TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Negócio

Por:   •  21/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 7

Modelo de Negócio

Novas estratégias para o alcance de vantagem competitiva

Março/2019

[pic 2]



Elaborado por: Marcelo dos Santos Ferraz

Disciplina: Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Turma: MBA Online


Tópicos desenvolvidos

Ações estratégicas a serem adotadas nos seguintes processos:

Produção;

Distribuição;

Logística; e

Serviços.

Apresentação e objetivo

A proposta é rever o modelo de negócio da Minas Móvel que desde que iniciou suas atividades em 2007 nunca foram revistas pelos sócios.

O objetivo principal é criar um posicionamento estratégico mais adequado ao novo ambiente competitivo da empresa.

Para Mintzberg, a estratégia desempenha um papel importante nas organizações, pois define os direcionamentos principais para que as pessoas possam concentrar-se nos detalhes do dia a dia. Além disso, a estratégia implica o movimento de uma organização de um estado presente para um estado futuro desejado, porém incerto.

No final deste trabalho ficará mais claro a ações tomadas e suas consequências para se desenvolver um modelo de negócio mais estruturado com objetivos claros para que a empresa tome um norte para o futuro desejado, mitigando as incertezas inesperadas.


Desenvolvimento

Neste modelo de negócio o foco do trabalho será o de adotar ações estratégicas nos processos de Produção, Distribuição, Logística e Serviços. Na sequência desenvolveremos as ações em detalhes.

Kashanchi e Toland, afirmam que existem três objetivos organizacionais alcançados por meio do alinhamento estratégico TI-Negócio:

  1. maximização do retorno dos investimentos realizados na área de TI;
  2. aumentar a vantagem competitiva através dos sistemas de informações;
  3. alavancar as oportunidades de negócio através de uma TI flexível e direcionada.

O melhoramento dos processos traz vantagem sobre os concorrentes, na rapidez, qualidade e criação de novos benefícios no atendimento de seus clientes, fazendo com que os seus concorrentes não reajam com tanta rapidez e não os alcancem.

A Minas Móvel precisa adotar as melhores práticas empresariais, normas técnicas e de qualidade, e sistemas integrados de gestão e o papel da TI é suportar, apoiar, recomendar e implementar recursos neste sentido, para as adequações necessárias que alavanquem os negócios da empresa.

É recomendável a Minas Móvel aderir a um contrato de infraestrutura como um serviço (IaaS) de um Internet Data Center (IDC) para uso de seus servidores, essa decisão implicaria nos seguintes ganhos para a empresa: infraestrutura (conta com uma alimentação elétrica e climatização do ambiente em regime de redundância), escalabilidade (crescimento ou expansão de uma solução por demanda), gerenciamento (ganho em constante atualizações, ajustes periódicos e monitoramento de sua infraestrutura), segurança (os IDCs possuem firewall de segurança como principal barreira aos servidores contra os principais ataques) e disponibilidade (permanência em atividade e habilitado para o uso – necessidade de contratação de SLA - service level agreement - com fault tolerance que apresentem uptime de 99,999%, pois o sistema não podem parar em hipótese alguma).

O uso de Cloud Computing faz com que a empresa concentre-se em seus objetivos estratégicos e possibilita o acesso de qualquer parte do planeta por seus gestores para tomada de decisões.

Segundo (Valle, p.30, 2015), destaca que “o foco da cloud é cortar custos operacionais e, o mais importante, permitir que as áreas de TI se concentrem em projetos estratégicos, em vez de em manter o datacenter funcionando.”.

A adoção de normas de governança corporativa visando à garantia e à preservação do valor da TI dentro das empresas. As principais normas a serem adotadas são Itil e Cobit.

(Valle, p.53, 2015), descreve Itil como “uma biblioteca de boas práticas, que procura promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação, e abrange estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI e apresenta um conjunto compreensivo de processos e de procedimentos gerenciais, organizados em disciplina. Com esses conhecimentos, uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional, buscando alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.”.

(Valle, p.54, 2015), descreve Cobit como “uma norma técnica relacionada com a gestão de TI. A idéia principal do Cobit é otimizar os investimentos em TI, independentemente das plataformas de TI adotadas nas empresas, do tipo de negócio, e do valor e da participação que a TI possui na cadeia produtiva da empresa.”.

Outras medidas que devem ser tomadas pela alta gerência nas ações estratégicas da empresa são o uso BI e Balanced Scorecard (BSC) em TI, são medidas que possibilitam as tomadas de decisões baseadas em informações mais precisas e índices relevantes que demonstram o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazo.

Outra hipótese é a implantação da gestão do conhecimento na empresa, para registrar boas práticas e excluir práticas que não deram certo. Empresa prestadora de serviço como a Minas Móvel pode acumular informações e apresentarem melhores prática, oferecendo mais qualidade nos serviços aos clientes.

Algumas ferramentas de gestão otimizam os negócios da empresa e agilizam seus processos, são elas: Sistema Integrado de Gestão – ERP (Enterprise Resource Planning) integra os recursos de toda empresa e interliga os módulos de todos os departamentos auxiliando nas tomadas de decisões e o Sistema de Gerenciamento do Relacionamento - CRM (Customer Relationship Management) é o sistema de gestão de relacionamento entre a empresa e os clientes, otimizando as formas de contato com os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com