TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DO PROFISSIONAL EM LOGÍSTICA

Por:   •  22/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.940 Palavras (20 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 20

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO DE BATATAIS

CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA - EaD

PROJETO INTEGRADOR DA DISCIPLINA “ADMINISTRAÇÃO”

MARCOS BENEDITO DA ROSA

RA - 1132463

O PERFIL DO PROFISSIONAL EM LOGÍSTICA

POLO DE BRAGANÇA PAULISTA - SP

2014

MARCOS BENEDITO DA ROSA

RA - 1132463

O PERFIL DO PROFISSIOAL EM LOGÍSTICA

Projeto Integrador do Curso de Tecnologia em Logística - EaD do Centro Universitário Claretiano de Batatais, como requisitos para a carga horária de atividades complementares  e para a atividade prática da disciplina Administração.

                                                                   ORIENTADOR/TUTOR:Prof. Me. Fabricio Pini Rosales

POLO DE BRAGANÇA PAULISTA - SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................... 01

CAPÍTULO 1: LOGÍSTICA ............................................................................ 02

1.1 Logística no Brasil .................................................................................... 03

1.2 Segmentação da Logística ...................................................................... 05

CAPÍTULO 2: O PERFIL DO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA .................. 07

2.1 Estudo da Atividade Logística .................................................................. 08

2.2 Competências e habilidades exigidas aos Profissionais de Logística ..... 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................... 12

REFERÊNCIAS ............................................................................................. 13

E-REFERÊNCIAS .......................................................................................... 14

        


INTRODUÇÃO

        Atualmente as empresas obtêm sucesso e consegue se manter por longo tempo no mercado caso possuam, em relação aos seus concorrentes, algum diferencial que venha a ser percebido pelo cliente e que contribua para a sua tomada de decisão. Dias (2012) relata que muitas são as formas para conseguir diferenciar-se no mercado. Para Dias (2012) a diferenciação passou a acontecer na produção relacionada com velocidade, quantidade, qualidade e padronização, no marketing com a divulgação e propaganda de seus produtos ou serviço, no atendimento aos clientes que é de extrema importância para a sua sobrevivência e na logística que conforme Novais (2004) tem se tornado recentemente um diferencial competitivo através de um processo eficiente que faz com que o produto ou o serviço chegue ao consumidor na hora certa, no lugar certo, de forma correta, ao menor custo possível e mantendo o padrão de qualidade exigido pelo cliente.

        Grant (2013) destaca, que conforme as empresas vão passando por cada uma dessas fases de evolução da diferenciação competitiva, incorporam os conhecimentos adquiridos em cada uma delas. Por exemplo, após passar pela fase da qualidade, esta se torna algo imprescindível para que o produto ou o serviço continuem no mercado e se tal empresa não mantiver determinado nível de oferta ela fica fora do mercado.

        Segundo Grant (2013), o mesmo aconteceu com todas as outras etapas e tende a ocorrer com a logística, que está sendo o mecanismo que várias empresas utilizam com diferencial competitivo, pois o que percebemos é que a fidelidade dos clientes está diretamente ligada ao cumprimento e ao atendimento das suas necessidades, especialmente no momento atual, que é de intensa concorrência.

        Neste contesto, Paura (2012) ressalta a reestruturação interna que tiveram que passar as empresas que investiram nas questões financeiras e em processos produtivos nas últimas décadas do século XX. Neste sentido, o que observamos é que cada vez mais as empresas precisarão de um trabalho de logística integrado e qualificado para manterem-se competitivas no mercado. Tal fator deve ser considerado prioritário, assim como as áreas de atendimento ao cliente e o marketing promocional.

        A logística, destaca Paura (2012), só será considerado um diferencial empresarial quando as empresas envolvidas perceberam a importância do trabalho logístico integrado, tanto internamente quanto em relação à sua cadeia produtiva. É a integração em pleno desenvolvimento e harmonia que possibilita às empresas que compõem tal cadeia o ganho de mercado, por meio de aumento da capacidade e da eficiência e consequentemente melhora nos resultados.

        Para que o processo logístico seja eficiente e consiga melhoras nos resultados, Salgado (2014) diz que é necessário que se tenha a frente desse processo, profissionais capacitados que precisa de algumas habilidades como liderança, boa capacidade de comunicação, hábeis na negociação e facilidade de trabalhar em equipe, além de alta flexibilidade e adaptabilidade as mudanças. Tais habilidades são importantes para que se possam atingir os objetivos da logística, que é a redução de custos e a melhoria no desempenho do serviço ao cliente.

O objetivo desse projeto é aprofundar sobre o tema logística e apresentar o perfil do profissional de logística, descrevendo as habilidades necessárias para exercício da função nas diversas áreas de atuação desse profissional.

 

CAPÍTULO 1: LOGÍSTICA

        A logística tem uma história antiga, mas ainda assim muita gente se confunde na hora de defini-la. A maioria diz que é o transporte por caminhões, outros falam que é o depósito que armazena determinados produtos. Existem aqueles que culpam a logística por atraso das entregas. Nos telejornais você vê notícias sobre a logística para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Parece uma palavra mágica, que se encaixa em tudo no dia a dia. E isso é verdade, a logística está em tudo. Segundo Donato (2010), logística é movimento e depende de planejamento. Você pode falar de logística de guerra, logística de turismo, logística em eventos esportivos, logística empresarial, ou seja, de algo que exige um movimento planejado, reforça Donato (2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (202.1 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com