TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO

Por:   •  18/4/2017  •  Artigo  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 8

O ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO

Ana Claudia Oliveira

Felipe Sérgio Nóbrega

Kauana Manuelle Barbosa da Silva

Tutor externo Luís Ernesto Ferreira Santa Bárbara

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharelado em administração (ADG0453) – Seminário da Prática V

09/12/2015

RESUMO

Este artigo é com base na tipologia da pratica documental, tendo como objetivos: Ajudar as empresas no orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento; Permitir uma visão a respeito da importância do acompanhamento mensal  referente as variações dos orçamentos; Levar as empresas em busca da perfeição e da concorrência. O orçamento empresarial é a ação de planejar e aprimorar os investimentos que a empresa terá em um período futuro (geralmente três anos), dependendo do setor de atuação, pode chegar até algumas décadas como acontece em empresa de exploração. O orçamento é fundamental para planejar e organizar metas e objetivos, podendo assim acompanhar e comparar os resultados. Pode-se dividir em: orçamento de vendas, orçamento de produção, orçamento de custos da produção, orçamento de custos administrativos e com vendas, orçamento de outros itens DR – demonstrativo de resultados, orçamento de capital e orçamento de caixa. É importante que todos os colaboradores de uma organização estejam bem entrosados ficando responsável pelo setor de orçamento responsável por orientar e fornecer as informações necessárias a todos. Portanto um bom orçamento deve elaborado com antecedência, pois o equilíbrio entre a entrada e saída do capital que irá define o sucesso ou fracasso organizacional visto que o orçamento assume grande referência para tomada de decisões.

 

Palavras-chaves: Objetivos. Planejamento. Metas.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho através de referencial teórico tem por objetivo, Ajudar as empresas no orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento; Permitir uma visão a respeito da importância do acompanhamento mensal  referente as variações dos orçamentos; Levar as empresas em busca da perfeição e da concorrência. 

 O orçamento veio da necessidade do mercado, guiando as empresas a buscar perfeição. Conforme à globalização, várias mudanças ocorrendo no ambiente dos negócios, fazendo com que as empresas aperfeiçoem seus planejamentos, controle, avaliação, tanto do seu fluxo de caixa, quanto das operações de despesas, investimentos e receitas.

“[...] à medida que o tempo passava e a crescente complexidade dos negócios reclamava métodos administrativos mais apurados, as técnicas de planejamento tiveram expandidas as suas aplicações, modificados os seus conceitos básicos e extremamente sofisticados os seus métodos de elaboração.” (PASSARELLI; BOMFIM, 2004, p. 11).

O orçamento empresarial é um instrumento muito importante para o resultado de qualquer empresa, e em especial as indústrias. Ele tem seu começo nos objetivos almejados, passando pela avaliação dos pontos fortes e das limitações deste tipo de empresa, sempre buscando colocar da maneira mais eficaz e eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades no meio ambiente, trazendo um retorno eficaz para os recursos empregados pela empresa.

O orçamento deve ser iniciado com pelo menos três á quatro meses de antencedência da sua implementação, començando do inventário das  teorias e seguida pela escolha das teorias que puderem ser validadas.

O planejamento atualmente nas empresas é um material  de gestão, que além de necessária para tomar decisões  evita o mau uso dos recursos.

2 O ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO

Diante de sua grande eficiência como instrumnto de planejamento e controle o orçamento tem ganhado todo o universo empresarial. O orçamento é uma ferramenta de planejamento e controle da empresa servindo de base tanto para empresas de grande, médio ou pequeno porte.

 “A aplicaçao de orçamentos á atividade de empresas privadas, praticamente coincidiu com a   difusão da percepção de que o planejamento leva, sempre vantagem sobre a improvisação e que, portanto,   nenhuma administração consegue ser eficaz sem planejar.”(Passarelli e Bomfim, 2004, p.215).

É importante que todos os colaboradores de uma organização estejam bem informados, cabendo ao setor de orçamento orientar e fornecer as informações sobre o controle orçamentário, pois é através  do orçamento que as metas são estabelecidas. Segundo Passarelli, 2004, p.223 a partir do momento que este é implantado ... “tudo ou (quase tudo) passa a ser analisado e avaliado em função de padrões a serem atingidos e de variações a serem explicadas. Por conseguinte as decisões só poderam ser tomadas diante dos objetivos e os recursos propostos na peça orçamentária da empresa. Sendo assim levando em consideração os planos orçamentário, seguindo suas diretrizes toda a empresa poderá otimizar seua resultados.

 

“O plano orçamentário, como qualquer outro ferramental de Controladoria, é um exercício de aprendizado permanente só pode ser desenvolvido e atingir um grau de ultilização eficaz é praticado. Os problemas ou dificuldades que  surgem do processo devem ser analisado e, em seguida, é preciso encontrar as soluções, mesmo que não sejam ideias para o momento.”( PADOVEZE, 2010, p.39)

O orçamento também auxilia no momento em que a organização prentende adquirir recursos como empréstimos para investimentos. Então, é aí que entra o controle financeiro servindo de base para identificar qual a  hora mais propícia para fazer empréstimos, por que quando o planejamento é feito de forma estratégica o tempo pra tomar uma decisão é maior de maneira que evitará prejuízos  e consequentemente obterá qualidade no resultado final.Conforme, Passarelli e Bomfim, 2004,p.215

                                           

 “ Trata-se em outras palavras,da costatação de – hoje unanimemente aceita – de que, para atingir o   propósito fundamental de zelar adequadamente pelo investimento dos ancionistas das empresas, o  gerenciamneto de  negócios tem que evoluir do primitivo estilo improvisado  para o estilo proativo.”

Decorrente dos grandes avanços ocorridos constantemente no mundo globalizado o mercado vai tornando-se cada vez mais exigente. Portanto é essencial a realização do orçamento empresarial como ferramenta contábil para organizações permitindo aos colaboradores uma visão do futuro da empresa de forma quantitativa e também este grande instrumento tem como característica ser dinâmico, flexível, visto que a mudança sempre estará ocrrendo durante toda a trajetória das atividades. No entanto, o plano orçamentário deve ser acompanhado mensalmente para identificar se o que foi previsto está de acordo com o realizado, ou seja, saber se os objetivos foram alcançados com eficácia e logo após ajustando as ações da forma mais próxima do que foi projetado anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com