TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ORGANOGRAMA CIRCULAR

Por:   •  16/3/2020  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE CEUMA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ELANE DE OLIVEIRA ARAUJO

ORGANOGRAMA CIRCULAR

Bacabal -MA

2020

ELANE DE OLIVEIRA ARAUJO

ATIVIDADE AVALIATIVA

Trabalho apresentado para a disciplina Estrutura e Processos Organizacionais, no curso de Administração, da Universidade Ceuma, para obtenção da nota parcial.

Orientadora: Paula Oliveira.

 

Bacabal -MA

2020

ORGANOGRAMA CIRCULAR

O organograma circular é uma ferramenta importante no processo de gestão de uma empresa, pois o mesmo permite a visualização da estrutura administrativa da organização, com todas as suas áreas, departamentos e relações. Um organograma deve permitir que a própria empresa se conheça melhor. Por meio dessa ferramenta, os colaboradores podem compreender qual o seu papel para a organização e como ele se relaciona com as demais áreas.

No organograma circular, a hierarquia é mais dividida e, apesar de se ter uma lógica das áreas que possuem mais responsabilidade (mais ao centro) para as que possuem menos (nas extremidades), se tenta ressaltar o trabalho em grupo e proximidade das áreas. Teoricamente um modelo de organograma radial (circular) serve para promover a comunicação e o fluxo de informações. Enquanto um organograma funcional mostra diferentes departamentos, o radial tenta apresentar a unificação da empresa.

Em contrapartida, essa forma de representação encontra resistência entre as empresas. Muitos consideram o formato excessivamente moderno, e de difícil interpretação e compreensão por parte dos colaboradores, que podem ter dificuldades de situar sua área e cargo na organização. Ao montar o organograma circular, deve-se levar em conta que a facilidade de compreensão precisa ser essencial, pois deve-se ressaltar como se desencadeiam as relações. Uma boa forma de tornar mais simples sua compreensão, é utilizando cores específicas para identificar os cargos ou setores da empresa.

Acredita-se que por meio da representação circular é possível identificar de forma mais clara a importância da atuação em grupo entre diferentes áreas ou divisões para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

Referências Bibliográficas

Equipe IBC. Conheça quatro tipos de organogramas empresariais para aplicar no seu negócio. Em 05/02/2018. Disponível em: Acesso em: 05 de Março de 2020.

KENOBY. Entenda a importância do organograma para a sua organização. Disponível em: < https://kenoby.com/blog/importancia-do-organograma/ >. Acesso em: 02 de março de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com