TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PARECER TEORICO

Por:   •  1/12/2022  •  Monografia  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Levando em consideração o atual cenário sobre juventude e serviço social e também acerca das condições de vida e cotidiano dos universitários, o interesse em realizar esse estudo surgiu a partir das recomendações da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) realizadas por meio do Grupo Temático de Pesquisa (GTP) “Serviço Social, Gerações e Classes Sociais”. Objetiva-se discutir e conhecer a realidade de jovens universitários, assim como suas condições de vida, seu cotidiano e formas de sobrevivência diante de uma sociedade preconceituosa.  

Observações foram feitas sobre vários pontos da vida desses estudantes universitários, como foi feito o seu ingresso na universidade, ampliação de acesso, as exigências institucionais, as políticas públicas destinadas a essa juventude, questões que envolvem as características sociais, raciais, religiosas, entre outros. Ainda mais, as condições de permanência, onde há inclusive grande crescimento de reinvindicações por essas políticas, como a de bolsas de assistência estudantil, além da forma como se dão as organizações estudantis, como essa juventude está diante das expressões da questão social.

Além disso, também pode-se dizer que as condições de vida, adaptação com as diferenças entre o ensino médio e o ensino superior, qual o papel da educação na sua vida e como lidam com essas dificuldades que o cercam são um dos pontos que podem entrar em discussão acerca desse tema. Desde o espaço que esses jovens buscam se inserir, tanto dentro do ambiente universitário, quanto na sociedade em si, dentre o contexto histórico, cultural, econômico, entre outros. Visto que, a partir do momento em que ingressou no ambiente universitário esse jovem se vê lidando de forma acelerada com seus projetos de vida, perspectiva para o futuro e mundo do trabalho, e as principais transformações com sua inserção na universidade.

É de extrema importância o apoio da assistência estudantil na vida acadêmica dos estudantes e a  maior conscientização sobre o assunto visando a prevenção e melhores condições de vida, visto que a universidade é um ambiente complexo de possibilidade e apropriação de conhecimento que exige adaptação e acolhimento e variadas situações totalmente diferente do cotidiano em que estava acostumado, A importância de ter um planejamento de estudos e técnicas para tirar boas notas, o estudo traz benefícios de conscientização.  

 É importante conhecer todos benefícios e os direitos que lhe são garantidos, como garantia de ensino de qualidade inclusão de pessoas com deficiência, garantias de bolsas de apoio da assistência estudantil. Para custear  gastos durante a graduação, além disso o estudante adquire muitas outras habilidades, como a capacidade de analisar problemas e tomar decisões, além de muita facilidade para o mercado de trabalho entre tantos privilégios que facilitam. O que faz um estudante universitário obter sucesso, é a sua dedicação. A participação em eventos, congressos e voluntariados são umas das ferramentas que o estudante podem explorar no âmbito acadêmico.

 

GRUPO

MARCELLE SIQUEIRA

NUBIA GUIMARAES

STHEPHANNY BIOCHE

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com