TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método Científico nos Trabalhos Acadêmicos

Por:   •  14/8/2019  •  Dissertação  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

O que é método científico? Método é um caminho para se atingir um determinado fim. O método científico pode ser definido como um conjunto de normas e regras aplicadas a uma pesquisa ou investigação científica, para obtenção de um novo conhecimento que terá seu resultado apresentado, avaliado e divulgado. Então método científico é um fator importantíssimo na aquisição de conhecimento por parte da humanidade. É por meio da aplicação dos métodos científicos que o estudante pesquisador comprova as teorias apresentadas em seu trabalho acadêmico.

Primeiramente devemos falar que para gerar esse conhecimento ou trabalho acadêmico, é necessário observar a formatação e a padronização da escrita de acordo com as normas previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Assim, é importante que as normas da ABNT prevaleçam e sejam utilizadas ao longo do trabalho.

Em continuação, abordaremos sobre pesquisa, que é uma atividade voltada para a solução de problemas e possibilita a aquisição de novos conhecimentos. Elencamos, a seguir, alguns tipos de pesquisa:

1. Pesquisa bibliográfica: necessária para o trabalho científico porque fornece uma compilação de dados existentes em livros, revistas, jornais, internet ou qualquer outro material que tenha sido registrado. Esses dados teóricos são recolhidos e processados para fazer análise, comparação e articulação do conhecimento com a parte prática da pesquisa.

2. Pesquisa documental: a fonte de coleta de dados está restrita a documentos feitos exatamente na hora em que os fenômenos acontecem ou feitos posteriormente. São exemplos de documentos: cartas, mapas, fotografias e contratos.

3. Pesquisa descritiva: nesta pesquisa não há análise ou comparação de dados porque simplesmente se observa e se descreve o fenômeno em estudo. É utilizada com o objetivo de obter uma opinião de um grupo de pessoas a respeito do assunto ou descrever uma situação num estudo de caso.

4. Pesquisa experimental: aqui é feita a busca dos porquês dos fenômenos e tenta estabelecer a relação de causa e efeito. Assim, a pesquisa utiliza o raciocínio lógico indutivo, isto é, parte do particular para o geral, seguindo o ciclo: observação ou experimentação > formulação de hipóteses explicativas > teorias ou leis universais. Faz-se necessário delimitar as hipóteses que deverão ser confirmadas com a pesquisa. É na pesquisa experimental que se realiza a pesquisa de campo e a pesquisa de laboratório.

4.1. Pesquisa de campo: significa que é feita a coleta de dados exatamente onde os fenômenos acontecem, seja numa determinada comunidade ou numa empresa, por exemplo. O resultado da pesquisa começa a ser delineado porque há condições de se fazer comparação e estabelecer causa e efeito, verificando o que se tem da teoria (pesquisa bibliográfica) e da pesquisa de campo.

4.2. Pesquisa de laboratório: é falar sobre o local onde a pesquisa é realizada porque há montagem de cenário com criação de meios artificiais que permitem a observação, captação de dados e análise do fenômeno estudado.

Feitas as considerações no tocante à pesquisa, retornamos o foco ao método científico. O ponto inicial para estabelecer um método científico é a pergunta, o problema ou a dúvida em relação a algum determinado fenômeno que se quer desvendar e estudar melhor. Vamos às etapas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com