TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO FICA COMPROMETIDO SEM CONTABILIDADE

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.385 Palavras (14 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO........................................................................................... 03

2.DESENVOLVIMENTO.............................................................................. 04

2.1.1 O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO FICA COMPROMETIDO SEM CONTABILIDADE ...........04

2.1.2 AS INFORMAÇÕES QUE A CONTABILIDADE OFERECE AOS GESTORES 04

2.1.3 O OBJETIVO DA CONTABILIDADE................................................................ 05

2.1.4 CONSEQUÊNCIA DOS ATRASOS NAS ESCRITURAÇÕES E REGISTROS CONTÁBEIS..............................................................................................................05

2.1.5 PORQUE TRABALHAR COM CONTABILIDADE........................................... 06

2.2 DEMONSTRAÇÕES

2.2.1 RELAÇÃO DE CONTAS PATRIMONIAIS....................................................... 07

2.2.2 DRE................................................................................................................. 08

2.2.3.BALANÇO PATIRMONIAL.............................................................................. 09

2.2.4 QUESTIONARIO QUIZ .....................................................................10

2.4. ALTERAÇÃO NAS LEIS 11.638/07 E LEI 11.941/09..........................................11

3.CONCLUSÃO..........................................................................................................12

4. REFERÊNCIAS......................................................................................................13

1 - INTRODUÇÃO

Neste trabalho estudaremos a importância da Contabiliadde para a Administração de uma Empresa, quais os métodos que são utilizados, seus objetivos, onde e como podemos aplicar na Administração seus conceitos? E quem são as pessoas que devem em uma empresa utilizar dessa ferramenta. Como pode ser utilizado, quando e quais as consequências de sua não utilização para o bom desempenho principalmente financeiro de uma organização.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1.1 O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO FICA COMPROMETIDO SEM CONTABILIDADE

A contabilidade é o instrumento que auxilia o administrador nas tomadas de decisões, pois, coleta dados econômicos, mensurando-os em forma de relatório que ajudam o administrador a tomar a decisão correta para cada situação mediante esses dados.

Quando uma empresa passa por dificuldades financeira está na maioria das vezes ligado ao fato do gestor ter tomado decisões sem respaldo de dados confiáveis. É necessário um elenco com informações reais que norteiem suas decisões. Essas informações são armazenadas pela contabilidade. Os relatórios evidenciam a capacidade dpara que a empresa obtenha lucros.

Observando o capítulo 1 do PLT sobre contabilidade podemos observar a importância de quem quer administrar uma empresa, utilizar os dados informados pela contabilidade. Uma empresa onde o gerente, administrador ou dono toma decisões somente contando com seu feeling corre grande risco de fracassar, a contabilidade é a ferramenta que da suporte para uma tomada de decisão segura com dados reais que norteiam o ponto onde a empresa chegará.

Qualquer pessoas que tenha interesse em conhecer o funcionamento e o resultado de uma empresa ira se valerdessas informações como Bancos, funcionários, sindicatos, Governo e outros tanto que queiram saber informações reais sobre a saúde financeira da empresa. É fundamental para desenvolvimento sadio de uma companhia o conhecimento desses dados.

2.1.2 AS INFORMAÇÕES QUE A CONTABILIDADE OFERECE AOS GESTORES:

ECONÔNICAS: Diz respeito à movimentação das compras e vendas, despesas e receitas, evidenciando o lucro ou prejuízo apurados nas transações realizadas pela empresa.

FINANCEIRAS: dizem respeito ao fluxo de entradas e saídas de dinheiro na empresa, a Contabilidade registra todas as movimentações do Patrimônio esse processo de registro é denominado de escrituração contábil.

2.1.3 O OBJETIVO DA CONTABILIDADE

A contabilidade é uma CIÊNCIA SOCIAL que estuda fatos resultantes da ação humana na criação do patrimônio, não é uma ciência matemática, mas se utiliza de métodos quantitativos. Para fornecer informações sobre a composição do patrimônio e suas variações, são informações de ordem econômica e financeira, que ajudam nas tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários, como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

“O principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos á entidade objeto da contabilidade" (Sergio Wldmia E Marion,2006, P.53)

2.1.4 CONSEQUÊNCIA DOS ATRASOS NAS ESCRITURAÇÕES E REGISTROS CONTÁBEIS

O atraso nas declarações das informações contábil pode gerar multa nas declarações de interesse do governo, como RAIS, IR e outros impostos que a empresa paga para funcionar legalmente se essas informações forem passadas aos contadores que não conseguiram fazer as declarações em tempo corretas o empresário será multado pela receita federal.

Já quanto ao atraso nas decisões de interesse administrativo a informação quando lançada com atraso atrapalha o bom andamento nos negócios que precisam de dados atuais para tomadas de decisões em tempo hábil, uma informação tardia pode não ter tempo para providência para diagnosticar um problema e buscar as soluções cabíveis.

Empresa: O REI DA CHAPA LANCHONETE ME

Administrador: Flávio Cândido da Silva

Na lanchonete "O REI DA CHAPA" o administrador Flávio, utiliza-se de dados reais para tomar decisões. Durante algum tempo, tentou comandar a empresa somente com o seu feeling, mas diante das dificuldades enfrentadas, principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com