TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE NEGÓCIO

Por:   •  27/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 10

PLANO DE NEGÓCIO

Gilcimar Soares dos Santos

Alan Louzeiro

Adriano V. Galdino

Prof. Nielsen Specht

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração (ADG0500) – Plano de Negócio

12/11/2016

RESUMO

Plano de Negócio é um documento apresentado pelo empreendedor para apresentar o negócio que quer propor para seus parceiros, sócios e possíveis investidores, em linguagem formal e objetiva, demonstrando a visão, a missão, os objetivos do empreendimento, o plano financeiro, o plano de marketing, jurídico facilitando o entendimento e aceitação por parte dos interessados. Portanto, poucas serão as chances de um negócio dar certo caso não seja verificado, com antecedência, um correto planejamento sobre as atividades os recursos que um empreendimento solicita.

Palavras-chave: Planejamento; Controle; Negócios.

INTRODUÇÃO

É a apresentação inicial do trabalho. Possibilita uma visão global do assunto tratado (contextualização), com definição clara, concisa e objetiva do tema e da delimitação precisa das fronteiras do estudo em relação ao campo selecionado, ao problema e aos objetivos a serem estudados.

O objetivo geral refere-se diretamente ao objeto – problema – do trabalho. Inicia-se a frase com um verbo abrangente e na forma infinitiva, envolvendo o cenário pesquisado e uma complementação que apresente a finalidade.

O autor aponta os seus propósitos e as linhas gerais que orientaram seu pensamento, ou seja, apresenta o problema ou tema central do estudo ou da pesquisa, contextualiza-o, destacando sua importância e seus limites quanto à extensão e à profundidade. Na introdução, também deve ser mencionado as principais etapas (a partir de títulos e subtítulos) do trabalho.

  1. O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS

É um documento de planejamento capaz de demonstrar a viabilidade de um empreendimento, do ponto de vista das estratégias, do mercado, das operações, da gestão financeiras.

Tem como proposta de descrever o que é ou o que pretende ser uma empresa. É uma forma de pensar no negócio sobre aonde ir, de como ir, o que fazer para reduzir incertezas e riscos. Traz uma lógica, que permite refletir sobre diversos aspectos da surpresa.

Com base no plano, é possível analisar o mercado e os números, antes de tomar as decisões... E enquanto se busca informações se adquire informações sobre o setor, fornecedores, concorrentes e clientes.

Possibilita ordenar e analisar as ideias com o objetivo de avaliar a viabilidade da empresa. Caso seja inviável, por motivos financeiros, técnicos ou de mercado, chega-se a essa conclusão no papel e não na prática, após meses de atividade ou após ter investido todo o capital.

2.  A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios é uma ferramenta que relaciona todos os detalhes relevantes para a implantação do negócio, assim será possível avaliar a viabilidade de um empreendimento.

A importância de se escrever um Plano de Negócios está em:

•        Escolher qual é área geográfica que pretende atingir com seu produto ou serviço;

•        Definir exatamente qual será o seu produto e serviço e como pretende oferta-lo;

•        Definir quem será o seu público-alvo;

•        Quem são seus concorrentes;

•        Qual é a expectativa de crescimento da empresa dentro de um determinado período;

•        Qual o investimento que será preciso para implantação e de onde será a captação deste recurso;

•        Definir colaboradores e fornecedores.

Este planejamento permite definir claramente o seu negócio, antecipar-se aos problemas, enxergar oportunidades e as falhas.

A elaboração do Plano de Negócios faz com que o empreendedor conheça mais profundamente o seu negócio, ou seja, forneça a si mesmo uma compreensão mais clara das melhores maneiras de proceder e gerir a sua empresa.

 

3.  ESTRUTURA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

Não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um Plano de Negócios, pois cada um tem suas particularidades e semelhanças.

De um modo geral, a estrutura de um PN é a seguinte:

 

- CAPA

A Capa, apesar de não parecer, é uma das partes mais importantes do Plano de Negócios, pois é a primeira coisa que é visualizada por quem lê o seu Plano de Negócios, devendo, portanto ser feita de maneira limpa e com as informações necessárias e pertinentes.

- SUMÁRIO

O Sumário deve conter o título de cada seção do Plano de Negócio e a página respectiva onde se encontra.

- SUMÁRIO EXECUTIVO

O Sumário Executivo é a principal seção do seu Plano de Negócio. Através do Sumário Executivo é que o leitor decidirá se continuará ou não a ler o seu Plano de Negócios. Portanto, deve ser escrito com muita atenção, revisado várias vezes e conter uma síntese das principais informações que constam em seu Plano de Negócios e explicitar qual o objetivo do Plano de Negócios em relação ao leitor (ex: requisição de financiamento junto aos bancos, capital de risco, apresentação da empresa para potenciais parceiros ou clientes, etc.). O Sumário Executivo deve ser a última seção a ser escrita, pois depende de todas as outras seções do plano para ser feita.

- PLANEJAMENTO ESTRATÉGIO DO NEGÓCIO

A seção do Planejamento Estratégico do Negócio é onde você define os rumos de sua empresa, sua situação atual, suas metas e objetivos de negócio, bem como a descrição da visão e missão de sua empresa. É a base para o desenvolvimento e implantação das demais ações de sua empresa.

- DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Deve descrever sua empresa, seu histórico, crescimento/faturamento dos últimos anos, sua razão social, impostos, estrutura organizacional, localização, parcerias, serviços terceirizados, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com