TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Da Ação Empresarial

Artigos Científicos: Planejamento Da Ação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  813 Visualizações

Introdução

O presente trabalho define o que é o planejamento, os tipos de planejamento e a visão de três autores sobre o assunto, mostrando a importância de que para o sucesso de tal é preciso que todas etapas estejam interligadas, mesmo quando há divisão hierárquica.

Etapa 1: Passo 1

Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial

Segundo CHIAVENATO (2007) dá-se o nome de planejamento estratégico a um conjunto de ações tomadas deliberada e sistematicamente a respeito de empreendimentos que possam vir a afetar ou afetam a empresa por longos períodos. Essas ações de planejamento são discutidas e formuladas no nível hierárquico mais alto da empresa, ou seja, o institucional.

Seus efeitos e conseqüências são observados a longo prazo, algo em torno de 2 a 5 anos, e em alguns casos podendo chegar a 10, 15 ou 20 anos dependendo do projeto.

O planejamento estratégico não se baseia em dados ou informações referenciais, e sim em julgamento e fazendo distinções; o que leva a algumas empresas a apostar no futuro com a ação planejada.

A empresa tem envolvimento total no planejamento estratégico, não é apenas a junção dos planos táticos e operacionais, estes na verdade constituem um desdobramento da ação; o que leva na verdade a amplificação e multiplicação de esforços.

A estratégia empresarial tende a procurar o que deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, já o planejamento estratégico faz a especificação de como fazer para alcançar tais objetivos.

De acordo com CHIAVENATO (2007) são 7 as etapas do planejamento estratégico:

1. Determinação dos objetivos

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com