TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULTIDISCIPLINAR INTEGRADO

Por:   •  10/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.796 Palavras (12 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

PRIMEIRO SEMESTRE

LEANDRO CHAVES DE ABREU

PROJETO MULTIDISCIPLINAR INTEGRADO

SONO BOM COLCHÕES

PALMAS - TO

2019

LEANDRO CHAVES DE ABREU

Projeto Multidisciplinar Integrado

SONO BOM COLCHÕES

PALMAS - TO

2019

RESUMO

 

Este trabalho teve como objetivo apresentar dados e estratégias de uma empresa do comércio de colchões, a Sono Bom Colchões. Abordamos temas relacionados as disciplinas estudadas, e buscamos entender as importâncias na prática desses estudos. Com este trabalho mostramos o potencial do profissional de Gestão de Recursos Humanos e a sua importância, já que este é capaz de articular estratégias direcionadas a públicos específicos, sendo capacitado também para gerenciar a empresa e construir uma reputação favorável para a mesma diante dos seus públicos e da sociedade em geral, construindo relacionamentos duradouros através de uma comunicação de mão dupla.

PALAVRAS CHAVES: COLCHÕES, COMÉRCIO, COMUNICAÇÃO

 

SUMÁRIO

 

   INTRODUÇÃO .....................................................................................................5

1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO ............................................................6

2 RECURSOS, MATERIAIS E PATRIMONIAIS .....................................................8

3 TÉCNICAS DE INFORMÁTICA............................................................................8

4 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL....................................................................... 9

   4.1 Comunicação interna.......................................................................................9

   4.2 Comunicação externa......................................................................................10

5 ECONOMIA E MERCADO....................................................................................10

6 MATEMÁTICA APLICADA...................................................................................11

   CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................12

   REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA.......................................................................13

 


INTRODUÇÃO

O estudo de causa a seguir, foi desenvolvido na empresa Sono Bom Colchões, pelo aluno Leandro Chaves de Abreu, que desenvolveu um trabalho de campo, pesquisa e após analisar, pode agrupar os conhecimentos adquirido através do trabalho com os aprendizados em sala de aula, descobrindo sobre a importância de estar preparado para o mercado competidor através de seus estudos.

O trabalho demandou a elaboração de pesquisas e entrevistas no qual o grupo levantou informações a respeito da organização, realizando a coleta de dados para o desenvolvimento de estratégias que visam o autoconhecimento do negócio, empresa pesquisada.

A empresa em questão foi escolhida por carecer de desenvolvimento e aplicação de projetos de comunicação dirigida que tragam competitividade e diferencial de mercado, e por se mostrar um terreno fértil e aberto para aplicação de ferramentas de comunicação transformadoras, tendo como seu principal produto algo de extrema importância para a vida de qualquer pessoa: o colchão, já que muitos não economizam quando se trata de dormir bem. Além de mostrar-se livre de vícios pré-existentes, já que não tem ainda um processo comunicacional estruturado.

  1. FUNDAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO

        A empresa pesquisada tem como atividade econômica principal a venda de colchões e acessórios no varejo, a razão social da empresa é CS Comércio de Colchões Ltda., através do CNPJ: 13037548/0001-46, mas é conhecida mesmo pelo nome fantasia Sono Bom Colchões. A mesma está localizada no endereço: Quadra 501sul Avenida Teotônio Segurado, lote 29 Plano Diretor Sul, Palmas Tocantins.

        O início da empresa se originou com os membros da família Calixto, proprietários da Sono Bom Colchões, eles já trabalhavam na indústria de comércio de colchões Ortobom quando surgiu a oportunidade de assumir uma loja de colchões com um ponto de vendas já estabelecido no centro da cidade. E com a experiência em atendimento e venda de colchões, deram início, no ano de 2014, à empresa, assumindo também todo o estoque do antigo proprietário.

Além do colchão, a loja também vende acessórios para a cama e o colchão, como protetores, travesseiros, cabeceiras, jogo de cama, entre outros.

O principal objetivo da loja é proporcionar mais conforto e bem-estar ao sono dos clientes, não poupando para tanto, conselhos e advertências na hora de indicar o colchão ideal para cada perfil.

A Sono Bom Colchões é uma empresa privada, classificada, segundo critério de avaliação do SEBRAE, como microempresa (informação que consta em seu alvará de funcionamento), e possui um perfil administrativo familiar, pois é totalmente gerida pelos membros da família.

A empresa é administrada por dois homens, tem duas vendedoras, um motorista e um ajudante. Todos os funcionários e administradores trabalham em período integral, nos turnos da manhã, a partir das 8h, e da tarde até às 18h. A média de permanência dos colaboradores na empresa é de dez meses e a faixa salarial do ajudante e das vendedoras é de R$998,00 (salário comercial), enquanto a remuneração do motorista é de R$1.200,00. A remuneração dos administradores da empresa varia de acordo com o faturamento mensal. A organização não dispõe de um organograma estruturado, mas diante do observado em convivência com o corpo estrutural da organização, o organograma seria o seguinte:

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

 [pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

A linha de produtos inclui: Colchões, base/ box, travesseiros, jogos de cama, almofada, rolo para cama, encosto triangular, cabeceiras, saia para box, protetor de colchão, sendo que destes, o produto mais lucrativo corresponde aos colchões.

Devido à ausência de gestão administrativa mais estruturada segundo os padrões empresariais, a empresa não possui um organograma formalmente definido. Os proprietários e gestores que administram a empresa geralmente estão presentes na loja e, assumem também, quando necessário, as funções de vendas.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com