TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE NEGÓCIO

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

RESUMO DO ARTIGO: EMPREENDEDORISMO SOCIAL E SUSTENTAVÉL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A PRODUÇÃO NACIONAL

DAVID ERICK DA SILVA (RA: C583FB1) Turma: AD6P30

RAQUEL DA SILVA REZENDE (RA: C5540D8) Turma: AD6P30

GUSTAVO FREITAS (RA: C661GD-6) Turma: AD6P30

MARIA KEILA MOREIRA DE OLINDA (RA: C5034A9) Turma:  AD6P30

JHULIA HANNA SOARES DA SILVA (RA: C633GJ1) Turma: AD6P30

RHANNYERE PIRES DA SILVA (C7436A4) Turma: AD6P30

MARCIO

BRASÍLIA

2017

INTRODUÇÃO

Este trabalho teve por finalidade contribuir com o conceito de empreendedorismo social e empreendedorismo sustentável e suas diferenças, mapeando a produção cientifica nacional  entre 2008 e 2015,  empregando métodos bibliométricos para analisar bases de dados científicos acerca da quantidade de artigos publicados, dos autores que mais publicaram, dos artigos mais pesquisados e etc. Os resultados, mostram que esse conceito ainda é pouco debatido na literatura. Há trabalhos que se utilizam do termo empreendedorismo sustentável, porém não oferecem nenhum tipo de definição empregada.

O conceito de empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil nos últimos anos, e desde a origem do empreendedorismo social enquanto atividade econômica e tema de pesquisa, conotações e sentidos distintos tem sido atribuído ao campo. Temas como economia solidária, autogestão, sustentabilidade e inclusão começaram a fazer parte das discussões para a consolidação do empreendedorismo social. O desenvolvimento econômico e social, educação profissional e sustentabilidade são temas explorados neste trabalho, o qual tem como objetivo iluminar as orientações teóricas e práticas que estão sendo seguidas e desenvolvidas por autores da área.

Entretanto, existe pouquíssimo conhecimento sistêmico a respeito da gestão empreendedora social, especialmente na pratica do empreendedorismo sustentável, isso reafirma a importância deste estudo: contribuir com a definição do conceito de empreendedorismo sustentável e empreendedorismo social

1 RESUMO

2. Referencial Teórico

2.1 Empreendedorismo

        O termo empreendedorismo surgiu com Cantillon (1755) e Say (1803), que definiam os empreendedores como pessoas que correm riscos porque investem o seu próprio dinheiro em empreendimentos. Cantillon definiu o empreendedor como alguém que comprava matéria-prima com o objetivo de fazer o processamento dela e depois vender por um preço maior, com o objetivo de obter lucros. Gonçalves (2003) faz uma ligação entre inovação e criatividade e diz que empreender é quebrar uma lógica de mercado, modificando-o e oferecendo algo novo. Porém, há inúmeros conceitos a respeito do tema, e um mais atual diz que o empreendedorismo envolve, além de reconhecer a oportunidade para criar algo novo, o reconhecimento de uma oportunidade para desenvolver um novo mercado (Baron; Shane, 2007).

2.2 Empreendedorismo Social

        O empreendedorismo social pode ser definido como uma atividade empresarial com propósitos sociais incorporados às suas atividades. Nos últimos anos houve um grande crescimento na literatura relacionada ao empreendedorismo social, o que demonstra a importância das Empresas Sociais. Essas empresas buscam minimizar as imperfeições que atingem as camadas sociais menos favorecidas que estão casa vez mais visíveis em países em desenvolvimento, devido a questões ligadas à pobreza, à mortalidade infantil e à distribuição de renda.

        O sentimento de insatisfação das camadas sociais marginalizadas para como o Estado é o fator principal para o desenvolvimento do empreendedorismo social, uma vez que, no momento atual, o empreendedor social busca gerar valor social e soluções para demandas sociais. O empreendedorismo social procura formular soluções sustentáveis para questões sociais diversas, sem estabelecer necessariamente relações de lucratividade, como ocorre no Cooperativismo.

        No empreendedorismo social, assim como no comercial, desenvolve-se inovações e soluções práticas a partir de poucos recursos disponíveis. O desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e a mudança do paradigma de atuação dos empreendedores sociais inovadores constituem o protagonismo dos mesmos no empreendedorismo social.

2.3 Empreendedorismo sustentável

 Segundo Boszczowski e Teixeira (2012), o empreendedorismo sustentável surge a partir de estudos relacionados ao empreendedorismo social; todavia, envolve simultaneamente os princípios econômico, social e ambiental (SHEPHERD; PATZELT, 2011). Choi e Gray (2008) compreendem o empreendedorismo sustentável como uma forma de negócio que almeja o lucro e conduz seus objetivos em direção à sustentabilidade, ao integrar as dimensões econômica, social e ambiental (triple bottom line).

Por sua vez, autores como Cohen e Winn (2007) e Dean e McMullen (2007) expressam que o empreendedorismo sustentável é proveniente de falhas e oportunidades de mercado que possibilitam o surgimento de novos negócios e estabelecem as bases para um tipo de empreendedorismo que busca obter renda e contribuir com melhores condições sociais e ambientais para a sociedade.

 3 Metodologia

Para realizar este estudo e levantar os dados necessários para responder aos objetivos desta pesquisa, foi realizada a análise bibliométrica da produção científica sobre os termos “empreendedorismo social” e “empreendedorismo sustentável”. Segundo Araújo (2006), a bibliometria pode ser entendida como técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento. Ela se apresenta como uma importante técnica, pois permite, por meio da medição do número de publicações e citações de pesquisadores, analisar a produtividade e a qualidade das pesquisas em determinada área do conhecimento (VANTI, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com