TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULDICIPLINAR IV

Por:   •  24/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.879 Palavras (28 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

NOME DO ALUNO

UM OLHAR DA GESTÃO AMBIENTAL DA EMPRESA FIBRIA

Cidade

2021

NOME DO ALUNO

UM OLHAR DA GESTÃO AMBIENTAL DA EMPRESA FIBRIA

O Projeto Integrado Multidisciplinar apresentada como requisito parcial para obtenção do grau, ao curso de Gestão Ambiental, da Universidade Paulista.

Orientador:

Cidade

2021

Resumo

Nos últimos tempos, a gestão ambiental e a sustentabilidade têm vivido em um espaço crescente entre o público e as empresas, levando à transformação da gestão, da gestão e das políticas ambientais nos processos produtivos das organizações. Em meio a esse sistema capitalista, as empresas têm buscado desenvolver novas propostas ambientais e sociais, em linha com seus objetivos econômicos que regem a concorrência empresarial. E nesse ambiente competitivo é louvável enfatizar a importância da qualidade de vida para as comunidades e seus colaboradores. As empresas envolvidas nesses aspectos costumam ter uma parte justa da receita de seus funcionários e, como resultado, seus lucros aumentam. Na verdade, a responsabilidade social deixou de ser uma opção para as empresas, passou a ser uma ideia estratégica e até de sobrevivência no seu campo de trabalho. A compreensão dessa mudança deve ser estratégica e, ao mesmo tempo, uma combinação de questões ambientais, com o objetivo principal de obter vantagens competitivas. O objetivo geral deste trabalho é abordar, de forma integrada, os conceitos relacionados à gestão ambiental e seus diversos atores, cada um com suas ofertas e funções, gestão de recursos naturais, padrões de certificação florestal, em especial a empresa Fibria.

Palavras-chave: recursos naturais. Gestão ambiental. certificação ambiental.

Sumário

1 Introdução        4

2 Desenvolvimento        7

2.1 Descrição da empresa        7

2.2 Abordagem das disciplinas do bimestre        9

2.2.1 Gestão de Recursos Naturais        9

2.2.1.1 Gestão de Recursos Naturais e a empresa Fibria        10

2.2.2 Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial        14

2.2.2.1 Ética e Legislação da empresa Fibria        16

2.2.3 Auditoria e Certificação Ambiental        17

3 Conclusão        23

Referências        24

1 Introdução

Segundo Nardelli (2001), planejamento, treinamento e monitoramento são os princípios que sustentam qualquer sistema de gestão. Eles tendem a garantir a melhoria das atividades florestais, por exemplo. O planejamento fornece uma estrutura importante a partir da qual certos planos são organizados de acordo com as necessidades. Essas políticas são definidas em termos de gestão. 

Treinamento e supervisão referem-se a funcionários preparados para usar com eficácia um sistema de gestão pré-estabelecido. O responsável pelo programa é responsável, entre outras coisas, por informar aos demais funcionários que todos têm um papel a desempenhar no sistema de gestão. Os colaboradores, terceiros e terceiros, devem conhecer a melhor forma de exercer as suas funções e estar atentos às consequências. Portanto, um programa de treinamento adequado e contínuo é um dos itens indispensáveis ​​no sistema de gestão. Um exemplo visto em campo foi o treinamento de motosserras, que incluiu o uso de técnicas adequadas de manuseio mecânico, mensuração da qualidade da madeira cortada com alto aproveitamento (corte o mais baixo possível), de forma a não danificar as árvores vizinhas, segundo normas de segurança contidas na NR 31 (Norma Regulamentadora de Segurança). e Saúde no Trabalho na Agricultura, Silvicultura, Silvicultura e Aquíferos) Para esta obra foi contratado um especialista indicado por especialista para este tipo de trabalho. São realizados testes individuais em cada motosserra, podendo resultar na retirada daqueles que não apresentam desempenho satisfatório. 

No que se refere ao monitoramento, está sendo desenvolvido um programa de desenvolvimento contínuo com o objetivo de desenvolver um espírito de integração onde cada um tenha a oportunidade de tomar suas próprias decisões na tomada de decisões e realizar atividades relacionadas ao manejo florestal. O PMC (Plano de Melhoria Contínua) que existe na empresa Valor Florestal é naturalmente dinâmico. O seu principal objetivo é proporcionar aos colaboradores da empresa um canal de identificação de potenciais problemas, disponibilizado sob a forma de uma tabela exposta numa área circular e dividida em duas partes: problemas e soluções. Para cada problema identificado, uma solução também deve ser apresentada. O problema se torna público e qualquer funcionário pode propor uma nova solução. O programa é composto por uma equipe de oito responsáveis, que eventualmente atuam como uma ponte entre as soluções apresentadas pela equipe e os responsáveis ​​pela área problemática.

 O objetivo do monitoramento é reportar e reportar os desenvolvimentos em relação às atividades do sistema de gestão, com a criação de informações que irão registrar os registros. Os fatores a serem considerados devem estar alinhados com os procedimentos estabelecidos e introduzidos no plano de manejo. Em Nardelli (2001), é importante que haja clareza e determinação em relação ao processo de monitoramento, como e quais etapas devem ser tomadas caso haja desvio dos padrões utilizados. 

Em Sánchez (2006), o monitoramento é considerado parte integrante de qualquer função dirigida pela gestão. Deve permitir a validade de quaisquer impactos ambientais potenciais, bem como se cumpre os requisitos legais e técnicos associados ao trabalho a ser executado. Nesse sentido, ajustes e correções podem ser feitos com base nos testes apresentados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)   pdf (411.5 Kb)   docx (313.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com