TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROBLEMA DA ESCASSEZ E O SISTEMA ECONÔNICO

Por:   •  20/9/2016  •  Resenha  •  3.848 Palavras (16 Páginas)  •  1.481 Visualizações

Página 1 de 16

CONCEITOS BÁSICOS

Economia não é uma ciência exata e sim, uma ciência social. A economia se preocupa em analisar de que forma as necessidades dos indivíduos por bens e serviços são atendidas. Macroeconomia estuda o funcionamento da economia no seu todo sendo que é papel do Estado (governo central) fazer estudos macroeconômicos para melhorar e desenvolver a economia do país.

O PROBLEMA DA ESCASSEZ E O SISTEMA ECONÔNICO

Os recursos necessários para obtermos os bens e serviços são limitados para produzir tudo que as pessoas necessitam. Para entendermos melhor as escolhas produtivas frente ao problema da escassez, utilizaremos o modelo da curva de possibilidades d produção. Ela demonstra, de forma simplificada, que a escolha de uma alternativa produtiva requer o abandono de outra. Para entendermos o modelo da Curva de possibilidades de produção estabeleceremos três hipóteses: Os fatores de produção são fixos, Há pleno emprego dos fatores de produção, Há apenas dois produtos.

Pelo fato de termos recursos limitados e as nossas necessidades serem ilimitadas, somos sempre "forçados" a fazer escolhas. Por exemplo, para comprarmos uma casa, somos obrigados a "abrir mão" da poupança e ainda vender o carro para podermos ter recursos suficientes para a aquisição da casa.

O Sistema Econômico visa à produção e ao consumo de bens e serviços. Todo Sistema Econômico deve responder a três perguntas: o quê e quanto produzir, como produzir, para quem produzir. A maioria dos países adota o Sistema Econômico Misto, ou seja, é uma combinação do sistema econômico de planificação central com o sistema econômico de mercado.

ECONOMIA DE MERCADO

Devido ao aumento das transações, houve o surgimento do que denominamos de Mercado. Para que se tenha mercado, é necessário que se tenha liberdade. Nas economias de mercado os agentes econômicos denominados famílias vendem seus recursos (fatores) às empresas. E em troca recebem uma renda. Já os agentes representados pelas empresas vendem seus produtos às famílias e recebem uma renda em forma de pagamento pela troca.

Numa economia de mercado, a troca se realiza quando o demandante (consumidor ou comprador) e o ofertante (produtor ou vendedor) entram em acordo sobre o preço. Quando estamos diante de uma grande quantidade de demandantes e ofertantes, denominamos mercado de alta concorrência. Será nesse tipo de mercado que iremos estudar a oferta e a demanda. O mercado é muito dinâmico e pode variar por vários fatores.

Alguns fatores que delimitam um mercado são: a escala de produção, amplitude da demanda, estágio de desenvolvimento social de um país, estágio de desenvolvimento econômico de um país.

TEORIA DA DEMANDA

Quanto maior o preço de um bem ou serviço, menor será a quantidade demandada desse bem ou serviço, e vice-versa. Ou seja, a demanda tem uma relação inversa entre o preço do bem ou serviço e a quantidade demandada desse bem ou serviço. Neste primeiro momento, estudaremos a Demanda somente em função do preço do bem. Efeito renda: queda do preço de um bem ao provocar elevação do poder aquisitivo do consumidor, caso a renda permaneça constante, faz com que ele possa aumentar as quantidades demandadas. Já aumentos de preço provocam queda do poder aquisitivo e diminuição das quantidades demandadas. Efeito substituição: aumentos de preço de um bem, permanecendo constante o preço dos outros bens, faz com que o consumidor diminua sua quantidade demandada desse bem na medida em que é possível adquirir outro bem substituto ou similar. Quedas de preço de um bem, faz com que o consumidor aumente a quantidade demandada desse bem deixando de consumir outro similar.

TEORIA DA OFERTA E O EQUILÍBRIO DE MERCADO

A oferta representa as quantidades de bens e serviços que os produtores ou vendedores desejam oferecer no mercado em um determinado período de tempo.

Da mesma forma que analisamos a demanda, consideramos que apenas o preço influencia a oferta, coeteris paribus, ou seja, mantendo constantes os demais fatores que influenciam a oferta. Assim, quanto maior o preço de um bem ou serviço, maior será a quantidade ofertada desse bem ou serviço, e vice-versa.

A demanda de mercado representa a somatória de todas as demandas individuais de um produto no mercado. Quanto menor o preço do bem, maior será a quantidade demandada. Em contrapartida, na oferta, notamos que, quanto maior o preço do bem, maior será a quantidade ofertada, e vice-versa. Portanto, isoladamente, nem demanda e nem oferta pode nos dizer qual é o melhor preço para o mercado.

DESLOCAMENTO DA CURVA DA DEMANDA

Quando há aumento da renda do consumidor, este, por sua vez, desejará consumir mais e em maior quantidade. O consumidor passa a demandar produtos e serviços que lhe dê mais qualidade de vida ou até mais "status". Diante disso, podemos fazer uma classificação de bens em função do aumento da renda: bens inferiores e bens normais. Quando a curva da demanda de um bem se desloca para a esquerda o consumo diminui; quando se desloca para a direita o consumo aumenta.

Preços dos Bens Relacionados: Os bens relacionados podem ser de dois tipos, substitutos ou complementares. Os bens substitutos são aqueles que podem satisfazer a mesma necessidade, tais como: margarina e manteiga, carne vermelha (bovina) e carne branca (frango), etc.

Bens complementares são aqueles cujo aumento de preço (de um deles) provoca queda no consumo do outro.

DESLOCAMENTO DA CURVA DA OFERTA E DO EQUILÍBRIO DE MERCADO

No deslocamento da curva de oferta, o fator que permanece constante é o preço do bem ou serviço, e o que sofre alterações são os outros fatores.

Sabemos que os custos do bem ou serviço dependem dos preços dos insumos. Assim, a queda nos preços dos insumos utilizados provocará diminuição nos custos, fazendo com que o produtor ofereça uma quantidade maior do bem ou serviço. Analogamente irá acontecer com o fator tecnologia, pois qualquer melhora da tecnologia gera menos custos e produção mais lucrativa, induzindo o produtor a aumentar a quantidade ofertada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com