TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Objetivo Aplicar os Conceitos da Engenharia de Métodos

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.363 Palavras (34 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1][pic 2]

        

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

        

[pic 7]

Sumário

RESUMO

INTRODUÇÃO

1- Do Sistema aos subsistemas: Conhecendo caracterização da empresa.

1.1- Objetivo

1.2- Identificação da Empresa

1.2.1- A Mercocil e o mercado na qual está inserida 

1.2.2- Localização

1.2.3- Porte

1.2.4- Estrutura Societária

1.2.5- Organograma

1.2.6- Histórico

1.3- Perspectivas Estratégicas 

1.3.1- Missão e Visão da Empresa

1.3.2- Análise SWOT

1.3.3- As cinco Forças de Porter

1.3.4- Conclusões

1.4- Administração da produção

1.4.1- Estrutura da Produção

1.4.2- Organização do trabalho

1.5 – Portfólio de Produtos

1.5.1 – Conhecendo as linhas de produtos

1.5.2 – Classificação ABC: Quantidade de Trabalho Humano

1.5.3 – Identificação do Produto Classe A

1.5.4 – Conclusão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo aplicar os conceitos da Engenharia de Métodos, a fim de aumentar a produtividade e consequentemente aumentar  capacidade do produto classe A da fábrica de cilindros de GNV, Mercocil. Este objetivo será alcançado pelo projeto do método de trabalho humano. Desse modo após a análise dos sistemas e subsistemas que estão interligados utilizaremos o calculo de homem-hora para determinar o produto classe A

Palavras Chave: Engenharia de Métodos, trabalho humano, subsistemas, homem-hora, produto classe A,aumento de capacidade.


Introdução

 No presente trabalho selecionamos uma fabrica de cilindros de GNV, Mercocil. Para assim aplicarmos os conceitos de engenharia de métodos, com o intuito de aumentar a sua capacidade produtiva.   A engenharia de métodos busca aumento de produtividade, projetando o método de trabalho humano, gerando assim diretamente o aumento de capacidade.

 Para que o trabalho tivesse realmente efetividade escolhemos uma empresa cujo processo fosse intensivo em mão de obra e não intensivo em capital. Pois somente assim teríamos maiores chances de obter resultados relevantes no ganho de produtividade.

 A fim de alcançarmos  o nossos objetivo tivemos que analisar a  empresa como um todo, já que nela existem diversos subsistemas que estão intimamente ligados, e que caminham de forma coordenada pela estratégia adotada. Além disso, analisamos o mercado que ela está inserida e os seus concorrentes.

Nessa parte inicial passamos inicialmente por uma identificação da empresa, para que assim pudéssemos conhecer a fundo sua historia, suas lideranças, e como as decisões são tomadas. Também, estudamos a organização do trabalho, ou seja, de forma geral vimos quem são os trabalhões da fabrica e as suas relações dentro dela

 Após uma análise estratégica foi feita principalmente a partir de 2 ferramentas, a análise SWOT e as forcas de Porter, para assim compreender em que cenário ela está compreendida e se esse mercado é rentável.  

Por fim ao analisarmos o portfolio da empresa, selecionamos o produto que norteará o trabalho como um todo, o produto classe A , que é aquele que consome mais horas de trabalho humano .


  1. DO SISTEMA AOS SUBSISTEMAS: CONHECENDO A EMPRESA

1.1- Objetivo

Nosso estudo começa por uma análise da empresa por completo. Já que ela é um sistema composto por vários subsistemas interconectados.  A estratégia é a responsável pela integração desses sistemas, ou seja, ela orienta a empresa de forma que todos caminhem juntos para o mesmo lugar.

 Como o sistema é aberto, ele esta sujeito a influências do ambiente externo, ao mesmo tempo em que uma tomada de decisão interna trará consequências aos subsistemas. Desse modo, a solução para o problema de produtividade deve se atentar aos sistemas em geral, nas suas relações e no contexto que esta inserida.

 Assim, iniciamos a coleta de dados. Realizamos uma visita a fabrica, e através da colaboração do presidente e dos gerentes , conseguimos obter informações valorosas para compreender melhor o funcionamento da Mercocil. O objetivo buscado é aumentar a capacidade produtiva da linha de produção do produto classe A, pelo aumento de produtividade, projetando método de trabalho humano.

1.2 Identificação e Histórico

Nesta primeira etapa do projeto foi feita uma investigação a fim de conhecer nosso objeto de estudo, a empresa, seus subsistemas e o contexto em que ela está inserido, e assim poder verificar as relações existentes entre eles. Portanto é nesta etapa que a Mercocil será apresentada e serão expostos e analisados: sua relação com o mercado, sua localização, seu porte, sua estrutura societária, seu organograma e um breve histórico de como a empresa mudou desde quando foi fundada.

1.2.1. A Mercocil e o mercado na qual está inserida

A Mercocil é uma indústria metalúrgica que atua na fabricação de cilindros para gás natural veicular (GNV) com sede localizada em São João de Meriti, na região metropolitana do Rio de janeiro. Ela trabalha com cilindros GNV de diferentes volumes, todos certificados pelo Inmetro. Seus principais clientes são distribuidores espalhados pela região do Grande Rio. O maior desses distribuidores, a Del Gás, é do mesmo proprietário da Mercocil.

Embora atualmente esteja ocorrendo um leve crescimento do setor, ele se encontrava em um estado declínio. Desde a fundação da Mercocil, o mercado de GNV despencou de um patamar de 40000 para 5000 conversões ao mês, por conta do aumento do preço do gás e também pelo incentivo ao uso de álcool com a inserção de carros flex no mercado. Por conta disso existem poucas empresas no mercado de cilindros GNV no Rio de Janeiro. Além da Mercocil, existem a MAT e a Cilbras.

1.2.2. Localização

        A empresa está localizada em um galpão na Estrada São João Caxias, nº 2098, em São João de Meriti. É uma estrada larga com um acesso direto a Av. Presidente Dutra, o que deveria facilitar o recebimento de matéria prima e o transporte dos cilindros, que é realizado por um caminhão grande, de dois eixos, e 4 caminhões pequenos, que podem circular no trânsito sem restrições. No entanto, por conta do descaso da prefeitura, a estrada está constantemente esburacada, dificultando esse transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.7 Kb)   pdf (558.9 Kb)   docx (401.6 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com