TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PORTIFOLIO INDIVIDUAL

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A competência é uma característica subjacente a uma pessoa, que pode ser relacionada com desempenho superior na realização de uma tarefa ou em determinada situação. Diferenciando, assim, competência de aptidões (talentos naturais à pessoa, que podem vir a ser aprimorados), de habilidades (demonstrações de talentos particulares na prática) e de conhecimentos (o que a pessoa precisa saber para desempenhar a tarefa) (GRAMIGNA,2007).

Nos anos 1980 começam a ser definidas as escalas de competências que incluíam indicadores de desempenho que ultrapassavam o conhecimento da tarefa, abrangendo as habilidades e atitudes favoráveis. Desta forma, a gestão por competências tornou-se um processo com impactos e resultados relevantes para as organizações.

A gestão do Conhecimento trata do gerenciamento do conhecimento que existe na organização, aquele conhecimento que pertence às pessoas da organização, para que elas trabalhem de maneira adequada, por exemplo, produzir e lançar cada vez mais inovações e obter sucesso nos mercados onde atuam.

Pode-se dizer que a empresa que pratica a Gestão do Conhecimento realmente tem condições maiores de se sobressair em seu mercado de atuação. Através da Gestão do Conhecimento, a organização pode criar inovações, fortalecer o aprendizado, potencializar a comunicação entre os setores e as pessoas (criando uma rede de conhecimento entre as pessoas pertencentes à organização).

Todos esses benefícios com certeza resultam em uma maior produtividade, e faz com que a organização esteja mais preparada para enfrentar os desafios do ambiente em que ela está inserida.

Vale lembrar também que a empresa como um todo precisa estar envolvida com a Gestão do Conhecimento, todos os funcionários têm a sua parcela de responsabilidade para fazer com que se viva um processo de Gestão do Conhecimento, ou seja, todos precisam estar “contagiados”.

Empreendedorismo é o fator determinante para a obtenção de sucesso. Ser capaz de detectar oportunidades, avaliar riscos, escolher colaboradores capacitados e delinear planos de ação efetivos são algumas habilidades fundamentais ao empreendedor, mas a característica básica desse profissional é o espírito criativo e pesquisador, por meio do qual se mantém em constante busca por novos caminhos e soluções, sempre amparado na identificação das reais necessidades das pessoas e da empresa como um todo.

Sarkar (2008) destaca ainda que na definição de empreendedorismo não é essencial à criação de uma nova empresa, mas esse fator pode estar incluído.

É possível ser empreendedor em uma empresa já constituída, pois nesse caso haverá a inovação de novos negócios ou produtos a serem realizados. O empreendedor se realiza na atuação da sua empresa ou produto (gosta do que faz), com criatividade procura atingir os seus objetivos (quando detecta e explora uma nova oportunidade) e pode transformar o seu meio socioeconômico, ao analisar o seu plano de negócios assume os riscos necessários para minimizá-los, de modo que está preparado para o possível fracasso.

No processo empreendedor também é necessário o comprometimento, pois este é muito similar à criação de algo novo. Assim, é preciso responsabilizar-se com o crescimento da empresa por meio da dedicação de tempo e esforços necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com