TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Harmonização Internacional Da Contabilidade

Artigos Científicos: Processo De Harmonização Internacional Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

De acordo com o desenvolvimento do mercado de capitais internacional, houve um crescimento dos investimentos diretos com estrangeiros formando blocos econômicos. Criando assim uma necessidade de se ter um conjunto de normas contábeis internacionais que compare informações entre companhias de um mesmo grupo ou de grupos empresariais diferentes. Mostrando assim, um processo de harmonização internacional da contabilidade.

O crescimento dos investimentos diretos com estrangeiros e a formação de blocos econômicos trouxeram a necessidade de se ter um conjunto de padrões contábeis internacionais, viabilizando assim o processo de comparação de informações entre companhias de um mesmo grupo ou de grupos empresariais distintos. Essa informação além de interessar ao grupo econômico que realizou a operação irá interessar também aos usuários da informação que estão domiciliados em diferentes países em relação ao empreendimento que divulga essas informações, facilitando assim o mercado internacional.

As normas contábeis internacionais foram criadas para que qualquer um que queira negociar além das fronteiras nacionais e internacionais, onde as informações contábeis por variar de um país para outro, de acordo com os princípios de contabilidade que os governam. Essas diferenças podem ser em cultura, práticas empresariais, sistemas políticos, inflação, tributação e os riscos empresariais deve ser considerado no processo decisório de onde e como negociar e investir. Mas, as demonstrações contábeis e outras formas de evidenciação são impossíveis de entender sem uma consciência dos princípios contábeis nacionais e internacionais e sem um conhecimento solido da cultura do negocio.

A criação do MERCOSUL e União Européia – EU exige uma economia mais aberta e a prática de livre comercio entre os países que formam esses blocos, podendo ser vista e entendida do ponto de vista econômico, limitada à ação das empresas e dos mercados onde estas atuam, e ao bem informar os usuários nacionais e internacionais da informação contábil.

Dentro do Mercado de Capitais, acontece grande crescimento de forma acelerada, influenciando a internacionalização da contabilidade por meio de investidores internacionais. O mercado internacional tornou-se competitivo, e exigente, como resposta as exigências as empresas ambientais, estão se adequando as mudanças. Com esse processo. O mercado de capitais pode ser mais bem visualizado nos Estados Unidos, Japão, França e Alemanha entre 1995 e 1998 quando esses países mostraram o crescimento das companhias na bolsa de valores. Esse foi um passo importante para desenvolver a abertura de capital, ao mercado regional econômico e social.

O órgão responsável nos EUA, pela regulamentação do mercado de capitais e definição dos métodos aplicáveis é a Securities and Exchange Commission (SEC), ela emite os relatórios:

 Financial Reporting Releases (FRR)

 Accounting and Auditing Enforcement Releases (AAER)

 Staff Accounting Bulletins (SAB)

As corporações transnacionais são responsáveis em parte pelo avanço e influencia das normas contábeis. Tendo o padrão de macroeconomia, que de fato contribui para o desenvolvimento da contabilidade.

Com a análise abordada neste conteúdo, a globalização está tornando irreversível a uniformização contábil em todo o mundo. Os investidores são atraídos para mercados que eles conhecem e nos quais confiam. Por essa razão, os países que adotam normas contábeis reconhecidas internacionalmente, e por eles entendidas, terão significativa vantagem sobre os demais. O fornecimento de informações, de acordo com normas de elevada qualidade, transparência e comparabilidade, reduz o risco do investimento e o custo capital. Se a empresa tiver de preparar suas demonstrações contábeis de acordo com diferentes normas de distintos países, para se comunicar com investidores em vários mercados de capitais em que opera, terá com isso elevados custos e dificuldades no processo de comunicação.

Tendo em vista a explicação para a apresentação de resultados diferentes está no fato de as normas contábeis aplicadas nos estados unidos serem diferentes das normas do Brasil, quando da elaboração das demonstrações contábeis. Percebe-se que as diferenças são tão grandes que PriceWaterHouseCoopers, umas das maiores empresas de auditoria do mundo, recomenda aos seus clientes no Brasil que façam um trabalho de explicação dessas diferenças aos investidores.

Conforme o autor. Nasi (1993:99): “Não é mais possível que uma empresa brasileira tenha de preparar demonstrações contábeis com padrões diferentes para um lançamento de ações em Londres ou Nova Iorque, e outras, na bolsa de Buenos Aires, daquelas que usualmente prepara para os investidores brasileiros”.

Autores como Lisboa (1995:44), por sua vez, explica que: “A hominização mundial dos sistemas contábeis podem facilitar análises comparativas de resultados financeiros de empresas nacionais e estrangeiras, e assim ajudaria os usuários externos das demonstrações financeiras a avaliar o desempenho das empresas a nível mundial”.

Pelo processo analisado neste estudo, o que normalmente acontece é que as normas contábeis nacionais estão restritas ao contexto econômico do país, submissas à legislação, limitadas às características marcantes da estrutura societária e absolutamente comprometidas com tradições culturais.

Observa-se que as informações financeiras e as normas contábeis não são imunes aos tempos variáveis. Nós estamos começando a ver o aparecimento de uma contabilidade verdadeiramente inserida em um sistema internacional e atividades de cooperação entre organizações nacionais nas áreas de elaboração e publicação de normas de contabilidade, preparação de demonstrações contábeis e exame de regulamento para lidar efetivamente com a fusão de assuntos nacionais com assuntos internacionais.

Vimos que atualmente a contabilidade norte americana fixa normas contábeis que refletem as dimensões crescentemente internacionais do papel FASB como uma líder global em colocação de normas contábeis. Essa afirmação foi relatada pela própria FASB em seu relatório. Reconhecendo sua necessidade a ser envolvida ativamente na evolução do sistema de Contabilidade internacional e seu potencial para prover liderança conhecendo o mercado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com