TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MONGE E O EXECUTIVO: uma história sobre essência da liderança

Por:   •  27/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

        FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA        

ADMINISTRAÇÃO

ANTROPOLOGIA

Análise do Livro “O MONGE E O EXECUTIVO: uma história sobre essência da liderança” (HUNTER, James C. 1998)

IGOR MATEUS PONATH


Taquara, 23 de novembro de 2018

O VERBO

No quarto dia do retiro Simeão havia dito anteriormente que o tema seria o amor, pois para servir é preciso amar. Foi definido então que existem diferentes definições para o amor, e o amor que Simeão se referia, era conhecido como amor ágape, um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha.                                 Após o intervalo, Simeão pediu para que Teresa trouxesse o dicionário, a fim de definir melhor o amor ágape com uma lista de qualidades de caráter, que eles haviam definido anteriormente. Simeão então definiu o amor dessa maneira: paciência, bondade, humildade, respeito, generosidade, perdão, honestidade e compromisso. E dessa forma palavra por palavra foi definida:
*Paciência - O líder deve ser exemplo de bom comportamento para quem quer que esteja liderando, 
*Bondade - Dar atenção, apreciação, incentiva. Prestar atenção as pessoas é uma necessidade humana legitima, que não pode ser negligenciada por um líder. É preciso ouvir, elogiar, incentivar.
*Humildade - Ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância. O ego pode de fato interpor-se no caminho e criar barreiras entre os líderes e seus liderados. Humildade é pensar menos a respeito de si mesmo.
*Respeito - Tratar as pessoas como se fossem importantes. É preciso tratar as pessoas como se fossem muito importantes, porque na verdade elas são importantes. O líder deve ter um interesse especial no sucesso daqueles que lidera.
*Abnegação - Satisfazer as necessidades dos outros. Significa satisfazer as necessidades dos outros, mesmo que isso implique sacrificar suas próprias necessidades e vontades.
*Perdão - Desistir de ressentimento quando enganado. Devemos ter um comportamento afirmativo com as pessoas, o que consiste em ser aberto, honesto e direto. Perdoar é ser afirmativo com as situações que aparecem e depois desapegar-se de qualquer resquício de ressentimento.
*Honestidade - Ser livre de engano. A honestidade implica esclarecer as expectativas das pessoas, tornando-as responsáveis, dispondo-se a responder tanto as más noticias quanto as boas, dando as pessoas um retorno, sendo firme, previsível e justo.
*Compromisso - ater-se às suas escolhas. Compromisso é provavelmente o comportamento mais importante de todos. É importante porque os princípios que estamos discutindo requerem um esforço enorme, e se você não estiver comprometido como líder, provavelmente desistirá de exercer autoridade e voltará a uma posição de poder.

O AMBIENTE

        John Daily acorda as três da manha e fica pensando sobre as perguntas que Simeão havia lhe dito no dia anterior e não consegue encontrar as resposta, alguns minutos depois vai à capela onde encontra com Simeão e começam a conversar.                        Ambos conversam a respeito da ultima lição que se tratava de AMOR e dentro desse contexto citam o versículo do evangelho “Ame ao seu próximo como a si mesmo”. Simeão lembra que amar é um comportamento e não como nos sentimos, e nos momentos ruins são aqueles que mais nos amamos porque é quando queremos satisfazer nossas necessidades. E concluem que nós amamos verdadeiramente nosso próximo quando nos preocupamos com seu bem-estar da mesma forma como nos preocupamos com o nosso. Depois falam sobre o amor a Deus e definem que quando estão comprometidos com Deus e aos próximos comportamentos positivos produzem sentimentos positivos.                                                                         Simeão começa a falar então sobre a importância de um ambiente saudável para que as pessoas cresçam e tenham sucesso e Simeão faz uma analogia com plantar um jardim. Concluem que um ambiente saudável é a base para que o crescimento aconteça. A enfermeira falou “Outro fator que determina quando o fruto amadurecerá é o estado das nossas contas bancárias relacionais.” e explicou que lendo um livro viu essa frase que dizia que quando conhecemos uma pessoa, o saldo da conta de relacionamento com ela é neutro, porque vamos iniciar um conhecimento. À medida que o relacionamento amadurece, porém, fazemos depósitos e retiradas nessas contas imaginárias, baseados na forma como nos comportamos.                                                                Após breve discussão Simeão pontua porque devemos elogiar as pessoas em publico e nunca puni-las em publico e cita um artigo que fala sobre o assunto. E voltam a falar sobre liderança, Simeão cita “quando conhecemos uma pessoa, o saldo da conta de relacionamento com ela é neutro, porque vamos iniciar um conhecimento. À medida que o relacionamento amadurece, porém, fazemos depósitos e retiradas nessas contas imaginárias, baseados na forma como nos comportamos.”. Fala-se sobre mudança de comportamento e todos dizem que o líder deve motivar as pessoas a mudar. O líder pode fornecer todas as condições, mas a pessoa que deve fazer a própria escolha de mudar ou não. 

A ESCOLHA

        John e Simeão começam a conversar e John pergunta da práxis, que sentimentos positivos vêm de comportamentos positivos. Simeão fala que nossos sentimentos, pensamentos e crenças exercem grandes influencia no nosso comportamento e o oposto também é verdade. A práxis pode e deve ser desenvolvida, é como um exercício, no inicio é difícil, mas com garra e determinação conseguimos alcançar o objetivo.
Começa a aula e Simeão decide falar sobre responsabilidade e escolhas. Simeão tocou no assunto "determinismo". Embora Freud tenha dado uma imensa contribuição ao campo da psiquiatria, ele plantou as sementes do determinismo que tem dado à nossa sociedade todas as desculpas para os maus comportamentos, evitando assim assumirmos nossa responsabilidade. Levado ao extremo, o determinismo significa que para cada efeito ou evento, físico ou mental, há uma causa. Resumindo, o determinismo estrito diz que, se soubermos a causa, física ou mental, poderemos predizer o efeito. 
Freud não acreditava em livre-arbítrio ele acreditava que de acordo com o ascendência genética e o ambiente de uma pessoa podemos prever o comportamento dela. Mas embora os genes e o ambiente tenham efeito sobre nós, ainda somos livres para fazer nossas próprias escolhas.
Simeão falou sobre os estágios necessários para adquirir novos hábitos ou qualidades:
1- Inconsciente e Sem Habilidade
2- Consciente e Sem Habilidade
3- Consciente e Habilidoso
4- Inconsciente e Habilidoso – é onde o líder se forma.                                                Liderança não é estilo, mas sim essência, isto é, caráter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (242.7 Kb)   docx (140.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com