TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orçamento Empresarial

Por:   •  5/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo da Aula 1: Orçamento empresarial

O processo orçamentário tem origem na administração pública e está ligado a arrecadação dos governos e ao controle dos gastos públicos. Grande parte das empresas americanas e europeias já utilizavam o orçamento empresarial em suas operações a partir dos anos 50, no século XX. No Brasil, o orçamento empresarial ganhou destaque a partir do ano 1960, com introdução do ensino do planejamento financeiro, mas somente em 1970, quando as empresas começaram a utilizar com mais frequência o orçamento empresarial nos seus processos internos, impulsionou qualitativamente a elaboração de peças orçamentárias.

O orçamento empresarial é um documento que reflete planejamento, o que o torna indispensável para qualquer empresa, indiferente do ramo que ela segue. O orçamento empresarial corresponde a um conjunto de ações que orientam o dimensionamento de caixa para alcançar os objetivos da empresa.

Ele tem que ser contínuo, dinâmico e flexível, que traduz em termos financeiros para determinado período, os planos e programas de trabalho ajustando o ritmo de execução ao fluxo de recursos previstos.

  O orçamento empresarial é subdivido em orçamento operacional, que representa o plano operacional das atividades da empresa e o orçamento financeiro, que representa o plano financeiro necessário para subsidiar os negócios. A constante prática e utilização do orçamento como uma ferramenta de gerencia, acaba gerando vários benefícios para a empresa, sendo eles: (I) – força os gerentes a planejar; (II) – define as metas a curto prazo; (III) – serve de base para o direcionamento das atividades operacionais; (IV) – facilita o controle financeiro da empresa; entre outros.

A elaboração do orçamento está vinculada ao processo de planejamento, assim o controle orçamentário evita a execução de atividades conflitantes, os desperdícios, a perda de foco e o refazimento de trabalhos. Nesse momento, temos que prever para prover.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com