TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PENSAMENTO CIENTÍFICO E OS TRABALHOS ACADEMICOS

Por:   •  3/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

        RESUMO DAS VIDEO AULAS -  UNIDADE 2

O PENSAMENTO CIENTÍFICO E OS TRABALHOS ACADEMICOS

  Sempre buscamos alguma forma para tentar entender ou explicar algum fato ou a realidade, para isso usamos o senso comum e o senso crítico. O senso comum ou conhecimento vulgar é desenvolvido principalmente por intermédio dos sentidos, pelas tradições ou transmitido de geração para geração. É adquirido independentemente de estudos, de pesquisas, de reflexões ou de aplicações de métodos. Entretanto, pode tornar-se científico, desde que passe pelas exigências dos pares de uma comunidade científica já o conhecimento científico ultrapassa os limites do conhecimento do senso comum, na medida em que procura evidenciar, além do próprio fenômeno, as causas e a lógica de sua ocorrência. Procura-se, na verdade, estabelecer princípios, conceitos e leis, que permitam explicar as razões da ocorrência de um determinado fenômeno. Por sua vez, a construção do conhecimento científico exige um estudo objetivo, baseado em dados reais e concretos, adquiridos por intermédio de métodos científicos

Método é um processo racional que se segue para chegar a um fim, Embora existam vários métodos, vamos nos ater a apenas os mais importantes e utilizados nas ciências sociais: histórico, comparativo, estudo de caso, estatístico ou matemático e a etnografia. Em determinado tipo de pesquisa, um método pode ter maior predomínio do que o outro.

Ao longo de sua trajetória acadêmica você irá conhecer diversos tipos de trabalhos acadêmicos, ao conhecê-los, você também percebe, de certa forma, como funcionam os níveis de ensino que vão além da graduação. A seguir, você acompanha algumas características de cada um desses trabalhos

TRABALHOS DE GRADUAÇÃO: os trabalhos de graduação não constituem exatamente trabalhos de cunho científico, mas de iniciação científica, uma vez que os mesmos devem ser apresentados dentro de uma sistemática e organização que estimulem o raciocínio científico.

TRABALHOS DE FINAL DE CURSO: também conhecido como Trabalho de Conclusão de Curso ou ainda como Trabalho de Graduação, é tido como uma monografia sobre um assunto específico. Tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre temas determinados e transpor suas ideias para o papel na forma de uma pesquisa ou na forma de um relatório.

MONOGRAFIA (PARA ESPECIALIZAÇÃO): a monografia, para obter o título de especialista em cursos de pós-graduação lato sensu, é parecida com o Trabalho de Final de Curso apresentado em cursos de graduação, para o caso da pós-graduação, o estudo necessita ser um pouco mais completo em relação ao tema escolhido para a pesquisa.

DISSERTAÇÕES: as dissertações, destinadas aos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado), buscam, sobretudo, a reflexão sobre um determinado tema ou problema expondo as ideias de maneira ordenada e fundamentada. E, dessa forma, como resultado de um trabalho de pesquisa, a dissertação deve ser um estudo o mais completo possível em relação ao tema escolhido.

TESES: a tese, a exemplo da dissertação e dirigida para o mestrado, é o trabalho de conclusão do doutorado. Diz-se que o trabalho deve ser inédito, contributivo e não trivial. Os argumentos utilizados devem comprovar e convencer de que a ideia exposta é verdadeira.

ARTIGOS DE PERIÓDICOS E EVENTOS CIENTÍFICOS: o artigo científico é o resultado de pesquisas realizadas que não se constituem em dissertações e teses. Cada área do conhecimento tem suas revistas, jornais ou outro periódico especializado que facilita a divulgação dos artigos. Daí o artigo ser um formato que agiliza a publicação/divulgação das pesquisas. Os artigos científicos se classificam, em geral, em três tipos, são eles: analítico, classificatório e argumentativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com