TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO DE MODA PLUS SIZE EM CAXIAS – MARANHÃO

Por:   •  2/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 7

O MERCADO DE MODA PLUS SIZE EM CAXIAS – MARANHÃO

Ana Paula dos Santos1; Jéssica da Silva Moura2;

RESUMO: A moda Plus Size é um fenômeno recente que tem crescido no Brasil. Objetivou-se pesquisar o mercado Plus Size em Caxias – MA com relação á satisfação do público alvo ao vestuário disponível e este seguimento como uma oportunidade de mercado. O diagnóstico se deu através de questionários aplicados a noventa (90) pessoas. Onde percebeu que 81% dessas pessoas encontram muitas dificuldades na hora de comprar as suas roupas. Diante desse resultado pode-se perceber a maioria das pessoas entrevistadas estão insatisfeitas com as roupas disponíveis no varejo, fazendo com que o mercado Plus Size seja uma oportunidade de negócio rentável para o varejo de moda em Caxias.

PALAVRAS-CHAVE: Manequim GG; Satisfação do Público; Oportunidade de Mercado.

INTRODUÇÃO

De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Riscos e proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em 2011 pelo Ministério da Saúde, estima-se que o percentual de obesos na população supera 15,8% e que mais de 48,5% da população brasileira está acima do peso. Considerando esta crescente tendência, um dos reflexos é o aumento da busca por produtos de moda para este público. Diante disso, o mercado de varejistas brasileiro, tem que buscar alternativas para atender ás necessidades atuais dos consumidores.

Em entrevista à Revista Sem Medida (2010), a modelo Plus Size, Fernanda da Silva e Souza afirma que esse movimento está tomando forma no Brasil e questiona o desinteresse de diversos setores da economia em investir e acreditar no potencial deste público. Segundo ela:

“O movimento Plus Size é jovem e está crescendo. Prova disso é o surgimento de diversos blogs e sites que falam sobre isso de forma construtiva. Aos poucos ele ganha a atenção das pessoas e da mídia. Com isso, todos vão perceber que trata-se de um nicho do mercado ainda não explorado e em fase de crescimento. A confecção nacional, com algumas exceções, é claro, não nos oferece roupas modernas, inovadas, estruturadas e "estilosas". O mercado é voltado para mulheres magérrimas, adolescentes fora do peso obrigatoriamente tem que limitar seu guarda roupa a legings, camisetões e jeans. Por outro lado, pergunte a qualquer proprietário de loja especializada, pessoas com manequins 46 a 52 consomem e muito” (SEM MEDIDA, 2010, ano 2, nº 4, p. 17).

Como pode se perceber através deste depoimento houve uma crescente mudança nos padrões de beleza, onde um número crescente de homens e mulheres estão deixando de lado a magreza e buscando uma moda direcionada para pessoas com uns “quilinhos” a mais. Porém, observa-se que os consumidores que usam manequim a partir do 44 costumam sofrer para se vestir, pois, no mercado brasileiro existem poucas alternativas de roupas e produtos de qualidade com designer moderno para esses consumidores. Muitas vezes as peças encontradas são mais caras, pelo fato de utilizarem mais tecidos na hora da fabricação.

De acordo com Valença (2009), a indústria do vestuário ainda não tem consciência sobre a necessidade e o desejo que as pessoas com sobrepeso têm de se vestirem. Esta autora defende que ter um corpo magro não é pré-requisito para ser considerado bonito. Além disso, aponta que a indústria ainda tem oferecido poucas alternativas de artigos de moda voltados a esse público.

Verifica-se que é necessário atender as necessidades dessas pessoas, criando um vestuário de qualidade, com peças adequadas e referidas a moda, colaborando assim, para o bem-estar desses consumidores. Uma vez que, de posse destes produtos, e consequentemente, com seu uso, estes consumidores podem estar inseridas no mundo fashion, em iguais condições, tanto no mercado de trabalho, quanto na vida social.

Pretende-se nesse estudo, efetuar um levantamento sobre as necessidades dos consumidores Plus Size, que de certa forma estão à margem dos padrões de moda. E por seguinte, demonstrar que o mercado deste seguimento em Caxias pode vir a se uma oportunidade rentável economicamente, pois há um número crescente de consumidores Plus Size e poucas lojas para atender aos desejos dessas clientes.

METODOLOGIA

Do ponto de vista dos procedimentos adotados para a coleta de dados, destacam-se as pesquisas bibliográficas e o levantamento que foi realizado, através de questionários, aplicados a noventa (90) pessoas com sobre peso e obesas no período de Novembro à Dezembro de 2013 na cidade de Caxias. Após aplicação dos questionários, os dados foram tabulados e submetidos à estatística simples, como cálculo de médias e freqüência relativa e apresentada de forma gráfica para melhor visualização e compreensão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na pesquisa realizada entre homens e mulheres com sobrepeso e obesidade na cidade de Caxias, através do questionário estruturado, identifica-se diversos aspectos, entre eles: Das 90 pessoas entrevistadas 60% conhecem o termo Plus Size, enquanto 40% nunca ouviram falar. Onde se pode perceber que mesmo estando em um mundo globalizado, com várias formas de se conseguir informação, há um desconhecimento muito grande da população a cerca desta temática. Quando perguntado aos 54 consumidores (60%) onde eles conheceram o termo Plus Size 29 deles (54%) afirmaram que conheceram esse termo através de programas e anúncios na televisão. Diante disso, há de ressaltar que cabe aos meios de comunicação uma melhor divulgação sobre este segmento, que está em ascendência no Brasil.

 

[pic 2] [pic 3]

Das 90 pessoas entrevistas, 61% têm idade entre 20 e 30 anos; 21% entre 31 e 40 anos; 8% entre 41 e 50 anos, e 10% entre 51 e 60 anos, conforme representado no Gráfico 01 (a). Nesse quesito, cabe destacar o valor expressivo de pessoas com menos de 30 anos, isto é, muito jovens, que possuem excesso de peso.

Com relação ao manequim que essas pessoas vestem, constatou-se que 64 deles (71%) usam o tamanho 44-48; 24 consumidores (27%) usam o tamanho 50-52; 2 consumidores (2%) usam o tamanho 54-56, conforme representado no Gráfico 01 (b).

No quesito relação com o peso, identificou-se que 18 pessoas (20%) afirmam que estão muito bem com o seu peso; 58 pessoas (64%) estão insatisfeitas com o seu peso e 14 pessoas (16%) estão muito insatisfeitas com o seu peso, conforme representado no Gráfico 01 (c).

[pic 4] [pic 5] [pic 6]

Gráfico 01: Idade, Manequim e Relação com o peso das pessoas entrevistadas.

Das 90 pessoas entrevistadas, 73 (81%) delas compram suas roupas em lojas de ruas; 5 (6%) em lojas on-line; 4 (4%) em lojas especializadas  e 8 (9%) em lojas em outras cidades, o que demonstra o Gráfico 02 (a). Cabe acrescentar que essas 73 pessoas (81%) encontram muitas dificuldades na hora de comprar as suas roupas; e 17 (19%) encontram facilmente, como mostra o Gráfico 02 (b). Desse modo, pode-se concluir que a maioria das pessoas não consegue encontrar esse tipo de vestuário; o que, demonstra o elevado índice de insatisfação de mulheres com este biótipo no mercado brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (462.8 Kb)   docx (337.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com