TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monge e o Executivo, uma história sobre essência e liderança

Por:   •  1/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 8

DANILA VALIM RAUPP TEIXEIRA

[pic 2]

O Monge e o Executivo, uma história sobre essência e liderança.

(James C. Hunter)

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DOSCENTE: LUIZ CARLOS GARLIPP

                                   DANILA VALIM RAUPP TEIXEIRA

ANÁLISE DO LIVRO LITERÁRIO:  O Monge e o Executivo, uma história sobre essência e liderança. (James C. Hunter)

Trabalho apresentado ao curso de comportamento das organizações humanas, como parte das exigências do curso orientado pelo professor Luiz Carlos Garlipp.

        

ORIENTADOR: LUIZ CARLOS GARLIPP


                                                                          SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

RESUMO        4

CAPÍTULO I        5

CAPÍTULO II        6

CAPÍTULO III        7

CAPÍTULO IV        8

CONCLUSÃO        9

BIBLIOGRAFIA        10


INTRODUÇÃO

O livro “O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da Liderança” de James C.Hunter.  Mostra que a liderança é a capacidade de autoridade sem uso do poder, ensinado conceitos para evoluir e melhorar a capacidade de liderança.  Nesta procura o personagem John Dailly empresário que se encontra em um momento delicado em sua carreira e vida pessoal, busca por respostas e participa de um retiro onde irá aprender grandes lições de vida e liderança, a qual transformará sua maneira de agir e pensar, principalmente como líder e gerenciador de pessoas.

Inicialmente no primeiro capítulo observam-se os diversos tipos de lideranças expostos no livro e como trabalhada pelas personagens.

No segundo capítulo destaque para modelos de gerência, e eficiência do mesmo por meio dos personagens.

Já no terceiro capítulo é analisado sobre a vida de John Daily antes do retiro e como suas atitudes o levaram a perceber que agia de forma errada, até o momento que decidiu mudar de posicionamento.

Por fim encontramos no capítulo final trechos do livro importantes para análise literária e interpretação pessoal sobre comportamento e estilo de liderança.


RESUMO

O livro narra à vida de John Daily esposo, pai, técnico voluntário e executivo bem sucedido.  Pensava que sua vida era perfeita até o momento que a empresa passa por crise sindical e é acusado por seu chefe de má gestão e a gerente do Rh pede que ele reavalie sua posição.  Iniciais também conflitos pessoais em casa com os filhos e esposa.

Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.  (Hunter, 2004, pág. 28).

Por sugestão do pastor, John participa de um retiro, no mosteiro João da Cruz perto do Lago Michigan para um momento de reflexão sobre tudo que vem passado.  E questionamentos pessoais como seu sonho na procura por Simeão.  Incentivado a participar para encontrar com Len Hoffman ex- executivo famoso por seu trabalho e sua habilidade de liderar e motivar as pessoas.  No qual foi batizado no mosteiro de “Simeão”.  Inicia a jornada de palestras onde Simeão começa a compartilhar com John e o grupo a diferença entre poder e autoridade, conceitos de liderança suas definições.  Discutiram sobre os velhos paradigmas e como eles bloqueiam para novas ações e mudanças.  Sequencialmente Simeão mostra modelos de liderança o qual ele acredita, através do amor, paciência, bondade, compromisso, respeito, perdão, humildade e qual o verdadeiro significado para um líder possuir essas qualidades, para futuramente colher frutos saudáveis do que foi plantado.  Assim usufruindo de um ambiente saudável para líder e colaboradores crescerem e terem sucesso.  Por fim, John e seus companheiros de retiro aprendem sobre a responsabilidade das escolhas feitas e o sacrifício a ser feito pelos outros para construir influência e fazer a diferença na vida das pessoas.


CAPÍTULO I

Os tipos de líderes

Gerente e gerência são diferentes de líder e liderança.

Gerencia é o uso do poder, forçar pessoas ou coagir alguém a fazer sua vontade, obedecem por causa de uma posição, mesmo que preferisse não fazer.  O exemplo típico de patrão e empregado em que um manda e o outro obedece.

Enquanto liderança é ato de influenciar através de habilidades.  Executar as tarefas enquanto se constroem relacionamento e envolvimento das pessoas, ter a capacidade de influenciar pessoas a trabalharem entusiasmadas na busca de objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Jesus Cristo foi exemplo de liderança, servindo o povo e influenciando milhões de seguidores, assim como Gandhi se sacrificando pelo seu povo, para conseguir liberdade.  Martin Luther King outro exemplo de líder que teve que se sacrificar por uma causa.

Para liderar precisa ter sacrifício, respeito, comprometimento, humildade e muita dedicação, para assim influencia o grupo o qual o cerca.


CAPÍTULO II

Modelos de gerência

Quebrando velhos paradigmas de modelo de gerencia com conceito de monarquia é possível modificar a formal em que são distribuídos cargos de poder.

[pic 3][pic 4]

                 VELHO PARADIGMA                   NOVO PARADIGMA

O novo paradigma mostra que a pirâmide foi invertida para um modelo adequado para os dias atuais onde os empregados são as pessoas mais próximas aos clientes e supervisores, gestores facilitam e apoiam o colaborador para melhor execução do seu trabalho.

Nos dias atuais o papel do gestor não é estar no topo e sim dando o suporte necessário para seu grupo de colaboradores.  Preocupando-se com as necessidades humanas, físicas, psicológicas e com o ambiente de trabalho.  Pois um líder sábio é capaz de influenciar pessoas para trabalhar entusiasmadas na busca dos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com