TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISPLINAR PIM III

Por:   •  10/11/2020  •  Monografia  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERDADE PAULISTA – UNIP EAD

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO FINANCEIRA

PAULO ROGERIO TOSADORI

RA: 2041292

NATURA COSMETICOS S/A

PROJETO INTEGRADO MULTIDISPLINAR PIM III

ITATIBA

2020

PAULO ROGERIO TOSADORI

NATURA COSMETICOS S/A

ITATIBA

2020

Resumo

O presente trabalho trata-se de um projeto multidisciplinar III (PIM III) onde vamos mostrar a importância sobre as áreas estudadas, sendo elas: fundamentos da gestão financeira, estatística aplicada e contabilidade, e nele iremos analisar a estrutura, o planejamento de uma empresa extremamente conhecida no Brasil, Natura cosméticos S/A.

Atualmente, as empresas planejam e criam estratégias para continuarem economicamente saudáveis, e cada vez mais exigindo melhorias em seus processos, principalmente em seu planejamento estratégico e financeiro.

Palavras chaves: Contabilidade – estrutura – planejamento financeiro.

Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.

1. Introdução

A empresa Natura Costumetico S/A com sede em Cajamar – São Paulo e conhecida nacionalmente e internacionalmente foi fundada em 1969 por Luiz Seabra, e teve sua primeira loja aberta em São Paulo em 1970, onde Luiz atendia pessoalmente seus clientes. Após 4 anos, decidiu fechar a loja para uma abordagem de venda direta, a qual teve uma expansão para diversas regiões do Brasil, e em 1980 a Natura conseguiu certa de 200 colaboradores e dois mil consultores.

Em 1998, a empresa foi escolhida como empresa do ano, através das suas criações de linhas de produtos conhecidas hoje pelo consumidor, como Mamãe bebe e Kaiak. Em 2006, a empresa eliminou os testes de seus produtos e ingredientes em animais e em 2009, a empresa atingiu 1 milhão de consultoras Natura. Em 2008 foi criada uma meta de redução de emissão de gases do efeito estufa em toda a produção, chamado Programa Carbono Neutro, e logo 2013 foi reduzido um terço. E na linha sustentável em 2013, foi criada a linha SOU, com 70% menos plástico.

No ano de 2016 a empresa adquiriu a compra da Emeis Holdings Pty Ltd, sem valor informado, dona da rede de cosmético australiana Aesop. Recentemente em 2017, a empresa realizou a compra da rede “The Body Shop” da L’Oréal, por cerca de 1 bilhão de euros, aumentando significativamente sua presença nacional e internacional, surgindo o grupo Natura & Co, formado pelas empresas Natura, Aesop e The Body Shop até hoje.

E logo em maio de 2019 a empresa anunciou a compra da sua concorrente Avon, criando o quarto maior grupo de beleza do mundo, sendo avaliado em US 11 bilhoes de dólares. E hoje a Natura tem como a maior empresa de venda direta do mundo.

Algumas curiosidades da empresa, é que a marca possui mais de 2 milhões de consultoras de venda direta em países como o Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, França, Venezuela e Estados Unidos. Além disso, já começou com abertura em lojas de shopping brasileiro, França e Estados Unidos.

Assim nesse trabalho será abordado os dados do grupo Natura & Co, tratando a empresa como um grupo e não apenas Natura.

2. Fundamentos da gestão financeira

Conforme visto em aula a gestão financeira é um conjunto de ações e meios administrativos, que envolve o planejamento, organização, controle e análise das atividades financeiras. Assim, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros.

Através do site Portal Educação, em outras palavras a função financeira integra:

- A determinação das necessidades de recursos financeiros (planejamento das necessidades, a inventariação dos recursos disponíveis, a previsão dos recursos libertos, o cálculo das necessidades de financiamento externo);

- A obtenção de financiamento da forma mais vantajosa (tendo em conta os custos, prazos e outras condições contratuais, as condições fiscais, a estrutura financeira da empresa);

- A aplicação criteriosa dos recursos financeiros, incluindo os excedentes de tesouraria (de forma a obter uma estrutura financeira equilibrada e adequados níveis de eficiência e de rentabilidade);

- A análise financeira (incluindo a coleta de informações e o seu estudo de forma a obter respostas seguras sobre a situação financeira da empresa);

- A análise da viabilidade econômica e financeira dos investimentos.

A Natura se tornou uma empresa de sucesso, por ter desde o inicio os gestores financeiros competentes, onde tinham a tarefa de planejamento financeiro, interpretação de dados brutos e determinação do tipo de financiamento a ser realizado. A empresa analisa e define anualmente seu melhor desenho organizacional, onde identifica suas competências atuais e futuras, verificando seus processos, políticas e seu sistema de gestão, com a finalidade de buscar o método mais adequado em seus objetivos estratégicos.

Vale lembrar que é indispensável à abordagem do caixa ao gestor financeiro, destacando a diferença entre o gestor e o contador. O contador gera as informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com