TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE A TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INCLUSÃO – UFPB PARA TODOS

Por:   •  6/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal da Paraíba

Centro de Ciências da Saúde

Departamento de Terapia Ocupacional

PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE A TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INCLUSÃO – UFPB PARA TODOS

Relatório das Atividades na Unidade Básica de Saúde

Durante todo o período em que estamos engajados no Programa de Acessibilidade a Tecnologias Assistivas e Inclusão – UFPB para todos, vinculado ao Departamento de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, efetuando atividades na Unidade de Saúde localizada no Bairro do Timbó em João Pessoa, nos deparamos com uma série de dificuldades e limites que impediram o alcance efetivo do que é proposto pelo referido projeto.

O objetivo geral do Programa consiste em promover a integração de ações interdisciplinares para facilitar o processo de inclusão das pessoas com deficiência inseridas em diferentes contextos sociais, por meio do suporte direcionado para o esporte paraolímpico, da acessibilidade e da Tecnologia Assistiva. Assim, o Programa conta com uma equipe que desenvolve atividades em Unidades de Saúde da Família, com a finalidade de divulgar e fortalecer o direito de atenção integral à saúde das pessoas com deficiência da comunidade em que a Unidade acompanha. Esse mesmo grupo também objetiva, a partir da contribuição dos profissionais de Saúde da instituição, mapear as pessoas com deficiência da comunidade, caracterizadas pelo alto grau de vulnerabilidade social em que estão inseridas, e promover o encaminhamento destas para o Laboratório de Tecnologia Assistiva da UFPB, bem como avaliar se estão aptas a práticas de esportes e dirigi-las para o núcleo de esporte adaptado da UFPB.

Essa equipe responsável por desenvolver atividades na Unidade Básica de Saúde conta com 3 (três) membros; dois estudantes do curso de Terapia Ocupacional e uma estudante de Serviço Social, em princípio coordenados pelo Professor Severiano Ramos, do departamento de Medicina. Durante os primeiros meses de atividades na UBS, o referido coordenador desvinculou-se do Projeto, limitando os trabalhos da equipe, que até então só havia feito visitas à Unidade apenas com o propósito de conhecer o território de atuação, apresentar a proposta do projeto para os profissionais que compõe a Unidade (enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde).

Com a renúncia do Professor Severino Ramos, a equipe se associou a outra base de extencionistas que também promove atividades na UBS do Timbó II, coordenada pela Professora Cristine Hirsch Monteiro, do departamento do curso de Fisioterapia da UFPB. Logo no primeiro encontro entre os membros dos dois projetos, agora vinculados, foi possível a realização de uma reunião informal com a maioria dos profissionais da Unidade, esclarecendo sobre as dificuldades de acompanhamento das pessoas com deficiência da Comunidade, em virtude das diversas limitações que a Unidade apresenta, tanto na insuficiência do quadro profissional, quanto na falta de estrutura. Ainda durante este encontro, foi disponibilizado para a equipe do Programa o mapeamento das pessoas com deficiência da Comunidade que os Agentes de Saúde possuíam conhecimento, bem como àqueles a que era viável a visita em domicílio.

Conforme o exposto nesta reunião, ficou acordado entre os extencionistas e os profissionais de saúde da Unidade que a próxima etapa de atividades do Projeto contemplaria as visitas nos domicílios das pessoas com deficiência já mapeadas, bem como a aplicação de uma triagem que analisaria dados pessoais, clínicos e o interesse do público na prática esportiva. Essa triagem foi elaborada por um dos membros da equipe, estudante do curso de Terapia Ocupacional, e após algumas adaptações, tornou-se adequada para a aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com