TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AÇÃO

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 5

RESP. PESQUISA

RESÍDUO

PROBLEMA

RESULTADO A SER ATINGIDO

AÇÕES

CRONOGRAMA

RESPONSÁVEIS

AUGUSTO

Resíduos contaminados com produtos perigosos

Diversas embalagens com produtos químicos são descartadas com algum volume destes produtos. Sendo assim, todo os resíduos que estavam na lixeira ficam contaminados.

 O objetivo é eliminar a maior quantidade possível de resíduos ainda na fonte de geração. Nessa prática de redução, a gestão e logística são primordiais para prevenção de desperdícios.

 Para medidas de redução na geração de resíduos podem ser realizadas modificações de processo, substituição de matérias-primas e maquinários mais eficientes. Além disso, protocolos constantes que visem quantificar, controlar, gerenciar e inspecionar a geração de resíduos também colaboram para a redução.

Coleta Semanal dos resíduos

SESMT e CIPA

AUGUSTO

Resíduos hospitalares

No local há urna ambulatório para atendimento dos colaboradores. Neste espaço há a geração de resíduos hospitalares como seringas, algodão com sangue, embalagem de soro e luvas plásticas.

Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS).  Este plano deve apresentar meios de minimizar riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho, buscar formas de reduzir a geração de resíduos e dar atenção a segregação destes, no momento e no local em que foram gerados.

 Treinar, Implementar Coordenar programa de coleta seletiva de resíduos hospitalares em todos os setores como seringas, algodão com sangue, embalagem de soro e luvas plásticas.
e destinar o material coletado ao local e a empresa especializada na coleta para o descarte final

Coleta três vezes por semana dos resíduos hospitalares

SESMT e CIPA

CRISTIANE

Copos plásticos

Todo café, água, refrigerante e sucos são servidos em copos plásticos. Estima-se que mais de 500 copos são consumidos por dia.

 

 

 

 

CRISTIANE

Papelão

Devido ao grande número de produtos que possuem embalagens de papelão, a geração deste resíduo atinge grande volume.

 

 

 

 

FELIPE

Resíduos de plásticos

A maioria dos resíduos plásticos são oriundos das embalagens de produtos. Os colaboradores consomem muito refrigerantes e água mineral.

Reciclar os resíduos plásticos.

Treinar, Implementar e Coordenar programa de coleta seletiva de resíduos plásticos.
Destinar o material coletado a empresa especializada em reciclar os resíduos plásticos proveniente das sobras no canteiro de obra.

15/04/2018

Eng. De Seg. do Trabalho

FELIPE

Fios elétricos

A obra enfrentou um furto dos cabos de energia elétrica. Foram encontrados diversos cabos cortados, não permitindo mais o seu uso. Além disto, houve uma aquisição muito grande de fios.

Reciclar os resíduos de fios e cabos elétricos.

Treinar, Implementar e Coordenar programa de coleta seletiva de resíduos de fios e cabos elétricos, separando o alumínio do cobre.
Destinar o material coletado a empresa especializada em reciclar de fios e cabos elétricos provenientes de sobras no canteiro de obra.

15/04/2018

Eng. De Seg. do Trabalho

LEONARDO

Sucata de ferro

Um grande volume de sucata de ferro está sendo gerada na obra. A maioria da sucata é oriunda das ferragens da estrutura das casas.

 

 

 

 

LEONARDO

Lixo orgânico

Há um volume de lixo orgânico que é gerado com a comida desperdiçada, visto que os colaboradores recebem marmitas para as refeições.

 

 

 

 

LUCIANO

Equipamentos de segurança usados

Não há controle dos equipamentos de segurança. A maioria dos colaboradores descarta os seus EPI's semanalmente.

Eliminar a quantidade de EPI’s descartado de forma precoce

Implantar uma política de controle rigoroso de gerenciamento de EPI’s.

15/04/2018

Eng. De Seg.  do Trabalho

LUCIANO

Madeiras

Não está sendo realizado nenhum reaproveitamento da madeira na obra. Os volumes chegam a mais de 5 metros cúbicos por semana.

Realizar o reaproveitamento da madeira utilizada na obra e consequentemente reduzir a quantidade descartada.

Realizar a reutilização da madeira na obra

18/04/2018

Auxiliar de serviços gerais, sob supervisão do Mestre de obra, Técnico de Segurança ou pedreiro

MARLON

Isopor

O isopor está sendo utilizado como isolante térmico das residências, porém visto a fragilidade do material, muitas placas acabam quebrando e são encaminhadas para o lixo.

Evitar o aterro sanitário como destinação final do resíduo por falta de coleta seletiva.

Fazer a reutilização do produto sempre que for possível. Caso contrário, separar o material para destinar a locais que realizam reciclagem.

Sempre que houver acumulo de material

 Auxiliar de serviços

MARLON

Lâmpadas fluorescentes

Visto que a obra também é executada à noite, foram instalados diversos pontos de iluminação. Mas, devido à grande movimentação de máquinas e caminhões, muitas lâmpadas são quebradas acidentalmente.

Garantir que a destinação final das lâmpadas fluorescentes esteja ambientalmente adequada com a Política de Resíduos Sólidos.

Descartar as lâmpadas em locais apropriados no comércio, evitando riscos de contaminação por acidente, no solo e na água principalmente em relação ao mercúrio. Treinamento dos envolvidos na obra para manuseio de maquinas e caminhões próximos as luminárias.

Sempre que houver necessidade.

Auxiliar de serviços gerais.

RÔMULO

Latas de tinta e solventes

A pessoa responsável pelo setor de compras está com dificuldade de encontrar latas de tintas de 18 litros. A maioria das latas adquiridas são de 3,6 litros. Além disto, há desperdício de tintas devido ao não uso de todo o conteúdo da embalagem.

Utilizar toda a tinta das latas, dar a destinação correta para as sobras de tintas e solvente e reutilizar os seus recipientes

Antes de iniciar a pintura, medir a área a ser pintada e utilizar a quantidade certa de tinta para que não haja sobras e utilizar uma espátula para consumir o máximo do produto contido no recipiente, é melhor ambientalmente e financeiramente para a empresa.
Quanto a reutilização das latas, são sempre muito utilizadas em obras para medir quantidades de areia, seixo, aditivos e transportar massas (fazer a lavagem das latas de modo que a água usada não vá para o esgoto, armazenar e dar um fim correto para que não contamine aguas pluviais e lençóis freáticos)

No início da fase de obra fina, diariamente fazer o controle de latas de tintas.

Mestre de Obras

RÔMULO

Sacos de cimento

Devido ao mau acondicionamento dos sacos de cimento, estes acabamentos úmidos não são utilizados e tomam-se resíduos. Além disto, junto à embalagem fica sempre um pouco de acabamento.

Reutilizar os sacos de cimento para o preparo de massas de assentamento.

os sacos de cimento e de cal tem como sua matéria prima o kraft que por sua vez é rico em fibra de celulose, quando adicionada na preparação de argamassa de assentamento de alvenaria, confere benefícios ambientais e econômicos na construção.
O saco de cimento é um resíduo de classe B que segundo a Resolução CONAMA é um resíduo reciclável para outra destinação

Diariamente descartar os sacos em local destinado corretamente para o processamento e mistura quando for preparado a massa de assentamento

 

RÔMULO

Restos de tijolos, telhas e caliças.

Devido a um erro na execução do projeto, o banheiro de algumas residências foi destruído, gerando um grande volume de caliças de tijolos.

Reutilizar as caliças de tijolos como agregado em massas.

As caliças de tijolos são triturados para atingir uma granulometria adequada para concreto. Segundo CONAMA nº 307, resíduos de classe A são resíduos recicláveis ou reutilizáveis como agregados. Esse tipo de processo reduz os gastos com seixo ou brita e trazem benefícios ambientais.

Quando houver resíduos de classe A, armazenar até ser necessário usar concreto.

Pedreiro e ajudante responsável pela geração do resíduo

SALIME

Embalagens plásticas de tintas, solventes e vernizes.

Um novo fornecedor de tintas conseguiu tintas em embalagens de 181, porém elas são de plástico

 

 

 

 

SALIME

Lixo comum

Diversos resíduos são colocados em uma lixeira denominada de lixo comum. Entre eles se destacam as embalagens de isopor das marmitas, embalagens de salgadinhos e bolachas, o papel higiênico e as toalhas de papel dos banheiros.

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com