TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MCDONALD'S DOS CABELEIREIROS

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  2.882 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Juliana Surrage  -  2032200.

1° Aplicação Prática – Teoria de Administração.

Estudo de Caso: O MCDONALD'S DOS CABELEIREIROS

Questões para Desenvolvimento:

1) A partir de pesquisas a respeito do Taylorismo e do Fordismo e de acordo com o que foi visto no material, retire do caso três características que se identifiquem com essas correntes da evolução do pensamento da Administração. (5,0 pontos).

Dentro das caracteristicas podemos destacar a primeira baseada no Fordismo,que assim como no século XX, ajudou a disseminar o consumo de carros entre todas as classes economicas, O Beleza Natural atende principalmente o consumidor de baixa renda. Chegando a atender mais de 20.000 clientes,empregando mais de 400 funcionários e vendendo mais de 600.000 potes de creme por ano. Gerando assim o ¨consumo em massa¨.

A segunda caracteristica baseada no Taylorismo seria a valorização da eficiência dos empregados. A linha de montagem que possui sete fases, onde cada fase é executada por uma mesma funcionária. Gerando agilidade e produtividade.

A terceira ainda baseada no Taylorismo seria a ampliação da eficaccia dos operários e os lucros, usando supervisão humana especializada para controlar os processos produtivos. O beleza Natural conta com um trio de auditores com visitas constantes em seus salões.

2)O título do caso sugere uma analogia entre a rede de fast food Mc Donalds e o referido Salão de Cabeleireiros. Explique a relação de semelhança relacionados entre as duas empresas.(5,0 pontos).

A ligação da cultura organizacional das duas empresas esta presente em algumas semelhanças como a Linha de Montagem, que possui sete fases diferentes (Entrevista, Divisão de Mechas, Lavagem, Aplicação de Creme, Hidratação, Corte e Penteado). Sendo que cada fase de trabalho é executada pelo mesmo funcionário. Gerendo assim agilidade e produtividade.

A padronização também é outro ponto inspirado nas redes Mc’Donalds, a padronização é rígida contando com um trio de auditores que checam uma lista de itens (música ambiente, estoque e quantidade de creme gasto). É evidente a inspiração do Mc’Donalds na gestão das lojas de Zica, com limpeza constantes e massificação do serviço, cada salão conta com uma linha de montagem e serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com