TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MANUAL DO JOGADOR

Por:   •  19/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  25.064 Palavras (101 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 101

MANUAL DO JOGADOR GI-MICRO Jogo de Empresas Simulação Empresarial

Prof. Bruno Hartmut Kopittke, Dr. 2001

« CONVITE » « CONVITE »

A sua empresa desenvolveu um novo eletrodoméstico, que foi lançado há meio ano no mercado e obteve boa aceitação. Para dinamizar as vendas e descentralizar a produção, foram criadas várias unidades regionais iguais que vão fabricar o produto para os mercados nacional e internacional e concorrerem entre si.

O seu grupo foi escolhido para compor a equipe dirigente de uma dessas unidades, devendo tomar decisões que envolvem empréstimos, mão-de-obra, compra de equipamentos, etc. Os preços e a propaganda, equivalentes para todas as unidades até o presente momento, passarão a ser de responsabilidade do grupo. A qualidade do produto fabricado é idêntica em todas as unidades e depende, exclusivamente, das regras estabelecidas pela matriz.

O desafio está posto. A capacidade de tomar decisões, de definir estratégias, de planejar e controlar a utilização dos recursos disponíveis será o diferencial competitivo que sua unidade terá para perpetuar-se no mercado.

Boa Sorte!

"...o homem não joga senão quando, na plena acepção da palavra, é "...o homem não joga senão quando, na plena acepção da palavra, é homem, e não é totalmente homem senão quando joga”. homem, e não é totalmente homem senão quando joga”. homem, e não é totalmente homem senão quando joga”.

Schiller Schiller

« INTRODUÇÃO » « INTRODUÇÃO »

Bem vindo ao mundo do GI-MICRO!

O GI-MICRO é um jogo que simula a vida empresarial através de um modelo que considera as principais variáveis do ambiente industrial.

Para explicar o funcionamento do jogo, este manual está organizado em sete partes:

🙶 A primeira delas explica as características do jogo, qual é sua dinâmica e quantas pessoas participam.

🙶 A segunda parte mostra quais são as funções que os jogadores podem assumir na empresa. 🙶 As regras do jogo são descritas na terceira parte. E junto com as regras, o manual apresenta explicações de como funcionam as variáveis que estão em jogo. Além disso, foram relacionadas algumas dicas para uma boa administração da empresa.

🙶 Na Parte 4, o leitor poderá saber se já está em condições de iniciar o jogo, respondendo aos testes ou questionários de avaliação. Os questionários Contem perguntas sobre as diversas áreas da empresa. Além disso, detalha-se melhor o ambiente do mundo GI-MICRO. São dadas dicas sobre uma decisão muito importante: Preços.

🙶 A Parte 5 explica, passo a passo, como colocar em prática as decisões tomadas pelo grupo. Na dinâmica do jogo, trata-se da folha de decisões, a entrada de dados no sistema. 🙶 As fontes de informação de que dispõe o jogador estarão explicadas na Parte 7. Trata-se da saída de dados do sistema, ou seja, as diversas formas de avaliar a empresa e o ambiente para a tomada de decisões sobre as próximas jogadas.

🙶 Finalmente, a Parte 7 apresenta um guia para consulta rápida das regras do jogo e fórmulas mais usadas. As informações desta parte foram compiladas do manual, visando facilitar a tomada de decisões.

Prepare-se então para entrar no mundo do GI-MICRO, escolha um papel e bom trabalho!

« ÍNDICE » « ÍNDICE »

« CONVITE ».....................................................................................................1 « INTRODUÇÃO ».......................................................................................... 3 PARTE 01

« O QUE É O JOGO »....................................................................................1 Objetivo...........................................................................................................................................................1 Como funciona o jogo...............................................................................................................................1 Dinâmica do Jogo..........................................................................................................................................2

PARTE 02

« OS JOGADORES E SUAS FUNÇÕES »................................................ 4 Participação é fundamental ............................................................................................................... 4 Escolha o seu papel................................................................................................................................. 4 Princípios da Boa Administração...................................................................................................... 8 PARTE 03

« O QUE ESTÁ EM JOGO NA EMPRESA ».........................................10 2. Administração Financeira..............................................................................................................15 3. Administração da produção......................................................................................................... 17 4. Administração de Compras ............................................................................................................19 5. Administração de pessoal............................................................................................................. 21 PARTE 04

TESTE: SERÁ QUE JÁ ESTOU PRONTO PARA SER UM DIRETOR? ...........................................................................................................................23

QUESTIONÁRIO PARA O DIRETOR GERAL......................................................................................25 « O MUNDO GI-MICRO »......................................................................... 35 Como calcular os custos..................................................................................................................36 Elaboração de orçamentos .............................................................................................................. 40 Administrando a produção...................................................................................................................41 Efetividade da propaganda................................................................................................................42 Política de preços.................................................................................................................................43

...

Baixar como (para membros premium)  txt (158.1 Kb)   pdf (240.2 Kb)   docx (636.3 Kb)  
Continuar por mais 100 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com