seu PDV mas foram vendidos por outro PDV.

  • Devolução de Produtos (apenas RELÓGIO, LINHA GRAU, BAGS e VALE PRESENTE).
  • Somente RELÓGIO e LINHA GRAU que contém carta de autorização de troca vinda do SAC/Controle de Qualidade/Assistência Técnica.
  • BAG não precisa de carta de autorização para devolver.
  • Operação utilizada somente para produto que NÃO contém uma nota fiscal de origem (produto deu entrada na empresa via TROCA DE MERCADORIA de clientes).
  • Vale Presente - Após o uso do Vale-Presente no pagamento de um produto, ele recebe o status de GASTO e deve ser devolvido a franqueadora para reembolso desse valor.

REMESSA PARA DESCARTE

Para realizar a devolução de produtos (RELÓGIO e GRAU) que não têm origem de compra (não houve entrada de notas fiscais que contenham o produto), a devolução dos produtos passa a ser feita por uma nota fiscal de natureza REMESSA PARA DESCARTE.

[pic 4]

Antes de iniciarmos a emissão da nota fiscal de Remessa para Descarte, devemos abrir chamado no SAC. Para realizar esta solicitação, devemos puxar um relatório de Histórico de Movimento onde comprovamos que o produto que está em nosso estoque, foi adquirido por uma troca oriunda (troca de outro PDV).

RELATÓRIO HISTÓRICO DE MOVIMENTO

Para gerar o relatório acesse o Microvix ERP > Suprimentos > Estoque > Relatórios > Histórico Movimento, no campo período, selecione um período aberto (ex. de 01/01/2010 até o dia de hoje).

[pic 5]

No campo Código, clique na lupa para pesquisar a referência do produto que não tem origem, este campo não aceita inserir referência do produto, somente código. Ao visualizar o resultado da pesquisa, clique no código do produto para voltar a tela anterior com o código do produto já inserido no campo. Clique no botão GERAR RELATÓRIO para prosseguir.

[pic 6]

No relatório, visualizamos todas as movimentações de entrada e saída do produto, no caso de um produto sem origem, não encontraremos nenhuma entrada da mercadoria via compra de mercadoria do fornecedor FORTUNA, ou então a mesma referência já foi devolvida anteriormente, consumindo sua quantidade de devoluções disponíveis (ex. comprei 2, só posso devolver 2, o 3º é um produto sem origem).

Na imagem abaixo verificamos que o produto LV.MT.0147.0101 não contém nenhuma movimentação de entrada (E) em nome da FORTUNA, feita esta validação, faça o print desta tela e salve no seu computador.

[pic 7]

OBS. Caso o usuário não tenha acesso ao relatório de Histórico Movimento, o mesmo deverá solicitar ao administrador do portal (franqueado) a liberação este relatório pelas permissões de usuário. O caminho para alterar as permissões de usuário é Microvix ERP > Empresa > Segurança > Configurações de Usuários (consultar tópico 4.2.1 do Book de Treinamento Microvix).

ABERTURA DE CHAMADO PARA DEVOLUÇÃO - DESCARTE

Para abrir chamado no SAC para devolução de descarte acesses: Extranet > Suporte > SAC ou SAF> Abertura de Chamados > Abertura de Chamados/Novo Chamado.

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


Deixe a opção ATENDIMENTO LOJA selecionada > Tipo de Contato: DEVOLUÇÃO > Assunto: SOLICITAÇÃO/AUTORIZAÇÃO>em seguida pressione o botão CONTINUAR.

[pic 11]

[pic 12]

Ao abrir o formulário de preenchimento, 1- Selecione o tipo de Devolução DESCARTE > 2- Selecione qual produto irá devolver (casos de BAG e VALE PRESENTE são somente essas três perguntas) > 3 - Anexe o relatório de histórico de movimento > 4 - Pressione o botão enviar.

[pic 13]

Em casos de GRAU e RELÓGIO abrirá uma pergunta onde deverá ser informado o número de Autorização de Troca gerado pelo SAC ou Assistência Técnica.

[pic 14]

Após pressionar o botão ENVIAR, será gerado um protocolo para acompanhamento do seu chamado, aguarde o recebimento de e-mail com a autorização para seguir com o envio de sua devolução.

[pic 15]

Caso esteja tudo correto com o relatório enviado, o Departamento Fiscal aprovará sua Devolução, você será comunicado através de e-mail, esteja sempre atento ao e-mail registrado na abertura de chamados.

Após a aprovação, chega o momento de gerar a Nota Fiscal e enviar a remessa com a carta de Autorização Impressa.

COMO FAÇO PARA EMITIR NOTA FISCAL PARA DEVOLUÇÃO DE DESCARTE

Para realizar a devolução de produtos (relógio e grau) que não têm origem de compra (não houve entrada de notas fiscais que contenham o produto), a devolução dos produtos passa a ser feita por uma nota fiscal de natureza REMESSA PARA DESCARTE.

[pic 16]

Após receber por e-mail a autorização da devolução de produtos sem origem, devemos iniciar o processo de emissão da Nota Fiscal de Remessa para Descarte. Acesse o Microvix ERP > Faturamento > Emissão de Nota Fiscal, preencha o formulário conforme informações abaixo:

  • Código do Cliente – 10 Fortuna.
  • Série – Selecione a sua série utilizada na emissão de Nota Fiscal.
  • Natureza de Operação - Outras saídas não especificadas (1003).
  • Vendedor – Quem está realizando a operação ou COMPRADOR (padrão).
  • Tabela de Preço – Atacado
  • Depósito – Devolvidos (com defeito) (2).

[pic 17]

Na tela de produtos da Nota Fiscal, clique no botão INSERIR ITENS.

[pic 18]

Pesquise a referência do produto (utilize a forma de pesquisa NOME), insira a quantidade a ser devolvida e clique em PROSSEGUIR.

Após inserir todos os produtos que não tem nota fiscal de origem, clique em PROSSEGUIR novamente.

[pic 19]

Na tela de Dados e valores da nota, selecione o plano de pagamento DINHEIRO, e prossiga.

Na tela de Contabilidade, selecione o Histórico DEVOLUÇÃO DE COMPRA, e o centro de custo referente a sua empresa (ou a opção disponível), depois clique em CONFIRMAR para salvar a operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com