TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orçamento Empresarial

Por:   •  17/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO FINAL – ORÇAMENTO EMPRESARIAL

PROFESSOR ISTVAN KASZNAR

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

A Hardburguer, líder no mercado de hamburgueria com 485 lojas, apresentava até o útlimo ano um crescimento de 17,4% em vendas. Após a troca presidencial a empresa apresentou sinais críticos de má gestão, falta de governança e evidencias de possíveis desvios financeiros e de estoques de materiais. A situação se agravou com a saída da equipe de gestão e direção da empresa, o que corroborou para agravamento da crise na empresa. Embora a atual Presidencia tenha argumentado que a baixa no caixa é uma consequência da queda no PIB, cabe observar os seguintes fatores: a. Houve de fato uma queda de 10% na venda do produto de maior representatividade em contraponto ao aumento de 14% no segundo item mais representativo. b. Apesar da variação no número de vendas, observou-se que os 2 produtos mais representativos em número de vendas, apresentam um aumento de 88% para 92% no total de itens vendidos. Portanto, a queda do PIB por si só não configura uma causa para a baixa do caixa da empresa uma vez que, percebe-se que os itens mais vendidos apresentam um aumento de quase 5% do número de vendas. Essa informação evidencia a necessidade de se apurar as reais causas para a insuficiencia de caixa, especialmente porque a queda em vendas representou cerca de 12% enquanto a queda no caixa foi de cerca de 80%. Face à situação apresentada identifica-se a necessidade de proceder uma auditoria externa, uma vez que a atual direação tem se mostrado passiva diante da crise apontada. Além da auditoria para apuração das não conformidades, faz-se necessário a adoção de medidas para reabertura de lojas, aumento de vendas e ações para maior controle empresarial.

No período de 0 a 3 perecebe um crescimento nas vendas. No ano 4 observa-se uma queda brusca nas vendas, seguida de um crescimento significativo no exercício posterior. Observa-se que houve uma redução nas receitas financeiras no mesmo período. Outra informação relevante refere-se ao custo de compra das mercadorias vendidas que aponta para um aumento desse custo que pode ser decorrente de uma crise, com um possível aumento de demanda e redução na oferta dos produtos, coincidindo com a data de pagamento do empréstimo no referido ano 4.

Com base no orçamento apresentado, observa-se que a empresa mantém bons resultados. Tem-se uma receita de endas crescente aliada ao controle de despesas. Observa-se um crescimento no resultado na ordem de 17,26% entre 2015 e 2021 em comparação ao orçamento planejado inicialmente (Exercício 1), ocasionado por uma aumento de 33,74% na receita com vendas em contraponto a um aumento de 16,99% nas despesas comparado com o planejado inicialmente (Exercício 1). Percebe-se o aumento no reajuste dos investimentos, na ordem de 18,63%.

Possíveis impactos no setor da construção civil, devido à Pandemia: 1. Recessão econômica 2. Redução na vendas de imóveis em função do cenário de incertezas. 3. Aumento da dívida empresarial. 4. Aumento no custo dos insumos. 5. Queda no abastecimento pela indústria. 6. Redução da produtividade devido aos protocolos sanitários em função da Pandemia. a. Cenário para obras públicas: Não apresenta queda na demanda. b. Cenário para obras privadas: No primeiro momento, devido à incerteza quanto ao futuro, vendas reduzidas. Após a possibilidade de uma imunização rápida, os consumidores retomam a confiança e aumenta a demanda por imóveis residenciais devido à necessidade de adaptação a espaços maiores para trabalho de casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (598.8 Kb)   docx (542.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com