TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado farmacêutico vem crescendo expressamente

Por:   •  29/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.068 Palavras (13 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO

SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

PROJETO DE PESQUISA

CARLA ARIELE PEREIRA

CRISTIANE MARIA ROCHA

O PREÇO DOS DESODORANTES AEROSOL COM PROTEÇÃO DE 48H EM FARMÁCIAS E MERCADOS DE IRATI-PR

Orientadora: Prof. Mônica Apareci da Bortolotti

IRATI – PARANÁ

AGOSTO – 2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. OBJETIVO        4

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

3.1 ESTRUTURA DE MERCADO        5

3.2 CONCORÊNCIA PERFEITA        6

3. METODOLOGIA        8

4. APÊNDICE        9

5. ANÁLISE DOS DADOS        10

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

7. REFERÊNCIAS        15


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho reúne conhecimentos sobre as estruturas de mercado, com uma análise voltada à concorrência perfeita. Apresenta assuntos pertinentes embasamento teórico sobre o tema, bem como a descrição de alguns dados em relação a realidade a ser investigada, farmácias e mercados da cidade de Irati PR.

O mercado farmacêutico vem crescendo expressamente ultimamente no ano de 2015 cresceu mais de 12 % levando isso a valores em média mas de 11 bilhões de reais, conforme dados da IMS Health compilados pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). Mesmo com o mercado em dificuldades econômicas, este nicho não para de crescer. (INTERFARMA, 2015)

Outro mercado com uma vasta qualidade e variedade de produto são os supermercados, que tem seu crescimento significativo. Registrou-se 11% de crescimento real em 2009 e 12,17% no primeiro quadrimestre de 2010, segundo o Ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Os conceitos da estrutura de mercado, especificamente nesta pesquisa, da concorrência perfeita, auxiliam na melhor compreensão do funcionamento neste nicho. Este trabalho visa analisar a variação dos preços de desodorantes, através da coleta dos mesmos em farmácias e mercados da área central da cidade Irati Paraná.

 A escolha deste produto é devida ao uso comum entre os brasileiros, pois segundo Brazil Beauty News (2015), a cada cinco desodorantes fabricados no mundo, um é consumido no Brasil. Seja por sua população numerosa ou pelo clima predominantemente quente, que exige mais cuidados com a transpiração, o país lidera o mercado mundial de desodorantes. Nota-se um auto índice de consumidores desse produto, portanto essa análise da cotação dos preços servirá ao consumidor como melhor perceptibilidade em relação à compra desse produto.


2. OBJETIVO

Analisar o preço dos desodorantes aerosol com proteção de 48h das marcas Rexona, Nivea, Dove, linhas feminina e masculina, em quatro farmácias e em quatro supermercados do centro da cidade de Irati-PR.


3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 ESTRUTURA DE MERCADO

         Estrutura de mercado é a forma de como a demanda e a oferta estão distribuídas na economia. O comportamento do mercado de consumidores (demanda) e vendedores (oferta) que realizam compras e vendas de bens e serviços. E a uma forma de intercâmbio na qual se realizam compras e vendas de bens e serviços, colocando em contato compradores e vendedores.

Segundo Montella (2012), o mercado é este conjunto de vendedores e compradores que estão o tempo todo em interação, e as estruturas de mercado possuem como características a função do número de compradores e vendedores, bem como da diferenciação ou homogeneidade dos produtos, entre outros.

            O mercado influencia na maneira de se determinar os preços dos produtos e as quantidades que serão produzidas nos diversos nichos de uma economia. Wagner (2007), explica que os preços e a quantidade de equilíbrio de um certo bem ou serviço, é determinado a partir da demanda e da oferta de mercado. Contudo, o preço e a quantidade dependerão da forma ou estrutura de cada tipo de mercado, ou seja, se ele é competitivo, com muitas empresas produzindo um dado produto, ou concentrado em poucas ou uma única empresa (concorrência perfeita, monopolista, oligopólio ou monopolística).

Neste sentido Vasconcellos (2009) afirma que, as diferentes estruturas de mercado são dependentes de três variáveis: número de firmas produtoras, a diferenciação do produto e a existência de barreiras para a entrada de novas empresas.

Seguindo a definição de Vasconcelos (2009), o mercado de bens e serviços, as formas de mercado possuem três características: a concorrência perfeita, onde existe um grande número de firmas do mesmo mercado, os produtos são homogêneos e não há barreira para a entrada de novas firmas e consumidores; o monopólio, se caracteriza por uma única empresa de determinado mercado, seu produto não possui substituto próximo e existe a barreira para a entrada de novas firmas e a concorrência monopolística, identifica-se pelo grande número de empresas, seus produtos são diferenciados e há o livre acesso para a entrada de firmas; Oligopólio, caracteriza-se pelo pequeno número de empresas de certo mercado, seus produtos são homogêneos e diferenciados, e existe a barreira na entrada de novas firmas.

3.2 CONCORÊNCIA PERFEITA

Segundo Vasconcellos e Garcia (2008), a concorrência perfeita é um tipo de mercado onde se encontra um grande número de vendedores, onde uma empresa isoladamente não afeta a oferta deste mercado, consequentemente também não afeta o preço de equilíbrio. Este grande número de empresas neste tipo de mercado faz que elas apenas se apresentem como tomadoras de preços, ou price-takers.

Nesta definição, segundo Vasconcellos e Garcia (2008) afirmam que na concorrência perfeita, prevalecem as seguintes premissas: o mercado atomizado é composto de um grande número de empresas, como se fossem “átomos”; não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes, eles são homogêneos; não existem barreiras para a entrada de novas empresas no mercado; há transparência do mercado, onde as todas as informações sobre lucros, preços  entre outros, são conhecidas por todos os participantes do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (239.7 Kb)   docx (765.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com