TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orçamento Participativo

Por:   •  7/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDADE 1

1) Além de compreender os processos de integração entre países, o que mais compreende as relações internacionais?

As relações internacionais não se resumem apenas aos contatos entre Estados e governantes ou aos encontros diplomáticos com seus acordos e fotos oficiais, mas também os processos de integração entre países, as guerras e conflitos internacionais, os tráficos ilícitos e terrorismos, o trânsito de imigrantes e refugiados, os fluxos de capital e os negócios velozes do capitalismo e do comércio mundiais. Além disso, há também nas relações internacionais espaços para resistências e contestações à ordem mundial, que hoje são diferentes das formas de ação política revolucionária que conhecemos desde o século XIX.

2) De acordo com o material abordado o que significa “Capacidade de Governo”?

De acordo com o fascículo pode-se entender Capacidade de Governo a competência de se fazer e aplicar leis. Essa dupla capacidade que torna possível gerir condutas, ou seja, governar. No pensamento politico moderno ficou conhecida como poder soberano ou soberania. Portanto, no período da monarquia, o príncipe era o soberano em seu reino não so porque estava apto a formular leis que desejasse, mas porque tinha os instrumentos institucionais e coercitivos para ser obedecido. Essa concentração de poderes é marcante do período conhecido como Absolutismo, o qual foi precisamente a forma de governo que conformou o Estado Moderno.

3) Qual o entendimento de “nação”?

Entende-se por “Nação” a unidade de cidadãos compartilhando uma mesma realidade politica, econômica e social. Surgiu, também, a ideia de que cada Nação teria o direito a ter sua própria expressão politica, ou seja, seu Estado soberano. Essa característica de Estado-nação passou-se a identificar a partir do século XIX, com o objetivo de designar Estados Modernos. Contudo a vinculação entre “nação” e “Estado” não é automática nem tão pouco natural. Principalmente quando se trata das Américas, África, Ásia e Oceania o vínculo entre “nação” e “Estado” fica ainda mais difícil, pois como poderíamos aplicar esse conceito de “Nação” em países com a população com tantas praticas culturais distintas. Não tem como homogeneizar grupos humanos com historias diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com