TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Macro e Micro Economia

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.959 Palavras (12 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 12
  1. INTRODUÇÃO

    A partir do estudo da micro e macro economia,metodos quantitativos, etica,politica e sociedade na administração e possivel verificarmos que existem regras eticas e politicas a serem seuidas para um bom funcionamento da empresa.
    As empresas estão buscando adaptar seu funcionamento as novas formas de mercado, baseadas em novos preços embasados atraves de calculos feitos pelos novos juros impostos pelo governo e a novas formas de se valorizar perante uma econômia em constante mudança, privilegiando soluções inovadoras para um maior conhecimento de seus produtose serviços no mercado.
    Para tanto, utilizamos a empresa ULTRALUBRI SOLUÇÕES AUTOMOTIVAS LTDA, que se utiliza muito do fator ‘’preço’’ para seu funcionamento e tambem depende muito da econômia para mante-los em um bom patamar. 



2. PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA:

Para resolver este desafio é preciso que o aluno estude e conheça os principais conceitos e aspectos relacionados ao mercado desenvolvidos pelo docente da disciplina de Microeconomia e Macroeconomia. Identifique os principais aspectos relacionados ao mercado da empresa/organização observando-a e conversando com os responsáveis pela mesma a partir das seguintes orientações:

  1. Identifique a empresa e os produtos por ela comercializados:

Supermercado Quibom.

  1. Identifique o perfil dos clientes pessoas físicas da empresa: Descreva em termos gerais qual a faixa etária de renda, o sexo e o grau de escolaridade dos clientes:

Tratasse de um publico de perfil muito eclético em relação à faixa etária, renda, sexo e grau de escolaridade. Isso por se tratar de um mercado com variados produtos e de certa forma mercado é o lugar onde passamos mensalmente para abastecer nossos armários, então diante desta situação é difícil mensurar o publico que percorre este espaço.o gasto médio n o supermercado é a partir de 200,00 reais em produtos como alimentos, perfumaria, mercearia e utensílios domésticos. Nos dias de hoje pela grande quantidade de aceitação no mercado, as formas de pagamento mais usadas são através de cartão de credito e debito e principalmente de alimentação.

  1. Identifique o comportamento do consumidor verificando se: os clientes tem preferência por algum produto ou marca específicos, quais são este produtor?
    Quando o preço deste produto sobre o que o cliente faz? Quando não há esta marca, o cliente compra outra? Qual o gasto médio de cada cliente com os produtos vendidos na empresa? Quais as formas de pagamento mais utilizadas pelos clientes?

Não há uma diferenciação em relação à preferência de produtos no mercado, a diferenciação se da muito mais pelo poder aquisitivo, do que pelos próprios produtos oferecidos. No geral, os clientes acabam optando pelos produtos em promoção e/ou oferta. Isso se torna mais fácil de perceber quando o mercado oferece uma quantidade de determinado produto e que na compra daquela quantidade, sai mais barato, como se fosse um compre um leve dois. Geralmente quando há preferência por determinado produto e não o tem, o cliente opta por outra marca similar a do produto de sua preferência.

  1. O mercado revisa regularmente seus preços para tomar decisão se devem aumenta-los ou mantê-los. Como decide isto? Na definição dos preços, a cada vez que vão aumentar, quais são os pontos considerados importantes? Por quê?


        Ocorre regularmente a revisa dos produtos em relação ao que o mercado deve adquirir, e o que ainda tem com prazo de validade vigente em estoque. Geralmente o banco tem a preocupação de verificar todo o estoque para verificar a necessidade de nova remessa de produtos.  Os compradores de mercadorias levam em consideração àqueles que mais saem, e o de necessidade humana, como os de alimentação para reabastecer seu estoque.

  1.  A inflação interfere nos preços da empresa? Como?

A inflação interfere nos preços quando a companhia começa a repassar os produtos por um valor maior. Desestabilizando o fluxo dos valores que então e saem em caixa. Todos os pagamentos, inclusive os pagamentos de funcionários saem dos rendimentos mensais do mercado, e a alta da inflação desequilibra os andamentos para execução de vendas e pagamentos, assim o mercado tenta girar no capital uma espécie de poupança para casos emergenciais de altas de inflação.

  1. Na definição dos preços, a cada vez que vão aumentar, quais são os pontos considerados importantes? Por quê?

A definição do preço depende de vários fatores que em conjunto influenciam diretamente no repasse aos clientes, quando a empresa começa á pagar um valor maior aos fornecedores, consequentemente o valor de venda aumenta para suprir a demanda, mas nem sempre isto ocorre, às vezes é preciso cobrir os preços da concorrência para que não haja queda na venda dos produtos o que acarretaria pior rendimento do que a própria inflação ou pagamento de fornecedores com aumento.

  1. Quais as formas e prazos de pagamento que a empresa utiliza para pagar seus fornecedores? A empresa faz comparativo de preços entre fornecedores na hora de comprar? Por quê?

Os prazos de pagamento geralmente são feitos em 30/45 ou 30/60 dias, mas tudo depende de qual fornecedor é, varia de material para material. Alguns fornecedores são pagos á vista ou em prazos menores ou maiores.

  1. Existem concorrentes locais da empresa? Quais? Quais as estratégias de vendas mais utilizadas pelos concorrentes? Por quê?

Há concorrência sim, e bem próxima de onde a empresa se encontra, seus concorrentes são os mercados, padarias, perfumarias, os supermercados que estão na mesma linha de seguimento entre outros. Como todo comerciante eles procuram sempre ter a competitividade nos preços para não ficarem para trás, porém seu diferencial é o atendimento e o espaço amplo para uma melhor pesquisa de compra e espaço para as sessões e seguimentos de cada produto.

  1. SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS:

    No de sua pesquisa, verificar com o administrador ou empresário responsável quais as ferramentas estatísticas para analise de dados que a empresa entrevistada utiliza em suas atividades diárias. Detalhar as ferramentasempregadas pela empresa escolhida, relacionando-as com os conteúdos abordados na disciplina Métodos Quantitativos:
    R= Como ferramenta estatística os administradores utilizam Números e Índices, pois isso é necessário para montar o estoque, verificar o “mix” de cada pedido e conferir qual o percentual de lucro de cada venda efetuada.

Uma medida de tendência central é o valor que representa uma entrada típica ou central do conjunto de dados. As medidas de tendência central são utilizadas numa amostra como forma de representar todos os valores de determinada amostra num único valor. A medida de tendência central será um tipo de medida escolhida que irá representar uma concentração de medidas em torno do valor estipulado. Existem três tipos de medida centrais mais utilizados em amostras: a média, a mediana e a moda, média ponderada e média de dados agrupados forma de distribuição.
A média aritmética é utilizada no intuito de expressar, por meio de um único valor, a ideia principal de um grupo de valores. Ela é calculada através do somatório dos elementos divido pelo número de elementos. Média é o resultado da divisão da soma de todos os valores da amostra pela quantidade total de valores. Ou seja, a média de uma amostra é um número que, levando em conta o total de elementos da amostra, pode representar a todos sem alterar a soma total desses elementos. A média, de uma quantidade finita de números, é igual à soma de todos eles dividida pela quantidade de números somados. 
Moda: A moda serve para identificar e expressar a medida mais frequente presente em um determinado grupo de valores é o valor que ocorre com mais frequência em determinada amostra. Exemplo: A= {1, 2, 3, 4, 5, 5, 6, 7, 8, 9, 9,9}, A moda é o 9 que se repete 3 vezes. Se houver dois (ou mais) dados que se repetem um número igual de vezes então o conjunto será dito bimodal (ou multimodal se houver mais de dois dados).
Mediana: é o valor central da amostra, quando o n é um número ímpar ele é o valor central das observações (exemplo: 1, 2, 3, 4,5, neste caso a mediana será o número 3). A mediana é caracterizada pelo termo do meio em uma sequência crescente de valores. Para estabelecer a mediana precisamos levar em conta o número par ou ímpar de elementos. Caso o número de elementos seja par, devemos somar os dois elementos centrais e realizar a divisão por dois, obtendo o valor da mediana. Nas situações em que o número de elementos é ímpar, basta escolher o elemento central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com