TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orçamento Empresarial

Por:   •  16/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 8

Curso:

MBA em Gestão Empresarial

Turma:

SEC21914-MMGE10

Nome:

Edson Barbosa Lagares

Matrícula:

221684/2019

QUESTÃO 1 – (5 PONTOS)

Conforme modelo de Orçamento (anexo) efetue as estimativas dadas e monte o fluxo de caixa e DRE.

Compare as movimentações, Previsto x Realizado e explique através de relatório gerencial as principais diferenças que afetaram o Resultado Orçado.

Analisando o orçamento Previsto X Realizado o destaque se dá por parte do Total dos Custos dos Produtos Vendidos. Em comparação com o planejado houve um aumento de 24,9% no mesmo, destacando os Smartphones com alta de 41,2%. Ressalta-se que piorando o cenário devido ao aumento do custo do produto vendido, tivemos uma redução nos preços de venda, diminuindo assim consideravelmente a margem de lucro de cada produto.

Os impostos foram pagos conforme previsto em percentual, não afetando a relação de orçado e previsto. Além dos custos já indicados acima, mesmo com uma produção abaixo do esperado em todos os produtos, as despesas operacionais permaneceram 4,02% acima do previsto

Quanto ao Investimento é perceptível dois gastos que não haviam sido planejados, elevando 38% o valor previsto e implicando diretamente no resultado de caixa (recursos disponíveis)no final do ano.

Em resumo, o orçamento realizado teve uma menor quantidade de produtos vendidos, com um preço de venda abaixo do esperado e um custo de produção bem acima do planejado, necessitando rever toda a sua estrutura, desde os custos de produção/operacionais à participação do mercado (preço de venda aceitável). Desta forma os recursos disponíveis pela empresa no final do ano estão 80,96% menores que o previsto.

     1. RECEITAS

     1.1 Celular

As quantidades de celulares vendidos ficaram -3,9% abaixo do previsto, assim como o preço médio que ficou abaixo -3,22%. Totalizando uma receita -6,65% menor que a prevista para o período.

1.2 Smartphone        

As quantidades de Smartphones vendidos ficaram -1,33% abaixo do previsto, assim como o preço médio que ficou abaixo -1,75%. Totalizando uma receita -2,67% menor que a prevista para o período.

1.3 Tablet

As quantidades de Tablets vendidos ficaram -18,55% abaixo do previsto, assim como o preço médio que ficou abaixo -12,29%. Totalizando uma receita -28,50% menor que a prevista para o período.

1.4 Receita total

  • Finalizamos o período com uma queda na Receita Total de -7,38% em relação ao Previsto.

1.5. Outras receitas

  • As vendas de Ativos representadas por Outras Receitas ficaram -11,25% abaixo do Previsto para o período.

2. CUSTOS E DESPESAS OPERACIONAIS

       2.1 Celular

  • Os custos de produção de celulares ficaram acima do Previsto representando +13,30%%.

2.2 Smartphone

  • Os custos de produção de Smartphones ficaram acima do Previsto representando +41,22%

  1. Tablet
  • Os custos de produção de Tablets ficaram abaixo do Previsto representando – 18,31%. Esta diferença se justifica pela quantidade de produtos produzidos no período que foi menor que a produção prevista.

2.4 Total dos custos e despesas

  • Os custos totais representaram 24,94% seguidos de 4,02% de despesas acima do Previsto.

2.5 Total geral de custos e despesas

  • Ao final do período o total geral de custos e despesas ficaram em 15,54% acima do Previsto.

3. INADIMPLÊNCIA

  • Analisando a Inadimplência identificamos que ficou abaixo do previsto em -6,60% do Previsto. Porém 0,1% maior em comparação ao total de vendas no período.

4. INVESTIMENTO

  • Foram realizados Investimentos com valores totais sendo 38,15% maior que os Investimentos Previstos para o período.

RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO

Por fim, a empresa em questão obteve um Resultado Líquido no período abaixo do esperado representando -45,07% em relação ao Resultado Líquido Previsto.

Questão 2 (3 PONTOS)

Explique a importância do Orçamento Empresarial como ferramenta de gestão e tomada de decisão.

O planejamento de uma empresa acontece em três fases bem definidas:

  • Planejamento Estratégico – mostra o norte para a tomada de decisão;
  • Planejamento Tático – auxílio dos gestores para colocar em pratica o que foi definido no passo anterior e controlar os resultados para que e o que foi proposto seja realmente implementado.
  • Orçamento Empresarial - O Orçamento Empresarial é encarado pelas organizações como a principal ferramenta do plano tático. É empregado na gestão das receitas e despesas da entidade, podendo ser por departamento ou por acordo de negócios. Apresenta como intuito básico o controle e o alcance de resultados, melhorando o desempenho da empresa, reconhecendo problemas e corrigindo o curso da elaboração organizacional. Os orçamentos auxiliam para estabelecer as metas de período limitado para a empresa e seus encarregados, para que eles busquem atingi-las, além de criar oportunidade de corrigirem alterações nas metas não alcançadas. O Orçamento Empresarial pertence às receitas e despesas de um todo, sistema ou poder quanto a um estágio de aplicação (ou atividade) qualquer, regularmente anual, porém que também consegue ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento precisa do processo de preparação da gestão. A administração de seja qual for entidade pública ou privada, com ou sem resultados produtivos, deve construir objetivos e metas para um ciclo determinado concretizados em um plano financeiro, isto é, incluindo recursos em dinheiro, para o devido apoio e análise da gestão. Esta ferramenta orçamentária está cada vez mais sendo utilizada nas entidades empresariais, uma vez que, se empregam dados passados para projetar cenários futuros. Esse meio mostra resultados adequados, pois tais dados aplicados são resultantes de uma base organizacional que buscam a ocorrer novamente, porém aplicando novos conhecimentos se necessário e possível. O orçamento Empresarial acompanhar o plano estratégico da empresa, ele possui mais algumas atribuições: 1 - impor objetivos individuais mensuráveis, para que para acompanhar se as pessoas e estão cumprindo as ações previamente definidas; 2 - realizar planejamentos financeiros detalhados com vistas a um controle das entradas e saídas de caixa, para avaliar o momento ideal para o desembolso dos investimentos necessários para a atividade da empresa; 3 - dar feedbacks constantes para o sistema e seus participantes e desta forma controlar os resultados buscando o alcance ds metas e objetivos determinados pelo plano estratégico da organização.

Questão 3 (2 PONTOS)

Discorra sobre o Orçamento Base Zero. Explique suas características, vantagens e desvantagens e sua importância nas organizações.

Entre os anos de 1969 e 1971, um jovem contador da Texas Instruments, Peter Pyhrr, foi pioneiro na criação e no desenvolvimento de uma técnica para cortar custos, que reverberou no mundo dos negócios por meio da publicação de um livro, de entrevistas e inclusive da realização de consul-toria, em 1970, para o então governador da Georgia, Jimmy Carter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (220.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com